logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

software para gestão de processos judiciais

15 razões para contratar um software para gestão de processos judiciais

Por Thais Fartes

Por Thais Fartes

Escolher as ferramentas certas para apoiar o dia a dia é essencial para qualquer profissional. No caso de advogados e escritórios de advocacia, isso se torna ainda mais relevante, devido aos desafios da prática jurídica. Entre as principais soluções está o software para gestão de processos judiciais.

Com ele, é possível controlar e acompanhar as movimentações dos processos de clientes. A partir disso, fica mais fácil tomar decisões embasadas e que são capazes de levá-lo ao sucesso profissional.

Ao longo deste artigo, você poderá conferir:

15 motivos para contratar um software para gestão de processos judiciais;

As mudanças que essa ferramenta efetivamente traz para o dia a dia;

Os impactos no desempenho do escritório e na sua carreira.

Continue acompanhando!

Controle de prazos mais preciso

Um dos motivos para utilizar um software desse tipo é que ele permite controlar os prazos dos processos com maior precisão. Isso significa que você consegue acompanhar com mais facilidade as datas de audiências, os prazos de manifestação e outras informações semelhantes.

Essa vantagem é essencial para evitar atrasos ou mesmo a perda de prazos. Com isso, é possível diminuir o risco de sofrer revelias processuais ou de encarar outros problemas relacionados a essa situação.

Melhor organização do escritório

Outro motivo para recorrer a um software para gestão de processos judiciais é que a ferramenta ajuda a organizar melhor as atividades do escritório. Com essa ferramenta há como centralizar as informações, evitando que dados relevantes se percam, por exemplo.

Um bom software também permite criar pastas específicas para cada processo, armazenar os documentos de forma catalogada e pesquisar facilmente as informações. Ainda, a comunicação interna fica mais fácil, então é possível ter as atividades muito mais sincronizadas e organizadas.

Estratégias jurídicas mais eficazes

A adoção da tecnologia na gestão processual também contribui para elevar a eficiência das estratégias jurídicas. Isso se deve, primeiramente, à centralização de dados e documentos, pois isso favorece a avaliação das informações necessárias para lidar com cada caso.

Um software completo também oferece integração com bases de dados de jurisprudências. Com essa ferramenta, fica mais fácil comparar casos já julgados, buscando a melhor estratégia para atingir o êxito.

Agilidade na comunicação

A adoção da tecnologia de forma estruturada, como por meio de um software completo, favorece a comunicação no escritório. Com todos os profissionais usando o mesmo sistema é possível acompanhar demandas com facilidade, assim como delegar tarefas ou trocar informações.

Esse é um aspecto importante porque ruídos na comunicação são frequentemente a causa para retrabalhos, erros e perda de produtividade. Logo, utilizar a tecnologia como um apoio para melhorar a comunicação garante uma execução de atividades otimizada.

Visão holística do escritório

Ao escolher um software para gestão de processos judiciais é interessante buscar uma ferramenta que ofereça diversos módulos e uma possível integração entre eles. Desse modo, há como ter uma visão holística do escritório.

Em vez de focar em questões isoladas é possível analisar todo o contexto, considerando o impacto de cada cliente na rentabilidade ou do gerenciamento de processos no resultado. Essa também é uma forma de obter mais dados, o que apoia a tomada de decisões.

 

DOWNLOAD GRATUITO | Desvende os segredos da gestão no Direito 4.0

Eficiência operacional

No geral, utilizar um software jurídico permite automatizar diversas tarefas, em especial as atividades repetitivas. Isso está diretamente ligado a um aumento na eficiência operacional de todo o escritório. Afinal, é possível realizar as atividades com menos recursos, sem comprometer a qualidade.

Esse ganho de eficiência vem acompanhado de outros benefícios secundários, como a agilidade nas atividades e o foco em questões estratégicas. Assim, você pode focar em fazer justiça.

Mudança no mindset de gestão

Vale a pena entender que um software de gestão de processos judiciais é capaz de transformar o mindset de gestão. Isso ocorre porque a ferramenta ajuda a enxergar o escritório como uma empresa.

Como consequência, é possível se preocupar com mais efetividade com questões como rentabilidade do escritório, custo de aquisição dos clientes, oportunidades de otimização e aspectos semelhantes. Assim, há como implementar as melhorias necessárias para levar o escritório ao próximo nível.

Maior segurança da informação

Contratar um bom software para gestão de processos judiciais também contribui com o aumento da segurança da informação. Uma ferramenta de qualidade oferecerá camadas de proteção diversas, como controle de acesso e definição de permissões.

Ademais, ter informações e documentos em um ambiente digital protegido costuma ser mais seguro que manter os dados de modo físico. Com mais controle e rastreabilidade, evitam-se vazamentos ou acessos não autorizados às informações.

Otimização na gestão de clientes

O contato com o cliente é mais um aspecto positivo de ter um software desse tipo. Com a tecnologia é possível ganhar produtividade e eficiência, gerando menos erros e uma experiência melhor. Como consequência, a gestão de clientes é favorecida.

Em geral, isso significa garantir mais satisfação para os clientes, já que eles recebem um serviço jurídico de alta qualidade. Também é essencial considerar que isso é determinante para gerar mais fidelização.

Melhoria na imagem perante o mercado

O uso estratégico de tecnologia permite que o seu escritório se posicione de forma positiva no mercado. Em especial, há uma melhoria na imagem do escritório perante o público, parceiros e concorrentes.

Isso é possível porque um gerenciamento de processos judiciais mais eficiente envolve menos erros, perdas de prazos e problemas causados pelo acúmulo de tarefas. Com isso, fica mais simples transmitir mais confiabilidade e construir uma reputação melhor.

Maior competitividade

Como os clientes ficam mais satisfeitos e o escritório consegue se destacar pela qualidade e eficiência, é natural que ocorra um aumento na competitividade perante os competidores. Essa é uma questão especialmente relevante, já que o Brasil tem um alto número de advogados — 1 profissional para cada 164 habitantes, acima de Índia e Estados Unidos.

Tornar-se mais competitivo é fundamental para aumentar as chances de consolidação e sucesso no mercado. Afinal, torna-se mais fácil atrair o público e obter um bom desempenho ao longo do tempo.

 

Elevação da lucratividade

Como você viu, o uso da tecnologia é crucial para garantir mais eficiência e produtividade. Essa combinação costuma resultar em um aumento da lucratividade, já que é possível gastar menos para obter mais desempenho.

Porém, a elevação da lucratividade não se limita a essas questões. A melhoria na qualidade do atendimento e na satisfação do público, por exemplo, permite fazer uma gestão de honorários mais vantajosa. Além disso, torna-se possível fazer uma gestão financeira mais efetiva, o que é essencial para conseguir resultados melhores em termos de lucro.

Crescimento do escritório

No geral, incorporar a tecnologia à sua prática jurídica é um elemento crucial para fazer o escritório crescer e se fortalecer. Com uma lucratividade maior há mais recursos disponíveis para investir em melhorias e crescimento, por exemplo.

O aumento da competitividade e da satisfação dos clientes também são aspectos que contribuem para o desenvolvimento, já que isso pode gerar mais contratos. Ainda, a automação de tarefas promovida pela tecnologia torna as atividades mais simples e permite que o crescimento do escritório seja mais sustentável.

 

LEIA TAMBÉM | Um guia de como usar a automação na advocacia

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Além das vantagens para todo o escritório, contratar um software para gestão de processos judiciais tem aspectos positivos individuais. Um dos pontos principais é o fomento ao melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Com tarefas repetitivas automatizadas e foco maior em fazer justiça de modo estratégico, você consegue evitar a sobrecarga de atividades. Ao economizar tempo, fica mais fácil dar conta de todas as demandas do dia a dia, diminuindo e até eliminando a necessidade de fazer horas extras. Na prática, essa é uma forma de ter um cotidiano muito mais equilibrado.

Adaptação à tecnologia

A tecnologia já não é mais o futuro, pois ela é o presente e a evolução da sociedade e dos negócios. Isso também vale para o Direito, já que cada vez mais há soluções tecnológicas incorporadas ao cotidiano dos advogados. Com um software completo, portanto, há como incorporar estrategicamente a tecnologia no escritório.

Essa é a sua chance de liderar a revolução digital no Direito, saindo à frente dos concorrentes que não compreendem o papel e o potencial da tecnologia. Considerando que a transformação digital é inevitável, estar na vanguarda desse movimento significa se adaptar mais facilmente e ter maiores chances de sucesso.

Depois de conhecer esses 15 motivos, é impossível não se convencer da relevância do software para gestão de processos judiciais. Por isso, não deixe de considerar essa alternativa para transformar sua prática jurídica e chegar mais longe.

Conheça o software com todas as ferramentas para revolucionar sua forma de fazer Direito. Teste o EasyJur gratuitamente por 14 dias!

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
4.000 Processos Monitorados
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
30 Usuários Inclusos
checkmark m
200.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO GROWTH +
checkmark m
Suporte VIP
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Peticionamento Automático (em breve)
checkmark m
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
2000 Processos Monitorados
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
15 Usuários Inclusos
checkmark m
100.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO STANDARD +
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Cobranças Personalizadas
checkmark m
Automação de Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
500 Acessos para clientes
checkmark m
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Processos Monitorados
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
50.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
200 Acessos para clientes
checkmark m
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Processos Monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
20.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO START +
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
LCRM e Gerador de Propostas
checkmark m
100 Acessos para clientes
checkmark m
*Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
100 processos monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
5.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Processos Ilimitados
checkmark m
Dashboard
checkmark m
Juris.ai
checkmark m
Agenda
checkmark m
Pessoas
checkmark m
Processos e Casos
checkmark m
Movimentações
15 razões para contratar um software para gestão de processos judiciais
software para gestão de processos judiciais

13/02/2024

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos