Proferido despacho de mero expediente: Tudo que você precisa saber

1 (1)

20/01/2023

Sumário

Se você acompanha de alguma maneira o mercado ou o mundo jurídico, de certo já deve ter notado que inúmeros assuntos, temas, normas, direitos, leis, termos e expressões que se relacionam diretamente com tal área passaram a ganhar uma maior atenção e popularidade nos últimos anos, uma consequência do grande aumento de demanda e interesse por parte da população por este mercado. Uma das expressões que mais se destacaram nos últimos anos foi a proferido despacho de mero expediente, a qual tende a ocasionar o desenvolvimento de inúmeras dúvidas e questionamentos.

Pensando nisso, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao proferido despacho de mero expediente no artigo a seguir, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.

Mas afinal, o que é Proferido despacho de mero expediente?

Pode-se dizer que o termo, ou melhor dizendo, a expressão conhecida como “proferido despacho de mero expediente” se refere diretamente ao momento em que um despacho foi feito, entretanto, o mesmo acabou dando início e andamento a um processo judicial. Felizmente, podemos dizer que tal caminho se trata de uma decisão bem simples e dá prosseguimento e movimento ao processo.

Vale dizer que, após o processo ter sido iniciado, existem algumas maneiras e possibilidades para conseguir consultar o andamento do mesmo, e em determinada situação, é possível que o status esteja como “proferido despacho de mero expediente”, e é exatamente neste momento onde milhares de dúvidas passam a aparecer por parte de toda a população.

O que muitos não sabem, é que o despacho em si se trata de um ato praticado no processo, o qual é utilizado quando existe algum tipo de ordem ou decisão a ser cumprida. Sendo assim, o juiz pode seguir por três caminhos distintos, sendo eles:

  • Realizar uma solicitação;
  • Deferir o pedido (ou seja, aceitar); 
  • Indeferir o pedido (ou seja, negar).

Quando o juiz decide indeferir o pedido, significa que o mesmo está negando algum dos pedidos feitos por uma das partes, ou até mesmo outras decisões, e com isso, o despacho pode ser utilizado como uma ordem para que o processo apresente andamento, ou até mesmo como uma manifestação.

E quando o proferido despacho de mero expediente é usado?

Pode-se dizer que uma das maiores dúvidas referentes ao proferido despacho de mero expediente, é em relação ao momento em que o mesmo deve ser usado. Bom, na grande maioria das vezes, o proferido despacho de mero expediente se trata diretamente de uma chamada interlocutória, ou seja, de uma decisão dada durante o decorrer do processo, entretanto, a mesma não se refere à decisão final do processo em si (a sentença).

 

5 (4)
5 (4)

Exemplo de proferido despacho de mero expediente

Para que você entenda o termo ainda melhor na prática, separamos um exemplo bem prático. Imagine que durante o processo jurídico, uma das partes juntou todos os documentos necessários para dar prosseguimento ao processo, entretanto, o juiz observou que ficou faltando um dos documentos fundamentais para aquele processo em si. Nesta situação, o juiz pode dar entrada em um proferido despacho de mero expediente, para assim, informar a parte que está faltando um determinado documento, ou até mesmo para solicitar que a outra parte junte os seus documentos também, entregando um prazo para que estas práticas sejam concluídas.

Por quem pode ser feito o despacho de mero expediente?

Não podemos negar que, outra dúvida extremamente frequente e que pode ser observada em inúmeras situações e ocasiões, é a dúvida referente a quem pode realizar um despacho de mero expediente, já que na maioria dos casos, vemos somente juízes realizando tal ato.

Contudo, podemos dizer que além dos juízes, o despacho de mero expediente também pode ser feito por um servidor da Justiça, entretanto, somente em casos em que se refere a um ato simples e de andamento processual, também denominados como atos ordinários, por serem mais comuns e que não possuem alguma característica de decisão.

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações e de tudo que é necessário para conseguir entender o que é, seus objetivos e as características marcantes do proferido despacho de mero expediente.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
03/02/2023