logo easyjur azul

Blog

inteligência artificial para advogados

Inteligência artificial para advogados: use e aumente suas vendas!

Picture of Por Thais Fartes

Por Thais Fartes

Menu do Conteúdo

Globalmente, o mercado de inteligência artificial estava avaliado em cerca de US$ 95 bilhões, em 2021. Até 2030, entretanto, há uma expectativa que esse número aumente 20 vezes, chegando a quase R$ 2 trilhões de dólares. Uma das formas de aproveitar esse setor em pleno avanço é por meio da inteligência artificial para advogados.

Embora o Direito seja uma ciência humana, a tecnologia é cada vez mais imprescindível. Afinal, com as ferramentas certas é possível focar no que é mais importante, sem deixar de lado outras tarefas que também precisam de atenção. Entre os usos possíveis para essa tecnologia está o processo comercial, o que pode culminar em mais clientes obtidos.

Quer saber como unir inteligência artificial para advogados e geração de clientes? Continue a leitura para descobrir!

O que é a inteligência artificial generativa?

A inteligência artificial (IA) generativa é um tipo de IA que foca na criação de elementos, a partir de uma base de dados pré-existente. Nesse caso, a tecnologia não apenas analisa informações ou realiza tarefas específicas que dependem de programação. Em vez disso, ela é capaz de criar conteúdos e ideias, com base no que já existe, mas de forma nova.

Um exemplo é a inteligência artificial generativa de textos. A partir de um comando, conhecido como prompt, a IA utilizará os dados disponíveis em sua base para criar um texto que atenda às características apresentadas na solicitação.

Isso também se aplica a outros resultados, como fotos, vídeos e ideias, por exemplo. Logo, é como se a IA funcionasse como o cérebro humano, capaz de gerar novas informações a partir do seu repertório.

Como a inteligência artificial generativa pode ser usada na advocacia?

Devido ao seu funcionamento, a IA generativa passou a ser aplicada, com sucesso, em diversos setores e atividades. Entre elas, está o uso de inteligência artificial para advogados, de modo a apoiar o exercício das atividades relacionadas ao Direito.

A ideia não é fazer com que a tecnologia o substitua na função de advogado. Em vez disso, ela deve servir como uma ferramenta para facilitar o cotidiano e ajudar o alcance dos objetivos profissionais estratégicos.

É por isso que a inteligência artificial pode ser usada, por exemplo, para criar modelos de documentos a serem preenchidos com mais facilidade, com base na padronização. Também é possível usar a IA para facilitar a análise de informações. Na hora de analisar intimações e publicações, por exemplo, contar com a inteligência artificial para compilar e apresentar as informações torna o processo mais fácil.

De modo geral, quando bem utilizada a inteligência artificial pode trazer diversos benefícios para os advogados. Entre eles, estão:

Qual é o papel da IA na geração de clientes para advogados?

Além de ajudar a execução de tarefas operacionais e até burocráticas, a inteligência artificial para advogados pode ser útil na captação e conversão de clientes. Com essa tecnologia, é possível analisar com mais precisão o perfil de cada cliente em potencial, ajudando na definição da melhor forma de agir para obter a conversão.

No geral, a IA também pode ser aplicada para direcionar as negociações. Com base nas ações tomadas até o momento, por exemplo, é possível definir quais devem ser os próximos passos, em busca dos resultados desejados.

Na sequência, descubra qual é a função geral da inteligência artificial para advogados na geração de clientes e oportunidades de negócio!

Redução do tempo de venda de serviços jurídicos

Um dos pontos cruciais dos resultados de um escritório de advocacia ou até da atuação autônoma tem a ver com o tempo necessário para fechar uma venda. Embora em alguns casos o cliente esteja disposto a realizar a contratação de forma rápida ou imediata, em muitas outras situações há uma jornada de decisão mais extensa.

Com a aplicação da IA ao processo comercial é possível reduzir esse tempo. Um ciclo de vendas menor também significa menos recursos empenhados em converter esse cliente, o que faz com que, no geral, o retorno gerado por contrato seja mais elevado.

Personalização do atendimento

Apesar de a inteligência artificial para advogados favorecer a automação de processos, isso não significa, necessariamente, uma perda do contato pessoal. Na verdade, a utilização dessa tecnologia pode ajudar a tornar o atendimento mais personalizado e eficiente.

Na prática, isso acontece porque é mais fácil coletar e registrar informações com a ajuda da tecnologia. Além disso, você tem mais tempo livre para se dedicar a conhecer melhor o cliente em potencial, suas dúvidas e dificuldades. A partir disso, é possível oferecer uma atenção diferenciada aos clientes.

Isso ajuda a aumentar o grau de satisfação das pessoas, gerando uma impressão mais positiva sobre a sua atuação. Além de contribuir para a fidelização, essa é uma questão que favorece a indicação para outros clientes, favorecendo a captação de oportunidades.

Superação de objeções

Durante a negociação de um contrato de serviços jurídicos, é comum ter que lidar com determinadas objeções por parte das pessoas. Ao mesmo tempo, surgem desafios para lidar com essas questões, o que pode travar o processo decisório e o alcance dos resultados desejados.

Com a inteligência artificial para advogados, por outro lado, é possível encontrar caminhos para vencer essas objeções. Ao incluir as informações pertinentes sobre a negociação, a IA pode oferecer sugestões de abordagem. Dessa forma, há como identificar mais claramente as barreiras para a tomada de decisão do cliente para vencê-las.

Aumento da eficiência da abordagem

De modo geral, o processo comercial envolve a sua capacidade de persuasão junto aos clientes, não é mesmo? Nesse sentido, é preciso demonstrar a capacidade de resolver os problemas ou dificuldades de quem busca serviços jurídicos, além de tirar dúvidas e de se diferenciar dos competidores.

Ao mesmo tempo, é comum ter dificuldades em conduzir esse processo de modo eficiente, especialmente ao considerar sua expertise na área do Direito e não de vendas. Porém, o uso de inteligência artificial para advogados pode ajudar exatamente nisso.

Como a ferramenta permite fazer análises e obter sugestões relevantes, é muito mais fácil conduzir o processo da melhor maneira possível. Isso aumenta a eficiência, permitindo que você se comunique de maneira estratégica e capaz de convencer o interlocutor.

Aumento da taxa de conversão

No geral, a confluência de todos os fatores anteriores faz com que a sua taxa de conversão em vendas se torne maior. Logo, com a adoção da IA é possível fechar mais contratos, expandindo a carteira de clientes do escritório.

Mais que isso, é preciso considerar que há um aproveitamento melhor das oportunidades geradas. Na prática, um advogado que gera 50 leads e converte 30 deles é mais eficiente do que um advogado que gera 100 leads e converte 40 deles, por exemplo. No primeiro caso, a taxa de conversão foi de 60% e, no segundo, de 40%.

Ter essa visão permite entender que a inteligência artificial é capaz de mexer positivamente os ponteiros dos resultados do seu escritório. Isso ajuda a elevar o faturamento, potencializa a rentabilidade e auxilia na conquista do sucesso profissional.

Como aproveitar a IA generativa ao escolher o LegalCRM?

Como você viu, usar a inteligência artificial generativa é bastante interessante para advogados. Para fazer isso no seu processo comercial, vale a pena ter o apoio do LegalCRM, da EasyJur.

Esse é um Customer Relationship Manager (CRM) ou Gerenciador de Relacionamentos com os Clientes que funciona integrando as informações dos clientes e dos contatos realizados. Com ele, é possível acompanhar uma oportunidade desde a geração do lead até a fase de negociação e fechamento de contrato.

Em relação ao uso de IA, o LegalCRM se destaca por oferecer recursos que aproveitam todo o potencial dessa nova solução. A seguir, entenda os benefícios dessa ferramenta e veja como aproveitar melhor a inteligência artificial generativa na sua rotina!

Aprovação oficial inédita da OpenAI

Um dos principais destaques do LegalCRM, em termos de IA, é a chancela recebida pela ferramenta pela OpenAI. Essa empresa é a responsável pelo lançamento do ChatGPT, ferramenta que mudou por completo a relação das pessoas e dos negócios com a inteligência artificial.

Com isso, é possível dizer que a OpenAI é uma das maiores referências na área, quando o assunto é inteligência artificial. A EasyJur, por sua vez, foi a primeira jurídica da América Latina a ser endossada pela OpenAI. Logo, isso faz do LegalCRM o primeiro CRM jurídico a ter a aprovação da maior autoridade mundial sobre inteligência artificial generativa.

Funcionamento integrado

Outro diferencial do LCRM é que você aproveita um funcionamento totalmente integrado aos demais módulos do sistema EasyJur. Logo, as informações não apenas estarão centralizadas, como poderão se comunicar com outras áreas do negócio.

Ao gerar um lead, você pode usar o LCRM para disparar um workflow automático de acompanhamento dessa oportunidade. Isso libera tempo na sua rotina e torna o processo padronizado, eficiente e à prova de erros humanos.

Também é possível cadastrar novas oportunidades diretamente pelo módulo, gerar contratos, agendar reuniões e muito mais. Inclusive, é possível contar com a inteligência artificial em outros módulos, como o exclusivo Juris.ai, seu assistente jurídico automático.

Recebimento de orientações personalizadas

O LegalCRM também conta com um recurso inovador, conhecido como Insights. Por meio dele, você recebe dicas exclusivas e estratégicas para dar continuidade à negociação e, ao mesmo tempo, maximizar suas chances de sucesso.

Considerando os dados sobre o lead e sobre contatos anteriores, por exemplo, você pode ter ajuda da IA generativa para saber qual deve ser o próximo passo. Isso inclui saber o que abordar na reunião, quais argumentos usar ou como apresentar uma proposta.

Isso é fundamental para ser capaz de oferecer um atendimento personalizado, sem que isso consuma tempo demais do seu dia a dia. Assim, é possível dar atenção aos potenciais clientes, oferecer uma boa experiência e ainda focar em atender às demandas jurídicas.

Agora você sabe que a inteligência artificial para advogados pode trazer diversos benefícios para a sua rotina e para o seu negócio. Quando aplicada ao processo comercial, a IA pode torná-lo mais eficiente e ajudá-lo a alcançar os resultados esperados.

Que tal contar com a ferramenta do primeiro negócio jurídico da América Latina aprovado pela OpenAI? Garanta o seu teste grátis de 14 dias do LegalCRM!

Nosso Compromisso com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.500 em cashback

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.000 em cashback

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$700 em cashback

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$500 em cashback

R$

389

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe até R$300 em cashback

R$

129

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos