logo easyjur azul

Blog

site para advogados

Como fazer a gestão de leads de um site para advogados?

Picture of Por Thais Fartes

Por Thais Fartes

Menu do Conteúdo

Você deseja atrair e converter novas oportunidades para o seu escritório? Então ter um endereço online precisa fazer parte do seu planejamento. Na prática, o site para advogados ajuda a gerar mais oportunidades e permite conquistar novos clientes.

No entanto, não basta ter mais chances de fechar novos contratos e não ser capaz de acompanhar corretamente esses leads. Por causa disso, é fundamental compreender como realizar o acompanhamento de cada contato do escritório.

Nos parágrafos a seguir, você descobrirá qual é o papel do site para advogados que querem mais clientes e como acompanhar os resultados!

Qual o papel do site para advogado na prospecção de clientes?

Ter um site é um dos elementos mais importantes em uma estratégia de marketing digital para qualquer negócio — o que inclui os escritórios de advocacia. Na prática, o site funciona como uma espécie de cartão de visitas do ambiente digital, permitindo que os visitantes saibam quais serviços são oferecidos, por exemplo.

Esse endereço eletrônico também é importante para estabelecer um posicionamento e até fortalecer a marca. Como boa parte das pessoas pesquisa produtos e serviços online, ter um site permite ser encontrado por elas.

Além disso, é possível gerar mais clientes com um site. A partir dele, você pode gerar leads, que são possíveis interessados nos serviços oferecidos pelo escritório e que podem ser identificados. Logo, eles já não são apenas visitantes e podem ser acompanhados de modo específico

Contextualizar que ter um site ajuda na geração de leads para o advogado, permitindo que ele atraia e até converta as oportunidades. Explorar aspectos como o fato de o site servir como um cartão de visitas no ambiente digital, permitindo que o profissional ou escritório se posicione para o público e chame sua atenção.

Como funciona a geração de leads a partir do site do escritório?

Agora que você já sabe que é possível atrair clientes por meio desse endereço, é essencial entender como o site para advogados ajuda na atração dessas pessoas. No geral, o site funciona como uma espécie de porta de entrada para a contratação dos serviços jurídicos.

Isso ocorre porque é possível utilizar o conceito de funil de vendas ou mesmo da jornada de decisão. Ou seja, é provável que uma pessoa não entre no site e contrate imediatamente os serviços de um escritório de advocacia.

Em vez disso, é comum que esse visitante avalie melhor as informações contidas no site, considerando os serviços em relação às suas necessidades. Dependendo do momento em que estiver, ele poderá solicitar um contato, tornando-se um lead.

A partir desse ponto, é possível entrar em contato com a pessoa para entender suas demandas, fazer uma proposta e buscar fechar contrato. Logo, o site para advogados funciona como o primeiro passo de uma jornada de decisão, sendo relevante para a captação e geração dos leads.

Como otimizar a gestão das oportunidades por meio do site? 

Embora muitas oportunidades sejam geradas a partir do site para advogados, não basta ter os leads se eles não forem levados até a etapa de conversão. Ou seja, não é suficiente que as pessoas se interessem pela sua atuação profissional se isso não se converter em novos contratos fechados, certo?

É por isso que é fundamental saber administrar, acompanhar e gerenciar esses leads. A ideia é, principalmente, ter visibilidade sobre todo o processo comercial. Somente assim é possível fazer uma boa gestão das oportunidades, aumentando as chances de alcançar bons resultados.

Para fazer esse gerenciamento de clientes com efetividade é possível recorrer ao CRM. Sigla para Customer Relationship Manager ou Gerenciador de Relacionamento com os Clientes, essa é uma ferramenta que permite registrar e avaliar informações sobre cada lead ou cliente.

Uma forma de aproveitar todo o potencial desse recurso é utilizar o CRM integrado ao site. A seguir, confira quais são as principais vantagens dessa decisão!

Automação de processos

Quando o CRM é integrado ao site para advogados, as informações dos leads gerados a partir de formulários e outras páginas são encaminhadas diretamente para o sistema. Desse modo, não é preciso dedicar tempo na rotina para fazer essa inserção de dados.

Essa automação também é positiva por funcionar em tempo real. Assim que o visitante se tornar um lead, os dados ficarão disponíveis no sistema. Com isso, é possível fazer um acompanhamento muito mais rápido e efetivo, sabendo exatamente quando as pessoas desejam um contato, por exemplo.

Aumento da produtividade

O fato de o CRM integrado ao site trazer automação também gera um aumento no nível de produtividade. Afinal, não é preciso alocar tempo da rotina para mover os dados do site para o CRM, por exemplo. No contexto de um cotidiano movimentado e repleto de outras obrigações, esse é um aspecto bem interessante.

Outro ponto a considerar é que diminuir a atuação manual sobre as informações também gera menos erros. Há menos riscos de informações serem perdidas ou inseridas incorretamente, o que evita a necessidade de realizar retrabalhos.

Visibilidade sobre a geração de oportunidades

Com o uso do CRM integrado ao site, é fácil ter uma visibilidade profunda e ampla sobre a geração de leads e conversão de clientes. Mesmo sem ser especialista em processo comercial, é possível saber exatamente quando uma pessoa demonstrou interesse ou quantas oportunidades em potencial existem.

Isso é fundamental, inclusive, para ter mais previsibilidade no escritório. Com base no número de leads gerados e da média de contratos fechados, é possível ter uma ideia sobre o número de clientes no período e dos possíveis resultados para o escritório.

Acompanhamento dos leads no funil

Mais que saber que os leads foram gerados, a integração do CRM é fundamental para acompanhar essas oportunidades ao longo da jornada de decisão. Sabendo exatamente quando uma pessoa demonstrou interesse, por exemplo, é possível agir com mais efetividade para fazê-la evoluir no fluxo.

Ainda, os dados do CRM permitem saber quem está mais perto de tomar uma decisão, o que ajuda a definir como agir em cada situação.

Aumento das chances de conversão

Como é mais fácil fazer o acompanhamento das oportunidades com a integração entre as ferramentas, as chances de conversão também se elevam. Isso ocorre exatamente porque é possível agir de modo mais estratégico e direcionado para fazer cada pessoa evoluir até a tomada de decisão.

Se um possível cliente já recebeu uma proposta, por exemplo, é possível se dedicar a fazer um follow-up para negociar termos e obter a assinatura do contrato. De modo geral, quanto mais informações você tiver, mais fácil será abordar as pessoas e ajudá-las a decidir.

Melhoria no atendimento

Não menos importante é o impacto que essa integração tem na qualidade do atendimento. Como as informações dos leads ficam registradas, é possível personalizar cada vez mais o contato com clientes em potencial — e mesmo com aqueles que decidem assinar o contrato.

Isso é fundamental para oferecer uma experiência mais satisfatória, garantindo uma percepção positiva por parte do público. Desse modo, é possível garantir uma atuação diferenciada em relação aos concorrentes, além de conseguir mais indicações para novos clientes.

Por que escolher o LegalCRM para o seu site?

Como você viu, um site para advogados precisa estar integrado a um CRM para potencializar os resultados de ambas as ferramentas, certo? Nesse sentido, o LegalCRM da EasyJur é a melhor escolha para o seu escritório.

Na prática, o LCRM funciona totalmente integrado ao site para advogados. Ou seja, cada oportunidade gerada no endereço eletrônico cai diretamente no CRM, permitindo o acompanhamento com efetividade.

Por conta desse funcionamento e de suas outras características, o LCRM oferece vantagens importantes para os advogados. Veja quais são!

Visualização no modo Kanban

Como você aprendeu, o processo decisório de um cliente quanto à contratação de um advogado é composto por diversas etapas. Com o LCRM, é possível acompanhar essa trajetória com mais efetividade graças ao quadro no estilo Kanban.

Cada oportunidade é classificada de acordo com o estágio em que se encontra, em relação ao preparo para tomada de decisão. Você consegue visualizar cada lead como um card, com a divisão em colunas. Conforme um lead avança no processo, é possível movê-lo para a próxima coluna.

Essa funcionalidade oferece visibilidade de um modo prático, já que de uma só vez você consegue saber onde no fluxo está cada oportunidade. Assim, é possível fazer uma gestão mais eficiente.

Integração total com outros módulos

Além de funcionar alinhado ao site para advogados, o LegalCRM oferece integração completa com os outros módulos do sistema EasyJur. Por causa disso, é possível agendar reuniões automaticamente sem precisar sair do CRM, por exemplo.

Também há como criar contratos de modo imediato assim que uma oportunidade passar da etapa de negociação para a fase de fechamento. Essa integração é crucial para economizar muito tempo nas atividades do escritório, garantindo mais produtividade.

Além disso, a integração se relaciona diretamente com a centralização de informações. Em vez de ter os dados dos clientes espalhados ou, no mínimo, isolados de outras informações do escritório, é possível manter tudo organizado em um só sistema. 

Possibilidade de incluir informações complementares

Além dos dados iniciais de identificação de um lead, é possível adicionar outras informações relevantes — tanto para o processo comercial quanto para a prestação de serviços jurídicos. Assim, fica fácil criar uma ficha completa para cada lead ou cliente, alimentando estratégias de relacionamento e conversão.

Imagine que o formulário do site que captura os leads solicita apenas nome, e-mail e telefone. Após uma reunião inicial, é possível adicionar outros dados de identificação ou contato, como o endereço.

Também há como incluir observações e comentários conforme o processo avança. Desse modo, fica mais simples personalizar o atendimento e oferecer uma boa experiência, conforme você viu.

Eficiência no fluxo comercial

De modo geral, as funcionalidades oferecidas pelo LCRM são essenciais para garantir um fluxo comercial eficiente e funcional. Desse modo, é possível gerenciar com mais facilidade e menos fricção as oportunidades geradas.

Além disso, um processo comercial estruturado e com o devido acompanhamento tem mais chances de ser bem-sucedido. Por conta disso, as chances de sucesso são maiores, levando a novas vendas.

Com base nessas informações, agora você sabe que o site para advogados é uma excelente fonte de geração de oportunidades. Com a ajuda das ferramentas certas, como um CRM integrado, é possível explorar ainda melhor esse recurso.

Não perca a chance de tornar seu processo comercial melhor e mais eficiente. Garanta o seu teste de 14 dias do LegalCRM!

Nosso Compromisso com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.500 em cashback

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.000 em cashback

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$700 em cashback

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$500 em cashback

R$

389

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe até R$300 em cashback

R$

129

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos