Easyjur Software Jurídico

Blog

capa blog (1)

Como criar Projeto consultivo de alto valor com IA em 7 passos

Picture of Por Antônio Dias

Por Antônio Dias

Menu do Conteúdo

Dentro da rotina dos advogados, a advocacia consultiva pode se apresentar como uma excelente fonte de receita para todos os perfis de escritório, desde os individuais até as grandes bancas.

Muito pelo fato de projetos consultivos geralmente terem valor agregado mais alto e, aliado a isso, também uma possibilidade de receita recorrente todos os meses de um determinado cliente no escritório, trazendo previsibilidade no quanto de dinheiro entra no escritório todos os meses.

Porém, também existem os desafios que são inerentes à área consultiva, como necessidade de atualização constante das leis, complexidade dos casos, tempo disponível na agenda do advogado, etc.

Com isso, surge a possibilidade de integrar o uso de inteligência artificial na rotina de consultoria jurídica.

 

Podemos citar, como benefícios:

  1. Otimização dos serviços;
  2. Economiza tempo na agenda do advogado;
  3. Possibilita lidar com uma grande quantidade de informações rapidamente – acesso a jurisprudências atualizadas, análise de grandes volumes de dados;
  4. Aumento da precisão e qualidade das consultorias oferecidas;

 

Para contextualizarmos este artigo, utilizaremos o seguinte caso hipotético:

Uma empresa de tecnologia emergente especializada em soluções de inteligência artificial para o setor financeiro busca assessoria jurídica para adaptar suas operações à legislação de proteção de dados (LGPD), evitar riscos contratuais, e estabelecer práticas de governança corporativa sólidas que suportem um crescimento acelerado e a entrada em mercados internacionais. Ela visa também uma expansão internacional.

 

Compreensão da demanda do cliente

O início de todo projeto consultivo geralmente é por compreender aquilo que o cliente precisa. Entender profundamente suas necessidades, sua área de atuação, desafios e riscos que enfrenta, por exemplo.

Esta etapa pode demandar uma ou mais reuniões/atendimentos presenciais, além de um levantamento de informações.

Para esta etapa, o uso de inteligência artificial pode se dar em resumir pontos relevantes das conversas ou transformar informações oriundas das reuniões e atendimentos em um plano de ação prático a ser implementado no projeto.

A boa notícia é que hoje existe a possibilidade de se trabalhar inclusive com uma inteligência artificial especialista no mundo jurídico brasileiro e na realidade do advogado: o JurisAI.

Por ser especialista no direito brasileiro e na prática advocatícia, o JurisAI, que funciona no formato de conversas, possui um retorno melhor que inteligências generalistas como o ChatGPT, Gemini e até do que outras inteligências jurídicas (que no final das contas são um ChatGPT com outro nome).

 

Exemplo de prompt para o JurisAI:

“Analise o resumo da reunião com a empresa de tecnologia financeira e identifique as principais questões legais relacionadas à LGPD.”

 

Análise Jurídica Preliminar

Depois de compreender a demanda do cliente, é interessante realizar uma análise jurídica prévia para identificar quais são as áreas do direito aplicáveis, e também potenciais problemas e implicações legais.

Geralmente, nesta fase, já há um levantamento com relação a quais funcionários do escritório, se for o caso, ficarão responsáveis por este projeto. A alocação de equipe leva em consideração a expertise técnica, a capacidade de colaboração e a carga de trabalho de cada membro, otimizando o uso dos recursos humanos.

A inteligência artificial, especialmente o JurisAI (que é a IA mais indicada para advogados), desempenha um papel transformador nessa fase, permitindo que advogados façam análises de grandes volumes de dados legais com agilidade e profundidade, seguindo uma linha de planejamento estratégico-processual para esse projeto em si!

Tudo isso para entregar um melhor resultado para o cliente desde o contato inicial, auxiliando na percepção de valor que o cliente tem com relação ao escritório.

 

Exemplo de prompt para o JurisAI: 

“Com base no perfil da empresa cliente, liste as implicações da LGPD para tecnologia financeira e sugira áreas de priorização para a consultoria.”

 

Planejamento Estratégico

Esta é a etapa na qual se define o curso do projeto em si, com base nas informações colhidas nas duas etapas anteriores.

Aqui são desenhadas as estratégias e os procedimentos que vão direcionar a consultoria, de modo a atingir os objetivos do cliente.

E justamente nesta etapa tão importante a inteligência artificial pode ter uma participação integral. Por exemplo, uma boa IA pode fornecer uma análise preditiva baseada em um volume grande de dados reais, coletados em diversas bases ao redor da internet.

Quando se utiliza uma inteligência artificial feita para advogados como o JurisAI, a qualidade e facilidade na tomada de decisão aumentam vertiginosamente.

Afinal, o JurisAI, por exemplo, restringe sua busca de informações a grandes bases de dados jurídicos, garantindo que informações relevantes (inclusive de casos similares ao seu) sejam levadas em consideração para desenhar a melhor estratégia para este caso em específico..

Além disso, vale a pena utilizar a IA também para revisar e ajustar o plano estratégico conforme novos fatos forem surgindo, para garantir que, de fato, se tem a melhor estratégia em mãos.

 

Exemplo de prompt para o JurisAI:

“Elabore um roteiro de planejamento estratégico jurídico para a empresa se adequar à LGPD e preparar-se para expansão internacional.”

 

Elaboração de Documentação e Materiais

Aqui se materializa a estratégia adotada na etapa de planejamento estratégico do projeto consultivo.

Esta fase abrange a criação, revisão e aperfeiçoamento de uma gama de documentos essenciais para o andamento seguro e eficiente do negócio do cliente.

Como exemplo, podemos citar contratos personalizados às necessidades do cliente, manuais e treinamentos sobre a temática do projeto, redação de consultas e pareceres jurídicos, entre outros.

Por ser um conjunto de tarefas que muitas vezes envolve escrita e reescrita de informações, uma inteligência artificial jurídica é uma fortíssima aliada nesse processo.

O JurisAI, por exemplo, pode rever textos e decisões, escrever contratos inteiros, cláusulas específicas, embasar pareceres jurídicos e materiais de treinamento, sugerir pautas para manuais e até traduzir a linguagem técnica jurídica para um vocabulário mais simples, de modo que seu cliente entenda mesmo sendo leigo!

A confecção de documentação jurídica é uma tarefa que exige uma combinação de habilidades analíticas e criativas, além de um profundo conhecimento das leis aplicáveis. 

Com o apoio da IA, advogados podem aumentar a qualidade e a eficiência deste trabalho, concentrando-se nas nuances estratégicas e humanas do direito, enquanto a tecnologia cuida da uniformidade e da análise detalhada de dados.

 

Exemplo de prompt para o JurisAI:

“Gere um modelo de política de privacidade e termos de uso conforme LGPD que possa ser apresentado aos usuários da plataforma.”

 

Fase de Implementação

Após a criação e finalização de todos os documentos e materiais necessários para colocar em prática o planejamento estratégico, tem-se a etapa de executar tudo o que foi combinado.

 

Esta etapa pode envolver, por exemplo: 

  • Assinatura de contratos e acordos; 
  • Realização de treinamentos com os colaboradores do cliente sobre a demanda do projeto em questão;
  • Modificação de processos internos do cliente para assegurar conformidade à legislação.

Entre outros!

 

Cada iniciativa da etapa de implementação provavelmente gerará dúvidas, demandas e desafios práticos por parte do cliente ou até dos advogados envolvidos. 

Essas questões podem ser submetidas à análise e entendimento da inteligência artificial, de modo que ela ofereça soluções úteis e atenda às necessidades do projeto.

No JurisAI, essas dúvidas e desafios podem ser rapidamente transformados em soluções práticas e conselhos precisos, permitindo que as implementações se desenvolvam de maneira mais suave e alinhada com as expectativas do cliente. 

 

Exemplo de prompt para o JurisAI:

“Desenvolva uma lista de verificação para implementar as mudanças necessárias no sistema da tecnologia financeira para a conformidade com a LGPD.”

 

Acompanhamento

A fase de acompanhamento no projeto consultivo é dedicada a garantir que as estratégias implementadas estejam funcionando conforme planejado e permaneçam eficazes ao longo do tempo. 

É um processo contínuo que envolve o monitoramento, a avaliação e, quando necessário, a otimização das soluções jurídicas adotadas. Nesse contexto, ajustes podem ser necessários para alinhar as práticas com leis que mudaram ou até mudanças na própria dinâmica do negócio do cliente.

Durante essa etapa, a inteligência artificial desempenha um papel vital ao oferecer ferramentas avançadas de análise e gestão de dados que permitem identificar tendências, padronizar processos e antecipar necessidades de ajustes.

A capacidade da IA de processar grandes volumes de informação e fornecer insights é crucial para manter a estratégia jurídica atualizada e alinhada com os objetivos do negócio.

Em suma, com o auxílio da inteligência artificial, o acompanhamento deixa de ser uma tarefa reativa e se torna uma operação proativa, assegurando que o projeto consultivo mantenha sua relevância e efetividade, mesmo em um ambiente regulatório que está sempre evoluindo.

Ao finalizar a fase de acompanhamento, pode ser também a hora ideal para apresentar ao cliente a vantagem de uma assessoria contínua para que ele continue tendo o auxílio do seu escritório no seu dia a dia.

 

Exemplo de prompt para o JurisAI:

“Crie um roteiro de monitoramento contínuo da conformidade da empresa de tecnologia financeira com a LGPD considerando potenciais ajustes.”

 

Assessoria contínua

Caso não esteja previsto no contrato inicialmente, você pode aumentar o seu faturamento sugerindo ao cliente a contratação de um serviço adicional! 

Desde que tal sugestão seja pertinente e relacionada às necessidades jurídicas do cliente, conforme o Estatuto e o Código de Ética da OAB.

Com o auxílio de IA é possível fazê-lo mesmo sem qualquer habilidade comercial/de vendas.

Após a conclusão do projeto consultivo, procure ter certeza do nível de satisfação do seu cliente. Caso ele(a) esteja satisfeito(a), você pode sugerir um contrato contínuo (pago mensalmente, por exemplo), para que seu escritório assessore juridicamente este cliente, como uma advocacia preventiva, por exemplo!

Isso fará com que você fature mais sem ter o trabalho e o custo de atrair um cliente novo.

Nesta etapa você pode resumir todo o projeto – a demanda inicial, o que foi feito, os resultados alcançados e a satisfação do seu cliente -, colocar esse resumo no JurisAI e pedir que ele te dê, por exemplo, uma forma de convencê-lo a fechar um contrato mensal de assessoria.

Ou então, utilizar este resumo e pedir para o JurisAI dar um roteiro para uma nova proposta comercial ou aditivo de contrato!

 

Exemplo de prompt para o JurisAI:

“Formule uma proposta de prestação de assessoria jurídica contínua para a empresa de tecnologia financeira, considerando acompanhamento da LGPD e adaptação a novas regulamentações internacionais de proteção de dados.”

 

Conclusão:

A inteligência artificial apresenta um horizonte muito grande a ser desbravado para a advocacia consultiva. Desde a compreensão da demanda do cliente até a implementação de estratégias complexas e o acompanhamento contínuo, a IA é uma parceira inestimável que oferece eficiência, precisão e insights avançados.

Ela torna possível a análise rápida de grandes volumes de dados, a personalização de documentos e a antecipação de riscos, garantindo uma abordagem jurídica que se mantém à frente das tendências do mercado e das mudanças legais. 

Ao adotar essas tecnologias, escritórios de advocacia ampliam suas capacidades, melhoram os resultados para os clientes e estabelecem um novo padrão de serviço consultivo no cenário jurídico.

Aliar inteligência artificial a projetos de alto valor agregado é um caminho de sucesso com pouquíssimos concorrentes dentro da advocacia.

 

JurisAI – o segundo cérebro do advogado

Descubra tudo o que o JurisAI pode fazer por você – a ferramenta que transforma o modo de lidar com dados jurídicos, que simplifica a criação de documentos e enriquece suas decisões estratégicas através de análises preditivas.

O JurisAI é mais que uma inteligência artificial – é o seu segundo cérebro! 

Um assistente jurídico especializado, treinado nas complexidades do direito brasileiro e desenhado exclusivamente para atender às demandas da advocacia, não apenas respostas, mas soluções e estratégias jurídicas alinhadas com as necessidades de seus clientes.

Não fique atrás na era digital. 

Clique aqui para saber mais sobre o JurisAI e entre para essa nova era que une a advocacia com o poder da inteligência artificial.

Nosso Compromisso com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos