Easyjur Software Jurídico

Blog

gestão do escritório de advocacia

Gestão do escritório de advocacia: 10 dicas para aumentar a produtividade com IA

Picture of Por Thais Fartes

Por Thais Fartes

Menu do Conteúdo

A gestão do escritório de advocacia é um dos principais fatores para o sucesso no mercado. Para um gerenciamento bem sucedido é essencial ter uma visão completa sobre o negócio, viabilizando a tomada de decisões estratégicas e conectadas com os objetivos principais.

Esse processo pode se tornar mais eficiente e produtivo com as soluções certas, como a inteligência artificial. Ao adotar essa tecnologia de forma estruturada, é possível eliminar horas de trabalho repetitivo e focar no que é realmente importante: crescimento, rentabilidade e consolidação.

Ao longo deste artigo, você verá 10 dicas essenciais para aprender como:

  • Preparar o escritório para incorporar a IA aos processos
  • Implementar a tecnologia de forma eficiente
  • Medir os resultados e otimizar cada vez mais a performance.

Aproveite a leitura!

Mapeie os processos e identifique os gargalos

Mapear processos e identificar gargalos de produtividade é fundamental para melhorar a eficiência e o desempenho de um escritório de advocacia. Antes de colocar a mão na massa é essencial identificar os processos-chave.

Eles correspondem às principais atividades executadas no escritório, como o atendimento ao cliente, a gestão de casos, o controle de prazos, a elaboração de petições, entre outras. Em seguida, documente os processos existentes de forma detalhada.

Siga esses passos:

  • Indique qual é o início do processo;
  • Destaque todas as etapas envolvidas;
  • Aponte as responsabilidades de cada membro;
  • Indique os recursos necessários;
  • Defina o final do processo.

Feito isso, você deve analisar o fluxo de trabalho. Essa é uma oportunidade de encontrar possíveis pontos de melhoria, como atividades redundantes ou que consomem muito tempo. Inclusive, nesse momento há como identificar os gargalos de produtividade, como processos com excesso de erros e retrabalho.

Desenvolva e fortaleça uma cultura de inovação

Depois de fazer um diagnóstico dos processos do escritório, é o momento de mudar. Isso permite alcançar a melhoria contínua que é necessária para aumentar a produtividade na gestão do escritório de advocacia. Para tanto, é fundamental criar e promover uma cultura de inovação.

O primeiro passo é desenvolver uma mentalidade de aprendizado. Todos os colaboradores, como outros advogados, precisam estar abertos a trazer e testar novas ideias. Também é interessante estimular a troca de conhecimento e de experiências.

Nesse sentido, é fundamental ter um ambiente colaborativo. Estimular o intercâmbio de opiniões e pensamentos permite que novas ideias surjam com mais facilidade. A partir disso, torna-se mais fácil seguir para a experimentação, em busca de novos resultados.

Essa etapa é importante porque incorporar a inteligência artificial no escritório traz uma importante mudança de paradigma. Então é fundamental que todos estejam dispostos a explorar novas possibilidades trazidas pela tecnologia.

Ao mesmo tempo, não é necessário esperar que essa cultura de inovação se consolide por completo. A ideia é expor, de forma transparente, por que é importante buscar novas possibilidades. A partir disso, com a adoção de IA e outras soluções, a inovação se tornará parte do dia a dia.

Busque a ferramenta adequada para a gestão do escritório

Para essa transição ocorrer da melhor maneira possível é indispensável ter o apoio de uma ferramenta robusta e completa para a gestão. Uma boa escolha depende, inicialmente, da identificação das necessidades e dos desafios específicos do escritório.

Considerando o mapeamento de processos e a própria rotina de trabalho, é possível entender quais são as áreas críticas. Uma dica é considerar as atividades repetitivas que podem ser automatizadas. Ao contar com a tecnologia para isso, é possível melhorar o fluxo de trabalho como um todo.

Identificadas as necessidades, é preciso avaliar as soluções disponíveis no mercado. Um software jurídico completo, ágil e inovador é o melhor parceiro nesse processo de transformação digital.

É interessante fazer um teste da ferramenta, de modo a garantir que ela atenda às necessidades do escritório. Ao ver todos os recursos disponíveis em ação, fica mais fácil compreender o papel da tecnologia no dia a dia.

Automatize a captura de andamentos e movimentações

O uso da IA também contribui para aumentar a produtividade porque resolve uma das principais dores dos advogados: o acompanhamento de múltiplos processos. Como cada ação pode dar origem a uma série de andamentos e movimentações, conferir cada mudança individualmente consome muito tempo.

Já com um bom software jurídico é possível ter o apoio de um robô para realizar a integração direta e segura com sistemas dos tribunais. Desse modo, as informações e atualizações são capturadas automaticamente e apresentadas de forma centralizada no sistema.

Além disso, é possível receber notificações, definir parâmetros de monitoramento e manter um histórico de atualizações, por exemplo. Essa é uma forma prática de centralizar informações, sem precisar dedicar longos períodos para a captura e organização das informações.

Utilize a IA para ler e avaliar publicações

A gestão do escritório de advocacia também fica mais produtiva com o uso da inteligência artificial para gerenciar as publicações existentes. Nesse sentido, você deve escolher um sistema que conte com uma IA capaz de ler e resumir publicações, indicando o prazo e sugerindo as providências aplicáveis.

Com um recurso desse tipo, é possível ter uma visão clara e ampla sobre o estágio de cada processo, conforme as publicações ocorrem. Além disso, a tecnologia aplicada dessa forma ajuda a traçar estratégias jurídicas mais efetivas.

Ainda, vale a pena utilizar a IA que lê publicações para gerenciar e evitar a perda de prazos. Com isso, não apenas você e os demais responsáveis trabalham menos, como evitam comprometer o bom andamento dos processos.

Crie documentos jurídicos de forma automática

Outra atividade que costuma consumir muito tempo dos advogados envolve a elaboração de documentos e peças jurídicas — de petições a contratos e liminares. Para solucionar essa questão, é possível recorrer à inteligência artificial voltada para a criação de documentos jurídicos.

Com essa ferramenta, você consegue criar documentos completos e corretos, garantindo produtividade aliada à credibilidade. Isso também agiliza a tomada de providências sobre cada processo, potencializando a satisfação dos clientes.

Vale destacar que, com um bom software jurídico, você também pode criar modelos de contratos e outros documentos para serem preenchidos automaticamente. Com apenas alguns cliques, você elabora os documentos necessários e otimiza o fluxo de trabalho no escritório.

Torne a tecnologia uma aliada nas negociações

A inteligência artificial também ajuda a produtividade na gestão do escritório de advocacia quando ela está relacionada às negociações com clientes e potenciais clientes. Como uma das dores dos advogados é justamente gerar e captar oportunidades, o uso da tecnologia é bastante útil.

Uma possibilidade nesse sentido é utilizar a IA que facilita as negociações com leads, prospects e clientes. Com a inteligência artificial, você consegue utilizar as informações e observações sobre cada contato para receber indicações de como proceder com as negociações.

Isso aumenta as suas chances de obter conversões, gerando mais clientes para o escritório em menos tempo e com menos esforços. Além disso, a IA pode ser utilizada para negociar condições, como honorários e modelo de trabalho.

Tenha atenção com a segurança das informações

Atender aos padrões regulatórios sobre o uso de dados é essencial para qualquer negócio. No caso dos escritórios de advocacia, essa preocupação deve ser ainda maior, já que há o armazenamento e o tratamento de um grande volume de dados sensíveis.

Além de esse cuidado evitar sanções, como multas, ele é essencial para garantir a produtividade. Afinal, problemas como vazamentos de dados prejudicam todo o fluxo de trabalho, já que exigem correções e até novas migrações de informações.

Para evitar esse tipo de problema, é essencial contar com ferramentas de inteligência artificial que realmente atendam aos padrões de segurança da informação. O software jurídico, por exemplo, deve ter essa preocupação como um de seus pilares.

Também é essencial garantir que todo o time utilize os dados de forma correta e que apenas as pessoas autorizadas possam acessá-los. Dessa forma, os dados ficam disponíveis de maneira adequada e não é necessário refazer ou interromper processos.

Treine adequadamente a equipe

Para tornar a gestão do escritório de advocacia mais produtiva com uso da IA também é essencial treinar e capacitar o time da maneira adequada. Somente assim os recursos poderão ser usados da melhor maneira e entregar mais resultados.

A princípio, aborde os conceitos básicos sobre inteligência artificial, seu funcionamento e a aplicação nos processos específicos do processo. Em seguida, comece a envolver as ferramentas de IA específicas, como o software jurídico escolhido para ser incorporado ao fluxo do escritório.

Além de apresentar funcionalidades e recursos, realize um treinamento prático — é o chamado hands-on. Essa é uma forma de fazer com que as pessoas se familiarizem com a ferramenta e que identifiquem as principais dúvidas, em um ambiente controlado. Uma ideia é fazer um projeto piloto, mitigando os impactos de eventuais erros.

Lembre-se de que a inteligência artificial automatiza tarefas, mas ela também depende da forma como é utilizada. Logo, quanto maior for o conhecimento e o preparo dos usuários, melhor tende a ser o desempenho.

Monitore os resultados e ajuste conforme necessário

Após colocar todos esses passos em prática, a gestão do seu escritório de advocacia começará a passar por mudanças relevantes. Porém, se a ideia for implementar a melhoria contínua, é preciso fazer ajustes periódicos. Para tanto, monitore os resultados mais relevantes em relação aos processos e gargalos identificados.

Considere que uma das maiores dores de um escritório se relaciona ao gerenciamento de prazos. Após implementar a IA nas tarefas repetitivas, uma forma de monitorar a efetividade é conferindo a taxa de perda de prazos e compará-la com o desempenho anterior. Se os advogados do escritório perderam menos prazos, é sinal que a IA tem sido efetiva nesse sentido.

Por isso, defina os indicadores mais relevantes para o escritório, criando uma rotina de acompanhamento periódico. Ao comparar os resultados com as metas estabelecidas inicialmente, é possível identificar oportunidades de melhoria ou correção da rota.

Mesmo que os resultados sejam satisfatórios, realize ajustes finos para manter a performance em alta. O monitoramento de resultados deve ser contínuo, ajudando a criar um histórico sobre a performance das ações e garantindo o impulso desejado para a produtividade.

Com essas dicas, você descobriu como é possível aumentar a produtividade da gestão do escritório de advocacia com o uso de IA. Dessa forma, seu escritório também se tornará mais eficiente e rentável.

Quer ter o software jurídico com inteligência de verdade? O EasyJur é uma solução que atende a todos esses requisitos para transformar a rotina do seu escritório, alcançando melhores resultados de produtividade.

Teste grátis por 14 dias!

 

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos