Direito 4.0: Tudo que você precisa saber para modernizar e transformar por completo o seu escritório de advocacia!

2 (8)

19/01/2023

Sumário

O direito 4.0 já se tornou um dos assuntos mais comentados, não somente no Brasil, mas sim em todo o mundo, já que o mesmo se trata de uma consequência do grande avanço e influência que a tecnologia está apresentando em todas as áreas do mundo, principalmente no direito.

Visando tal ponto, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao direito 4.0, para que assim, mais pessoas conheçam as vantagens que a tecnologia está trazendo para a área, além de, claro, auxiliar os advogados a modernizarem e potencializarem os seus escritórios.

Mas afinal, o que é o Direito 4.0?

Como você já deve ter notado, a área de direito em si vem passando por extremas e profundas mudanças e transformações, as quais foram provocadas, principalmente, pelo desenvolvimento e evolução da tecnologia. É um fato que a tecnologia trouxe inúmeras inovações para a nossa realidade, e muitas delas acabam influenciando e impactando diretamente o Direito, como por exemplo, a inteligência artificial, os softwares jurídicos, a análise de dados, entre outros.

Sabendo disso, quando nos referimos ao direito moderno, o qual utiliza de todas estas ferramentas e possibilidades, principalmente a inteligência artificial em si, também podemos lhe denominar como direito 4.0, sendo a união de dois mundos completamente desconexos e distintos, os quais mudam a maneira de trabalho um do outro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o direito 4.0 não deve ser classificado e considerado somente como uma tecnologia, já que, na grande realidade, ele é uma onda e conjunto de inovações tecnológicas, os quais buscam modernizar e digitalizar completamente a área e as atividades jurídicas.

Com esta transformação e adaptação do direito em prol da tecnologia, todas as atividades e serviços se tornam mais práticos, eficientes e ágeis, potencializando a satisfação dos clientes, a diminuição de burocracias, o controle e análise de dados, diminuindo os custos, e aumentando o destaque dos profissionais dentro do mercado.

3 (21)

Conheça as principais mudanças e características do Direito 4.0 

Com isso, é um fato que você já conhece a definição e conceito do direito 4.0, entretanto, somente isso não basta para que você consiga aplicar de maneira eficiente tal direito em seu escritório de advocacia, e consequentemente, potencializá-lo ao máximo.

Como você observou, o direito 4.0 busca utilizar soluções digitais e tecnológicas para automatizar algumas funções e atividades, e consequentemente, potencializar a agilidade, praticidade e eficiência das mesmas.

Há uma variedade quase que infinita de soluções que podem ser citadas em relação às que são utilizadas dentro do direito 4.0, e outra variedade maior ainda das vantagens e benefícios que as soluções trazem para o escritório.

Dentre as principais mudanças que podem ser observadas com a aplicação do direito 4.0, estão: 

  • Automatização dos processos jurídicos: Com os softwares jurídicos e demais soluções, é possível automatizar todo o processo de acompanhamento dos processos jurídicos, potencializando a eficiência e agilidade para os mesmos serem resolvidos;
  • Armazenamento, controle e análise de dados: Também existem inúmeras soluções que buscam tratar os dados do escritório de advocacia, tanto dos processos em si, quando dos advogados e clientes, os quais auxiliam na organização e na resolução dos processos;
  • Solução de conflitos: A solução de conflitos também se torna mais prática com a utilização das soluções do direito 4.0;
  • Atendimento aos clientes: A tecnologia inovou completamente a maneira dos seres humanos se comunicarem à distância, e por conta disso, até mesmo o atendimento ao cliente prestado pelos escritórios de advocacia que investem no direito 4.0 é modificado e potencializado;
  • Entre outros.

Conheça as principais vantagens de investir no direito 4.0!

Para finalizar este artigo com chave de ouro, resolvemos separar e disponibilizar todas as principais vantagens que o investimento no direito 4.0 tende a trazer para os escritórios de advocacia na atualidade. Vale lembrar que separamos somente as principais, já que, caso contrário, seria impossível falarmos e citarmos todas as vantagens que este investimento traz:

  • Modernização do escritório;
  • Maior controle e organização;
  • Maior capacidade de analisar dados e processos;
  • Maior agilidade e eficiência nos processos;
  • Potencialização dos lucros e diminuição dos custos;
  • Satisfação dos clientes;
  • Destaque no mercado;
  • Entre outros.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
03/02/2023