O direito 4.0 já se tornou um dos assuntos mais comentados, não somente no Brasil, mas sim em todo o mundo, já que o mesmo se trata de uma consequência do grande avanço e influência que a tecnologia está apresentando em todas as áreas do mundo, principalmente no direito.
Visando tal ponto, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao direito 4.0, para que assim, mais pessoas conheçam as vantagens que a tecnologia está trazendo para a área, além de, claro, auxiliar os advogados a modernizarem e potencializarem os seus escritórios.
Mas afinal, o que é o Direito 4.0?
Como você já deve ter notado, a área de direito em si vem passando por extremas e profundas mudanças e transformações, as quais foram provocadas, principalmente, pelo desenvolvimento e evolução da tecnologia. É um fato que a tecnologia trouxe inúmeras inovações para a nossa realidade, e muitas delas acabam influenciando e impactando diretamente o Direito, como por exemplo, a inteligência artificial, os softwares jurídicos, a análise de dados, entre outros.
Sabendo disso, quando nos referimos ao direito moderno, o qual utiliza de todas estas ferramentas e possibilidades, principalmente a inteligência artificial em si, também podemos lhe denominar como direito 4.0, sendo a união de dois mundos completamente desconexos e distintos, os quais mudam a maneira de trabalho um do outro.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o direito 4.0 não deve ser classificado e considerado somente como uma tecnologia, já que, na grande realidade, ele é uma onda e conjunto de inovações tecnológicas, os quais buscam modernizar e digitalizar completamente a área e as atividades jurídicas.
Com esta transformação e adaptação do direito em prol da tecnologia, todas as atividades e serviços se tornam mais práticos, eficientes e ágeis, potencializando a satisfação dos clientes, a diminuição de burocracias, o controle e análise de dados, diminuindo os custos, e aumentando o destaque dos profissionais dentro do mercado.
Conheça as principais mudanças e características do Direito 4.0
Com isso, é um fato que você já conhece a definição e conceito do direito 4.0, entretanto, somente isso não basta para que você consiga aplicar de maneira eficiente tal direito em seu escritório de advocacia, e consequentemente, potencializá-lo ao máximo.
Como você observou, o direito 4.0 busca utilizar soluções digitais e tecnológicas para automatizar algumas funções e atividades, e consequentemente, potencializar a agilidade, praticidade e eficiência das mesmas.
Há uma variedade quase que infinita de soluções que podem ser citadas em relação às que são utilizadas dentro do direito 4.0, e outra variedade maior ainda das vantagens e benefícios que as soluções trazem para o escritório.
Dentre as principais mudanças que podem ser observadas com a aplicação do direito 4.0, estão:
- Automatização dos processos jurídicos: Com os softwares jurídicos e demais soluções, é possível automatizar todo o processo de acompanhamento dos processos jurídicos, potencializando a eficiência e agilidade para os mesmos serem resolvidos;
- Armazenamento, controle e análise de dados: Também existem inúmeras soluções que buscam tratar os dados do escritório de advocacia, tanto dos processos em si, quando dos advogados e clientes, os quais auxiliam na organização e na resolução dos processos;
- Solução de conflitos: A solução de conflitos também se torna mais prática com a utilização das soluções do direito 4.0;
- Atendimento aos clientes: A tecnologia inovou completamente a maneira dos seres humanos se comunicarem à distância, e por conta disso, até mesmo o atendimento ao cliente prestado pelos escritórios de advocacia que investem no direito 4.0 é modificado e potencializado;
- Entre outros.
Conheça as principais vantagens de investir no direito 4.0!
Para finalizar este artigo com chave de ouro, resolvemos separar e disponibilizar todas as principais vantagens que o investimento no direito 4.0 tende a trazer para os escritórios de advocacia na atualidade. Vale lembrar que separamos somente as principais, já que, caso contrário, seria impossível falarmos e citarmos todas as vantagens que este investimento traz:
-
Modernização do escritório;
-
Maior controle e organização;
-
Maior capacidade de analisar dados e processos;
-
Maior agilidade e eficiência nos processos;
-
Potencialização dos lucros e diminuição dos custos;
-
Satisfação dos clientes;
-
Destaque no mercado;
-
Entre outros.