A carta magna resumo, também conhecida como Constituição Federal de 1988, se trata de um conjunto de leis, normas, regras e direitos que visam os cidadãos brasileiros, as quais possibilitam que o Brasil seja um país justo para todos, onde todos possam realmente viver e buscar aquilo que sonham. Contudo, não podemos negar que mesmo apresentando uma grande importância, muitas pessoas desconhecem as principais características apresentadas por tal carta, um problema bem crítico.
Quando não conhecemos os nossos direitos e deveres como cidadãos, acabamos expostos a riscos bem grandes, os quais podem vir a nos prejudicar em qualquer momento, e por isso, todos os brasileiros precisam conhecer ao menos o básico da Constituição Federal.
Tendo isso em mente, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes a carta magna resumo, algo que poderá ser observado no decorrer do artigo a seguir.
Mas afinal, o que é a carta magna resumo?
Pode-se resumir a carta magna brasileira como a nossa própria Constituição Federal, que foi aceita e entrou em vigor exatamente no dia 5 de outubro de 1988, a qual possui o objetivo de proteger a democracia e garantir que todos os cidadãos brasileiros tenham direitos e deveres a cumprir.
Algo que muitas pessoas não sabem, é que a constituição federal foi desenvolvida para dar um fim de uma vez por todas na Ditadura Militar Brasileira, e assim, iniciar a democracia dentro do país.
Quando falamos sobre a carta magna resumo, estamos nos referindo a um conjunto de leis que buscam coordenar e regulamentar toda a nossa sociedade. Também vale dizer que a carta magna possibilitou que outros conjuntos de leis e legislações fossem desenvolvidas, como:
- CLT (Consolidação das Leis de Trabalho);
- Código Civil;
- Código De Defesa do Consumidor;
- Código Penal;
- Código Eleitoral;
- Entre outros.
Tendo isso em mente, de certo você já deve ter notado que a carta magna resumo foi fundamental para que o Brasil chegasse ao lugar em que está hoje, e ainda assim, a mesma continua sendo extremamente importante para garantir a “Ordem e Progresso” dentro do nosso território e para todos os cidadãos brasileiros.
Antiga carta magna resumo
Vale dizer que a Constituição Federal de 1988 é considerada a nova carta magna resumo, já que a antiga era marcada pela Constituição de 1934, a qual entrou em vigor durante o governo Vargas, e por isso, já apresentava inúmeras irregularidades e normas que não correspondiam com a atual situação do Brasil. Além disso, também seria impossível garantir um país mais democrático e justo sem a formulação de uma nova Constituição.
Contudo, sempre que falamos sobre carta magna resumo, é impossível não citarmos as cartas antecessoras da atual. Diversos historiadores dizem que é fundamental entendermos o passado para compreendermos o presente e o futuro, algo que também pode ser aplicado quando falamos sobre as normas, leis, regras e direitos que constituem o Brasil nos dias de hoje.
Algo que a grande maioria das pessoas esquecem de levar em consideração, é que a Nova Carta Magna está presente em nosso cotidiano a todo o momento, desde que acordamos, até o momento em que vamos dormir, já que é a Constituição Federal que apresenta e regulamenta as normas que nos tornam cidadãos, que nos dão os nossos direitos de viver e de moradia, entre inúmeros outros.
Principais características da Carta Magna que você precisa conhecer
Para finalizarmos com chave de ouro, resolvemos separar as principais características apresentadas pela carta magna resumo, para que assim, você fique por dentro de tudo que diz respeito a mesma. Estas características podem ser resumidas por:
- Eleições diretas;
- Direitos e valores sociais;
- Asseguramento contra danos materiais e morais;
- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já conhece a definição, importância e as principais características apresentadas pela carta magna resumo. Lembre-se que tais informações devem fazer parte dos conhecimentos gerais de todos, já que a Constituição Federal não visa regulamentar apenas as normas, leis e regras de estudantes ou profissionais de direito, como muitos pensam, mas sim de todos os cidadãos brasileiros.