Conheça a CLT e todos os pontos e informações que a sua empresa precisa!

2 (13)

25/11/2022

Sumário

Se você possui, é um colaborador ou até mesmo empregado de alguma empresa, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a CLT, já que o mesmo é um dos tópicos e assuntos mais comentados em todo este mundo. a CLT se refere diretamente a uma das principais conquistas que toda a classe trabalhadora apresenta, já que a mesma definiu e defende os seus direitos, garantindo que as condições de trabalho serão entregues para essa classe.

Infelizmente, mesmo sendo algo de extrema importância, não podemos dizer que todos os trabalhadores conhecem a CLT, sua definição e suas principais características, algo bem preocupante, já que esta informação merece receber uma maior atenção de todos, principalmente daqueles que compõem a classe para qual a CLT é destinada.

Pensando neste terrível problema, o qual atinge todo o mercado, nós da equipe EasyJur resolvemos separar todas as principais informações referentes à CLT. Vale dizer que estas informações farão total diferença para os trabalhadores, isso é um fato, mas também para as empresas, portanto, recomendamos que todos prestem muita atenção em todo o artigo a seguir.

 

Mas afinal, o que é a CLT?

Antes de tudo, devemos falar um pouco mais profundamente sobre a definição, conceito e objetivos da CLT, para que assim, você desenvolva uma boa base de conhecimentos sobre o assunto no geral, e possa se aprofundar em tópicos mais complexos sem gerar muitas dúvidas.

Decretada oficialmente em 1943, a CLT, também denominada como Consolidação das Leis Trabalhistas, é uma das maiores conquistas que a classe trabalhadora possui, como citado mais acima, já que a partir dela, foram definidos e são entregues todos os direitos que focam no trabalho de tal classe, garantindo que as condições mínimas do expediente de trabalho e no quesito de benefícios serão entregues.

Algo que muitas pessoas acabam ignorando, é que a CLT não foca somente nos profissionais e na classe trabalhadora em si, mas também nas empresas, e por isso, muitos benefícios são entregues às mesmas por meio da CLT.

Quais são os direitos dos trabalhadores defendidos pela CLT?

Pode-se dizer que todos os trabalhadores que possuem um contrato com a empresa em que trabalham, o qual está de acordo com todas as normas da CLT, acabam ganhando inúmeros direitos e benefícios, os quais são devidamente defendidos pela própria Constituição Federal e até mesmo pelas leis trabalhistas. Se você já participa diretamente do mercado de trabalho, com certeza já deve ter ouvido falar sobre alguns destes direitos, mas achamos necessário citar os principais, sendo eles:

  • Carteira de trabalho;
  • Jornada de trabalho;
  • Salário mínimo;
  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • FGTS;
  • Seguro-desemprego;
  • Vale-transporte e vale-alimentação;
  • Licença-maternidade;
  • Entre outros.

Vale dizer que acima buscamos separar e mostrar somente os direitos que mais chamam a atenção dos trabalhadores, entretanto, a CLT ainda cita e defende uma grande diversidade de direitos bem interessantes e que não foram citados, portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre os direitos do trabalhadores, recomendamos se aprofundar ainda mais na CLT em si.

Conheça os principais benefícios da CLT para as empresas

Como citado mais acima, a CLT também busca trazer e defender alguns direitos que visam diretamente às empresas, algo que você precisa conhecer, principalmente se você já é um colaborador de alguma empresa presente no mercado.

Poucos sabem, mas quando uma empresa busca realizar contratações por meio da carteira de trabalho assinada, ela acaba chamando a atenção de profissionais que realmente possuem interesses nos auxílios que a empresa oferece, algo que estimula ainda mais estes profissionais a trabalharem com maior foco e entregando melhores resultados. Muitos destes profissionais desistiram de trabalhar como PJ, já que os benefícios deste tipo de contratação não chegam nem perto dos benefícios de uma contratação de PF.

De maneira geral, os benefícios entregues para as empresas se resumem a uma maior satisfação por parte de seus funcionários e colaboradores, algo que com o passar do tempo, trará grandes vantagens para a mesma, já que funcionários satisfeitos significam que a sua eficiência no trabalho e seus resultados serão extremamente positivos, levando a sua empresa a se sobressair da média do mercado. Com isso, você já está por dentro de tudo que se refere a CLT, inclusive sobre os seus benefícios para as empresas.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
25/11/2022