Diversos conceitos estão ganhando força e popularidade no mercado jurídico, já que o mesmo anda apresentando uma grande crescente em sua demanda na atualidade. Dentre os conceitos mais comentados e procurados, pode-se citar o Visual Law, o qual faz parte dos principais aspectos do Legal Design.
Como muitas pessoas, principalmente advogados, ainda possuem certas dúvidas sobre este tipo de design, o qual é extremamente importante para o mercado jurídico em si, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações sobre o assunto no artigo abaixo.
Mas afinal, o que é o Legal Design?
Antes de nos aprofundarmos no assunto e falarmos sobre Visual Law, é fundamental começarmos pelo básico, portanto, explicaremos com total clareza o significado e principais objetivos de Legal Design antes de tudo. Legal Design se trata de um termo que foi criado nos Estados Unidos e chegou no Brasil sem apresentar uma tradução.
Como o próprio nome indica, Legal Design se refere diretamente a uma modalidade de design que pode e deve ser aplicada nos escritórios de advocacia. Este design possui o objetivo de tornar todos os serviços e sistemas jurídicos mais focados nos seres humanos em si, potencializando a visão dos clientes em relação às ferramentas jurídicas.
Ou seja, o Legal Design pode ser resumido como um design que foca estritamente nos clientes, e assim, tenta mostrar para eles as principais vantagens e características de determinados produtos, serviços ou ferramentas jurídicas.
Por exemplo, pense nos escritórios digitais que já conseguem trabalhar de forma completamente remota e na possibilidade de assinatura eletrônica. Estes dois pontos aumentam significativamente a praticidade e até mesmo diminuem os custos dos clientes ao contratar serviços jurídicos. Sendo assim, estes dois serviços são ilustrados através do design, os quais criam desenhos e ilustrações que auxiliam os clientes a entenderem as suas funcionalidades e vantagens.
E o que é o Visual Law?
Agora que você já sabe o conceito, definição e principais objetivos que o Legal Design possui, finalmente podemos nos aprofundar no conceito e objetivos do Visual Law, o qual faz parte dos aspectos que constituem o Legal Design.
Com certeza você já observou familiares, amigos ou até mesmo conhecidos reclamando da linguagem difícil que encontramos dentro da advocacia, correto? Este problema tende a atrapalhar pessoas em todo o mundo, e por conta disso, o Legal Design e a sua modalidade denominada como Visual Law foram desenvolvidos, tendo como foco principal a simplificação de toda a linguagem jurídica por meio de ilustrações. Muitos profissionais consideram o Visual Law como a junção perfeita entre a tecnologia, direito e o próprio design.
Esta modalidade do Legal Design apresenta uma grande diversidade de pontos fortes, caracteristicas únicas e vantagens, como por exemplo:
- Facilita a transmissão de informações jurídicas;
- Permite com que os clientes leiam os documentos jurídicos com maior facilidade;
- Auxilia na compreensão de todos os tipos de informações;
- Entre outros.
Tipos de ilustrações do Visual Law
Existem diversas maneiras de se aplicar o design, e como o Visual Law também pode ser definido como um tipo de design, você já deve ter imaginado que tal conceito também se aplica à ele. Na grande maioria dos casos, os escritórios de advocacia visam utilizar o Visual Law através de ícones, animações, vídeos, Infográficos, fluxogramas, tipografia, recursos de gamificação ou storyboards.
Para complementar ainda mais, e assim, obter um resultado completo em relação ao design, também podem ser utilizados outros conceitos deste mundo, como o contraste, o ritmo, a teoria da cor, a hierarquia, entre diversos outros que buscam potencializar os designs.
Como aplicar esta ferramenta no seu escritório de advocacia
Diferentemente de outras ferramentas e conceitos presentes no mercado jurídico na atualidade, o Visual Law pode ser considerado como algo fácil de ser investido, já que na maioria das vezes, o escritório deverá contratar um profissional (ou equipe, variando de acordo com o tamanho e objetivos do escritório), que irá focar estritamente na produção dos designs.
Outra alternativa é contratar uma boa solução tecnológica, como o software EasyJur, que mostra alguns caminhos que podem ser seguidos para oferecer determinados conteúdos para os clientes, como o próprio Visual Law, entretanto, para esta opção, é necessário o estudo aprofundado sobre este design por parte dos advogados.