logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

business woman works on laptop in office. modern building, finan

CNJ visual law: tudo que você precisa saber

Por Easyjur

Por Easyjur

De certo você já deve saber que o CNJ citou a utilização do Visual Law durante a resolução 347, postada em 2020, certo? Porém, poucas pessoas realmente sabem como esta citação ocorreu e qual a sua relevância, e pensando nisso, nós da equipe EasyJur resolvemos separar todas as principais informações ligadas ao CNJ visual law, algo que poderá ser observado no decorrer do artigo a seguir.

Mas afinal, do que se trata o Visual Law?

É possível definir o Visual Law como uma área presente dentro do Legal Design, a qual visa potencializar o potencial de todos os documentos jurídicos, transformando-os em documentos mais claros e que podem ser entendidos pelos clientes e demais pessoas que não fazem parte do mercado jurídico ativamente.

O Visual Law busca deixar os documentos mais claros através da utilização de um texto mais direto e com uma linguagem mais comum (ou seja, sem o juridiquês), além de também abusar da utilização de elementos visuais, os quais tornam toda a leitura e compreensão do documento mais dinâmica e prática.

Mas o Visual Law é realmente importante para os advogados? Conheça suas principais vantagens

Vale dizer que o Visual Law é extremamente importante para todos os advogados, tanto que foi citado no CNJ visual law, principalmente aqueles que estão em busca de potencializar os seus resultados e crescer no mercado ainda mais. Para comprovar tal ponto, separamos as principais vantagens e benefícios que o Visual Law entrega para estes indivíduos, que são:

  • Maior credibilidade;
  • Maior satisfação por parte dos clientes;
  • Crescimento dentro do mercado;
  • Melhora na comunicação com seus clientes;
  • Entre outros.

44 (11)

Como utilizar o Visual Law?

Pode-se dizer que existem distintas e inúmeras formas para se utilizar o Visual Law, já que, além de existirem milhares de ferramentas e softwares que podem ser utilizados para realizá-lo, também existem inúmeros documentos que podem ser feitos com o Visual Law. Ainda vale citar que, cada plataforma e software conta com os seus próprios elementos visuais, potencializando ainda mais as possibilidades.

Ou seja, não existe uma fórmula secreta para a utilização do Visual Law na prática. Para utilizar o Visual Law, você deverá contar com um documento e um público alvo, para assim, transformar tal documento em algo mais prático e simples de ser entendido por aquele determinado público. Logo em seguida, bastará escolher um software para se utilizar (como o próprio Word da Microsoft), e assim, investir a sua criatividade em busca de um documento mais claro.

CNJ visual law: Conheça a Resolução do CNJ que cita o Visual Law

Agora que você já conhece a definição e um pouco da importância por trás do Visual Law, chegou o momento de nos aprofundarmos mais no assunto principal, ou seja, agora falaremos sobre o CNJ visual law. Para aqueles que não sabem, em 2020 o CNJ lançou a resolução nº 347/2020, a qual fez uma citação direta sobre o Legal Design e o Visual Law, comprovando assim a sua grande popularidade e importância na atualidade.

Dentro de tal resolução, podemos observar que o CNJ disse que o Visual Law é uma ferramenta fundamental para tornar todos os documentos jurídicos mais claros e fáceis de serem compreendidos. Este documento foi assinado pelo próprio ministro Luiz Fux, e assim, acabou elencando os diversos recursos visuais de Visual Law que existem na atualidade como fundamentais para deixar os documentos jurídicos mais acessíveis e usuais.

No decorrer da resolução, podemos observar o Capítulo X, o qual fala sobre o próprio plano de comunicação para implementação dos ditames da resolução, e neste capítulo, mais precisamente no artigo 32, podemos observar a citação sobre o Visual Law. Caso você queira ter uma maior noção desta citação e como ela foi feita, recomendamos que continue se atentando ao máximo neste artigo, já que no próximo tópico falaremos mais a fundo desta citação.

CNJ visual law: Veja a própria Resolução nº 347/2020 do CNJ

Para finalizar este artigo com chave de ouro, resolvemos trazer uma breve citação da resolução do CNJ, a qual foi citada mais acima, ou seja, a Resolução nº 347/2020 do CNJ, para que assim, você realmente possa observar por conta própria a citação feita do Visual Law, algo que comprova o seu crescimento e importância na atualidade.

444 (11)

Vale dizer que, como o objetivo deste artigo é ser rápido e direito, resolvemos trazer somente uma pequena parte da Resolução nº 347/2020 do CNJ, porém, ainda deixamos a nossa recomendação para que você termine de observar esta resolução por conta própria após finalizar este artigo com sucesso.

“Art. 32. Compete aos órgãos do Poder Judiciário elaborar o Plano Estratégico de Comunicação para implementação dos ditames desta Resolução, que assegure, além do disposto na Resolução CNJ no 85/2009, os seguintes objetivos:

I – identificação de ações necessárias e efetivas para o atingimento dos resultados pretendidos por meio de processos empáticos de diagnóstico com os destinatários da informação;

 

II – promoção do engajamento de todos os atores envolvidos nos fluxos de contratações, com promoção do conhecimento e da transformação cultural que fomente a adoção de contratações sustentáveis;

 

III – interação colaborativa entre os diversos setores do órgão para alinhamento e compartilhamento do conhecimento; e

 

IV – acessibilidade às informações. 

 

Parágrafo único. Sempre que possível, dever-se-á utilizar recursos de visual law que tornem a linguagem de todos os documentos, dados estatísticos em ambiente digital, análise de dados e dos fluxos de trabalho mais claros, usuais e acessíveis.

 

Art. 33. Compete à alta administração dos órgãos do Poder Judiciário, observadas as diretrizes do art. 3° e as demais disposições desta Resolução, implementar objetivos, indicadores e metas para a gestão de contratações, que evidenciem:

 

I – formas de acompanhamento de desempenho e de resultados;

 

II – iniciativas que promovam soluções para melhoria do desempenho institucional, com apoio, quando possível, dos resultados da gestão de riscos; e

 

III – instrumentos de promoção do processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela desburocratização e pelo apoio à participação da sociedade.

 

Art. 34 São indicadores mínimos de desempenho para o cumprimento do disposto nesta Resolução a serem medidos e acompanhados pelo CNJ anualmente:

 

I – quantidade de compras compartilhadas realizadas e o percentual relativo ao total das compras;

 

II – índice de transparência, nos termos da Resolução CNJ sobre a matéria;

 

III – quantidade de licitações desertas ou fracassadas; e

 

IV – quantidade de dispensas de licitação.

 

Art. 35. Fica criado o Comitê Gestor da Política de Governança de Contratações no CNJ, formado por especialistas na área, a quem compete acompanhar a implantação desta Resolução e:

 

I – propor o aprimoramento e o alinhamento dos dispositivos previstos nesta Resolução e as demais normas vigentes no âmbito do Poder Judiciário afetas às contratações públicas;

 

II – sugerir normas complementares de caráter operacional;

 

III – criar e acompanhar os subcomitês temáticos necessários à definição de procedimentos, padrões e métodos;

 

IV – garantir a transparência e a gestão do conhecimento das ações voltadas à implementação dessas políticas;

 

V – propor a adoção e padronização de catálogos e sistemas informatizados que permitam soluções de contratações em formato eletrônico;

 

VI – propor a adoção e padronização de catálogos de itens;

 

VII – elaborar anualmente sumário executivo que demonstre as ações realizadas e os resultados alcançados.

 

  • 1° O comitê a que se refere o caput será supervisionado por conselheiro designado para esse fim pelo Presidente do CNJ.

 

  • 2° Será construído e disponibilizado no portal do CNJ um painel de dados de contratações, alinhado às diretrizes da Resolução CNJ no 215/2015, que trata da Transparência, com os indicadores desta Resolução.

 

  • 3° O Departamento de Pesquisas Judiciárias será responsável pela manutenção do painel eletrônico de contratações.

 

  • 4° O comitê será composto por um participante titular e um suplente de cada ramo do Poder Judiciário, dentre os servidores do quadro de pessoal efetivo, com mandato de três anos, improrrogável, vedada a recondução em mandatos consecutivos, sendo a presidência e vice-presidência definidas entre seus membros.

 

  • 5° É permitida a indicação de participantes de órgãos que não integrem o Poder Judiciário em quantidade não superior a um terço da quantidade prevista no parágrafo anterior. 

 

  • 6° Será constituído novo comitê até seis meses do término do mandato do comitê vigente, de maneira a garantir a transferência do conhecimento e a continuidade das ações.

 

  • 7° O comitê reunir-se-á trimestralmente, ordinariamente, ou a qualquer tempo, sempre que necessário, por convocação do presidente.

 

  • 8° A participação no comitê e subcomitês deverá ser consignada nos assentamentos funcionais dos servidores com a finalidade de reconhecimento e valorização, a critério do conselheiro supervisor.

 

  • 9° O comitê deverá apresentar, anualmente, Plano de Trabalho em que se definam as ações e objetivos do exercício, compreendendo, no mínimo, uma ação de cada subcomitê.

 

Art. 36. Ficam definidos os seguintes subcomitês temáticos, os quais deverão desempenhar as funções explicitadas abaixo:

 

I – Acompanhamento da Gestão de Contratações

 

  1. propor indicadores, metas e modelo de monitoramento;…”

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as informações necessárias para compreender o que é o visual Law, além de claro, para também saber o que é CNJ visual law.

4444 (9)

 

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
4.000 Processos Monitorados
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
30 Usuários Inclusos
checkmark m
200.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO GROWTH +
checkmark m
Suporte VIP
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Peticionamento Automático (em breve)
checkmark m
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
2000 Processos Monitorados
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
15 Usuários Inclusos
checkmark m
100.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO STANDARD +
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Cobranças Personalizadas
checkmark m
Automação de Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
500 Acessos para clientes
checkmark m
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Processos Monitorados
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
50.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
200 Acessos para clientes
checkmark m
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Processos Monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
20.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO START +
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
LCRM e Gerador de Propostas
checkmark m
100 Acessos para clientes
checkmark m
*Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
100 processos monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
5.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Processos Ilimitados
checkmark m
Dashboard
checkmark m
Juris.ai
checkmark m
Agenda
checkmark m
Pessoas
checkmark m
Processos e Casos
checkmark m
Movimentações
CNJ visual law: tudo que você precisa saber
business woman works on laptop in office. modern building, finan

24/07/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos