O advento da internet possibilitou o surgimento de inúmeros canais, mídias e recursos de divulgação. De acordo com dados do Google, são mais de 100 bilhões de pesquisas feitas por dia no site de buscas; no Brasil, cerca de 100 milhões de pessoas passam 9 horas por dias conectados, especialmente nas redes sociais.
É nesse contexto de uso exponencial das plataformas online, que o marketing digital aparece como uma ferramenta importante para todos os tipos de empreendimentos.
O marketing digital consiste em um conjunto de atividades que uma empresa realiza em ambientes online, reunindo esforços para atrair clientes, criar ofertas, realizar negociações e fornecer informações sobre determinados produtos e atividades relacionadas.
Dessa forma, é possível oferecer uma grande multiplicidade de mercadorias e trabalhos, desde instalações industriais até prestações de serviço na área de advocacia.
No caso específico do âmbito jurídico, ou seja, o marketing para advogados e escritórios de advocacia, pode-se investir no chamado “Marketing Jurídico Digital”, que oferece grandes possibilidades de sucesso para as empresas.
Vale ressaltar que essa espécie de subgrupo do Marketing Digital surgiu pela necessidades das advocacias que se fazerem presente no mundo online, no entanto, o diferencial está nas determinações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que estabelece um código de ética específico para o uso das mídias digitais.
LinkedIN
O LinkedIN é a maior rede social de negócios de todo o mundo, presente em mais de 200 países. O Brasil é o terceiro maior mercado na plataforma, com mais de 29 milhões de usuários. Lá, é possível encontrar todos os tipos de serviços, empreendimentos e empresas, além de ser um canal eficiente para divulgação de informações e oferta de empregos. Assim, é importante que os advogados tenham um perfil no LinkedIN e os escritórios, uma página. Para isso, é necessário manter uma periodicidade de divulgação, aumentar a rede de contatos e manter as redes atualizadas. Vale ressaltar a importância de orientar os conteúdos também no LinkedIN. Ou seja, se um escritório de advocacia trabalha com normas técnicas para indústria de medicamentos, cosméticos e na área medicinal, pode ser interessante alinhar temas que dizem respeito a equipamentos como freezer para laboratório, vidrarias e aparelhos de armazenamento. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
A aplicação do Marketing Jurídico Digital para escritórios e advogados
Como qualquer atividade no âmbito jurídico, o marketing digital para escritórios de advocacia e advogados necessita de um planejamento estratégico, isto é, um projeto objetivo, claro e informativo sobre as ações adotadas para atingir um determinado objetivo. Na Publicidade, um conceito que ajuda muito na hora de elaborar o plano é colocar em prática os 8 P’s do Marketing, que são:- O produto;
- O preço;
- A praça;
- A promoção;
- O posicionamento;
- As pessoas;
- Os processos;
- A performance.