Processo eletrônico: A alternativa que irá lhe ajudar a diminuir os prazos processuais do seu escritório de advocacia

3 (3)

21/09/2022

Sumário

A tecnologia vem revolucionando todas as áreas do mundo, e o mercado jurídico não escapa dessa, já que diversas inovações e possibilidades já foram desenvolvidas nos últimos anos, visando entregar uma maior praticidade, agilidade e segurança, tanto para os escritórios de advocacia em si, quanto para os profissionais e clientes, e como exemplo de tais possibilidades, é possível citar o processo eletrônico. Contudo, mesmo que estas inovações possuam uma grande influência sobre todo o mercado e seus estabelecimentos, não podemos ignorar o fato de que ainda existem muitos profissionais (principalmente os que entraram no mercado há pouco tempo) que não conhecem a existência destas novas possibilidades, não sabem como utilizá-las, suas principais finalidades e vantagens, entre outros. Por conta desta falta de informação, significativa parte do mercado jurídico está apresentando malefícios, como por exemplo, a perda de clientes e de destaque para os concorrentes. Para acabar com este problema de uma vez por todas, e assim, possibilitar que todos os escritórios de advocacia cresçam, e se destaque aquele que realizar os melhores investimentos, nós da EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações referentes ao Processo eletrônico, uma das inovações que mais marcaram este mercado.

Mas afinal, o que é um Processo eletrônico?

Como o próprio nome explica, um processo eletrônico nada mais é do que um processo jurídico que está sendo solucionado e resolvido de forma completamente digital, deixando completamente para trás a necessidade de papéis ou documentos físicos, os quais tendem a atrasar e entregar inúmeros pontos negativos para o processo em si. Este tipo de processo foi desenvolvido por conta do grande avanço da tecnologia, a qual possibilitou que mesmo fazendo uso da internet e aparelhos eletrônicos, estes processos fossem devidamente validados e acessados com segurança, evitando as fraudes, as quais poderiam se tornar um grande problema caso a segurança fosse uma falha.

Quais as vantagens de utilizar este tipo de processo?

Vale dizer que estes processos estão começando a ser cada vez mais utilizados, já que as suas vantagens e características únicas chamam a atenção de todos, tanto dos profissionais de direito (advogados na maioria dos casos), quanto dos clientes, e para lhe auxiliar a entender ainda melhor a importância de um Processo eletrônico, resolvemos separar tais vantagens e características. É importante ressaltar que buscamos separar somente as características que mais chamam a atenção do público no geral, as quais consideramos como principais, pois seria impossível comentarmos sobre todas as características deste tipo de processo em somente um artigo.

Agilidade

A agilidade é a primeira característica que deve ser citada, já que um dos principais objetivos que os processos eletrônicos possuem, como já foi citado mais acima, é potencializar a agilidade de um processo, levando a sua finalização o mais breve possível, algo extremamente positivo para os clientes e advogados. Tal agilidade é possível ser observada por conta da falta de necessidade dos documentos e arquivos físicos, os quais costumam tomar grandes períodos de tempo para serem impressos, enviados, assinados, entre outros.

Segurança

A segurança é outro ponto marcante de um Processo eletrônico, já que diferentemente do que muitos pensam, estes processos são realizados com criptografia de ponta e um sistema de segurança bem projetado e desenvolvido, evitando que os arquivos fiquem disponíveis para todos (só é possível acessar com a permissão e senhas), e além disso, tais sistemas também auxiliam a comprovar a autenticidade do processo em si.

Facilidade e praticidade no acesso

Como a internet já dominou todos os cantos do mundo na atualidade, também vale dizer que estes processos tendem a proporcionar uma maior facilidade no acesso, já que a partir de qualquer aparelho eletrônico (computadores, celulares, tablets, notebooks, entre outros), é possível acessar tais processos. Vale relembrar que o seu acesso só será permitido quando as credenciais para descriptografar o processo estiverem em sua posse.

Modernidade

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar sobre a modernidade e praticidade geral que um Processo eletrônico tende a trazer, tanto para o escritório, quanto para os clientes, já que a tecnologia possui o objetivo de adaptar todo o mundo, e por conta disso, é uma grande tendência que futuramente só existam processos eletrônicos.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
23/12/2022