Processo judicial eletrônico: Conheça a inovação digital que chegou para revolucionar o mercado e o mundo jurídico!

3 (21)

23/12/2022

Sumário

Como você já deve ter notado, a tecnologia e a internet estão em busca de adaptar e revolucionar todo o mundo, em busca de entregar maior facilidade e praticidade para a vida e o trabalho de todos. Quando falamos sobre o mercado jurídico, com certeza uma das maiores inovações que vem à mente dos profissionais é o processo judicial eletrônico.

Entretanto, ainda podemos observar que muitas pessoas desconhecem a existência e definição deste tipo de processo, e por conta disso, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações que se referem ao processo judicial eletrônico e a certificação digital no artigo a seguir.

A importância da tecnologia para a advocacia

Mesmo que muitos não aceitem, é um fato que a tecnologia está dominando todas as áreas, como a própria advocacia, e por conta disso, inúmeras inovações eletrônicas podem ser observadas no dia a dia dos advogados.

Dentre todas as principais mudanças que aconteceram nos últimos anos, com certeza o desenvolvimento do processo judicial eletrônico e da certificação digital foram as maiores, já que as mesmas trouxeram milhares de possibilidades para estes profissionais, além de aumentar a praticidade e facilidade geral de algumas de suas atividades.

É surreal pensar que há algum tempo, os advogados necessitavam ficar horas e horas digitando petições nas famosas e tradicionais máquinas de escrever, algo que hoje em dia pode ser feito em instantes, bastando um computador ou celular e internet.

Além de facilitar o trabalho em si, não podemos negar que a economia de tempo e de recursos também fazem parte das principais vantagens e benefícios que a tecnologia trouxe para a advocacia em si. Na atualidade, é impossível falarmos sobre advocacia sem pensarmos na tecnologia e suas influências, um ponto que demonstra o grande impacto que a tecnologia possui nesta área.

Mas afinal, o que é um processo judicial eletrônico?

Pode-se dizer que o mundo jurídico já estava em busca de uma alternativa para desmaterializar os processos jurídicos há algum tempo, e com o desenvolvimento da ideia, e criação do processo judicial eletrônico, este objetivo se tornou ainda mais próximo. Na atualidade, a grande maioria dos processos funcionam de forma eletrônica, e por conta disso, os escritórios de advocacia precisaram se adaptar.

 

 

Bom, quando falamos sobre processo judicial eletrônico, estamos nos referindo a um processo completamente digitalizado e que permanece salvo e armazenado na internet. Este tipo de processo foi desenvolvido por conta do grande aumento de demanda que o mercado jurídico apresentou nos últimos anos, necessitando que algumas atividades se tornassem mais práticas e que não tomassem tanto tempo.

Assim, foi encontrada uma maneira que além de tornar algumas atividades mais práticas, também auxilia a agilizar todo o processo em si, e por isso, se popularizou por todo o mundo de forma extremamente rápida.

Vale dizer que a grande maioria dos tribunais contam com sistemas digitais próprios, os quais guardam informações em banco de dados e também apresentam a possibilidade de interagir com os advogados por meio virtual.

Relação do processo judicial eletrônico com a certificação digital

É impossível falar sobre o processo judicial eletrônico sem citarmos e explicarmos a certificação digital e a relação que estes dois termos possuem. Bom, como o próprio nome indica, a certificação digital se trata de um sistema onde um determinado indivíduo (normalmente advogados, juízes, entre outros) conseguem enviar e receber dados de forma totalmente segura e digital, sem a necessidade de emitir documentos físicos ou se encontrarem pessoalmente para isso.

Esta certificação utiliza a digital do profissional, e por isso, é quase impossível de ser fraudada. Como se já não bastasse, também devemos citar que esta certificação utiliza da criptografia para garantir máxima proteção em todos os envios e a autenticidade dos documentos e dados.

Tendo isso em mente, podemos afirmar que tanto a certificação digital quanto o processo judicial eletrônico são duas das maiores inovações que a tecnologia trouxe para o mercado jurídico. Vale dizer que estas duas inovações costumam ser utilizadas em conjunto, já que todos os processos exigem o envio de dados e documentações, e para realizar este envio em processos eletrônicos, é utilizado a certificação digital.

 

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
23/12/2022