Sistema judicial e tecnologia: Entenda como o sistema jurídico e o funcionamento dos escritórios de advocacia sofreram alterações com o desenvolvimento da tecnologia!

2 (10)

22/01/2023

Sumário

Pode-se dizer que toda a área jurídica ganhou uma maior atenção de toda a população durante os últimos anos, algo que pode ser comprovado quando vamos observar o número crescente de estudantes e profissionais de direito. Isso se deve a inúmeros pontos e fatores diferentes, entretanto, com certeza podemos afirmar que a tecnologia possui um papel fundamental para possibilitar este crescimento, já que, por meio dela, toda a área jurídica, suas possibilidades e suas ferramentas foram potencializadas. Por conta disso, podemos observar inúmeras pesquisas relacionando o sistema judicial e a tecnologia na atualidade.

 

De certa maneira, existem milhares de pontos que podem ser citados em meio a esta relação, entretanto, alguns apresentam uma maior relevância e influência, principalmente para aquelas pessoas que estão em busca de participar, ou até mesmo que já participam do mercado jurídico. Vale citar que algumas das possibilidades entregues pela tecnologia fizeram com que todo o trabalho dentro de um escritório de advocacia se tornasse mais prático, eficiente e ágil.

 

Tendo em mente estes pontos, nós da equipe EasyJur resolvemos auxiliar todos os estudantes e profissionais de direito a estarem preparados para lidar com o mercado de trabalho de uma maneira mais eficiente, e por isso, separamos todas as principais informações referentes ao sistema judicial e à tecnologia, algo que poderá ser observado no decorrer do artigo a seguir, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.

Mas afinal, o que é o sistema judicial?

De maneira geral, podemos definir o sistema judicial como todo o sistema que engloba e regulariza a legislação brasileira, os tribunais e as medidas punitivas. Ou seja, este sistema está diretamente ligado aos profissionais de direito (advogados), aos órgãos públicos e judiciais, aos juízes, as normas, leis e regras que constituem a legislação brasileira, entre outros.

2 (8)
2 (8)

Por que a tecnologia modificou o funcionamento deste sistema?

Como você já deve saber, a tecnologia não modificou somente o funcionamento do sistema judicial em si, mas sim o funcionamento de todos os outros sistemas, setores, áreas e ramos do mundo, já que o principal objetivo apresentado pela tecnologia é o de trazer maior praticidade, facilidade e eficiência para a vida de todos.

 

Sendo assim, quando pensamos na tecnologia e no sistema judicial em conjunto, conseguimos traçar inúmeras possibilidades jurídicas que só se tornaram possíveis por conta da tecnologia, como por exemplo: processos eletrônicos, gestão jurídica eficiente, contratos e documentos digitais, entre inúmeros outros.

Qual a ligação da tecnologia com os escritórios de advocacia na atualidade?

Toda a área jurídica foi completamente transformada e revolucionada pela tecnologia, assim como todas as demais áreas do mundo, algo que já foi citado acima, e por conta disso, também podemos observar mudanças dentro dos escritórios de advocacia, as quais tornaram o trabalho dentro destes estabelecimentos mais práticos e eficientes, algo vantajoso não somente para os advogados em si, mas também para os clientes que terão os seus processos resolvidos com maior agilidade, e até mesmo para o sistema judicial, o qual deverá apresentar um menor acúmulo de processos para serem resolvidos.

Principais vantagens da tecnologia para os escritórios

Para lhe ajudar a entender ainda melhor todas as possibilidades, inovações e vantagens que a tecnologia trouxe para os escritórios de advocacia em si, resolvemos separar 3 tópicos que conseguem explicar com total clareza estes pontos sendo eles:

Maior produtividade

A produtividade dentro dos escritórios de advocacia que apresentam certos investimentos na tecnologia, como por exemplo, em softwares jurídicos, apresenta um nível extremamente superior aos escritórios mais tradicionais, possibilitando que os advogados lidem com uma demanda jurídica ainda maior.

Maior organização e segurança

Também vale dizer que existem ferramentas tecnológicas que possibilitam com que os escritórios de advocacia apresentem uma maior organização e segurança, tanto em relação aos seus dados em específico, quanto nos dados de seus clientes e dos processos que os envolvem.

Destaque no mercado e satisfação dos clientes

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que a maior produtividade leva o escritório de advocacia a potencializar a satisfação dos seus clientes que terão os seus processos resolvidos com maior agilidade, gerando assim, destaque no mercado para o escritório. Com isso, você já sabe de tudo que relaciona o sistema judicial e a tecnologia na atualidade.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
03/02/2023