Com certeza a gestão jurídica já é considerada como uma das principais ferramentas que existem dentro do mercado jurídico na atualidade, já que a mesma está sendo implementada e investida em diversos escritórios de advocacia, e na grande maioria dos casos, os retornos são vistos de forma extremamente rápida. Contudo, por se tratar de uma ferramenta que ainda está ganhando o seu espaço, vale dizer que ainda existem muitos profissionais que desconhecem completamente o que é gestão jurídica e até mesmo a sua importância.
Esta falta de conhecimentos acaba se tornando um ponto negativo para os escritórios de advocacia em si, já que sem a gestão jurídica, eles não conseguem superar as suas próprias barreiras e limites, e assim, acabam ficando para trás de seus concorrentes no mercado.
Visando este problema que está impedindo que diversos escritórios de advocacia cresçam na atualidade, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as formações referentes a este assunto no artigo a seguir, portanto, tente se atentar ao máximo no mesmo.
Mas afinal, o que é gestão jurídica?
Bom, antes de tudo, é fundamental comentarmos um pouco sobre o que é gestão jurídica, para que assim, você assimile completamente a sua definição, criando uma boa base de conhecimentos, e consequentemente, possibilitando que a gente se aprofunde um pouco mais no assunto.
De maneira geral, a gestão jurídica se refere diretamente a todos os tipos de gestões possíveis que podem ser inseridas e implementadas dentro de um escritório de advocacia, as quais visam potencializar a sua eficiência, produtividade e resultados.
Essa gestão costuma envolver 3 áreas distintas, a de informações (sobre o próprio escritório e de seus clientes), a de processos jurídicos (as movimentações de cada caso e processo do escritório) e por fim, mas não menos importante, a financeira e administrativa, as quais não necessitam de uma explicação profunda por envolverem uma grande amplitude.
Esta gestão é realmente necessária?
Muitos advogados ainda não conhecem e não entendem a verdadeira importância que este tipo de gestão possui, mas este problema pode ser entendido, já que a maior parte das dúvidas são ocasionadas por conta de uma principal, a que diz respeito ao “O que é gestão jurídica” que já foi citada mais acima. Contudo, é possível afirmar com toda a certeza que esta gestão é realmente necessária e importantíssima para qualquer escritório de advocacia que deseje crescer, evoluir e se desenvolver dentro do mercado.
Quais são os benefícios e vantagens que ela traz para os escritórios?
Para lhe ajudar a entender ainda melhor O que é gestão jurídica e a sua verdadeira importância, resolvemos separar 4 tópicos que conseguem explicar com total clareza as suas vantagens e benefícios, sendo eles:
Produtividade
A produtividade pode e deve ser citada em primeiro lugar na lista das principais vantagens que a gestão jurídica entrega para os escritórios, já que ela visa adaptar o método utilizado para realizar cada atividade do estabelecimento, visando a maior produtividade e eficiência.
Tempo livre
Esta gestão também tende a oferecer um maior tempo livre para os advogados, algo que possibilita um aumento ainda maior da sua produtividade, já que diversas atividades (como a gestão de processos) passam a ser realizadas de maneira automática.
Segurança
Com a gestão e controle de todas as áreas do escritório, é um fato que a segurança do mesmo também será potencializada.
Credibilidade com os clientes e crescimento
Como toda a produtividade do escritório irá aumentar, é um fato que a credibilidade e satisfação dos clientes também irão aumentar, e consequentemente, o estabelecimento conseguirá crescer e ganhar espaço no mercado, chamando cada vez mais atenção.
O que é gestão jurídica: Como aplicar esta gestão no seu escritório
Se você deseja usufruir de todas as vantagens e benefícios citados acima, é um fato que a gestão jurídica deve ser aplicada da melhor maneira possível dentro do seu escritório, e na atualidade, não existe uma opção mais versátil e eficiente do que os softwares jurídicos, como por exemplo o da EasyJur, considerado por muitos como a melhor alternativa de todo o mercado brasileiro. Com isso, finalmente pode-se afirmar que você já sabe o que é gestão jurídica e conhece todas as suas principais características.