1 (1)

Tudo que você precisa saber sobre a Gestão Financeira para ter sucesso no seu escritório de advocacia!

21/09/2022

Pode-se dizer que a Gestão Financeira é uma das práticas mais importantes em qualquer mercado, principalmente no jurídico, já que os seus estabelecimentos tendem a lidar com inúmeros documentos, processos e dados diariamente, algo que sem uma gestão e controle de eficiência e segurança, com certeza acabará prejudicando e influenciando de forma negativa a produtividade do negócio em si.

Contudo, mesmo sendo um termo que se refere a algumas práticas essenciais, vale dizer que ainda existem muitas pessoas que desconhecem completamente a definição e principais características da Gestão Financeira dentro do mercado financeiro, e como consequência, também não sabem como aplicar uma gestão e controle eficientes.

Estes indivíduos e seus estabelecimentos são diretamente prejudicados, já que a concorrência deverá passar a sua frente em todos os quesitos possíveis, impedindo o seu desenvolvimento no mercado. Para acabar com este problema de uma vez por todas, nós do EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações importantes que você deve saber em relação a Gestão Financeira dentro do mercado jurídico, para assim, potencializar ao máximo o seu escritório de advocacia.

Mas afinal o que é gestão financeira?

Antes de tudo, é extremamente importante explicarmos com detalhes a definição de Gestão Financeira, já que somente criando uma base de conhecimentos sólida, você conseguirá entender todos os outros pontos e principais características deste termo. Felizmente, este conceito possui um sentido extremamente simples de se entender, ainda mais quando pensamos que o seu nome já consegue resumi-lo muito bem. 

De maneira geral, a Gestão Financeira é considerada como um conjunto de ações, práticas, estratégias, métodos e processos que possuem o objetivo de controlar, analisar e até mesmo planejar as atividades financeiras de uma determinada empresa, no caso do mercado jurídico, do escritório de advocacia.

Não é nenhuma novidade a grande importância que as atividades financeiras possuem para um negócio, certo? Já que mesmo tendo tudo para ter sucesso, se algum erro ou equívoco for cometido sobre estas atividades, um grande problema poderá ser desenvolvido, levando a empresa à falência total.

É realmente necessário aplicar a Gestão Financeira dentro do mercado jurídico?

Dentro do mercado jurídico, por conta da grande diversidade de documentos, clientes e processos que os escritórios lidam diariamente, alguns erros na área financeira podem vir a ocorrer, e para evitar ao máximo esses riscos, além de claro, entregar mais algumas vantagens para o escritório, pode ocorrer o investimento na Gestão Financeira.

Na grande maioria dos casos, esta gestão é realizada por profissionais de administração contratados pelo próprio escritório, entretanto, também existe a possibilidade de terceirizar uma empresa de contabilidade, a qual ficará encarregada de lidar completamente com a gestão da parte de finanças do seu escritório.

Conheça os principais objetivos desta gestão

Como observado acima, a Gestão Financeira possui uma influência direta na área financeira do escritório ou de qualquer outro estabelecimento. Contudo, mesmo sabendo dessa característica, vale dizer que ainda existem muitas pessoas que não entendem os verdadeiros objetivos e a importância de investir nesta gestão dentro do mercado jurídico.

Bom, pode-se afirmar que a gestão financeira é a alternativa mais eficiente, segura e barata de potencializar a produtividade e eficiência de um escritório de advocacia, já que uma maior organização e controle significa um maior tempo livre e disponibilidade dos advogados, resultando em uma maior produtividade, satisfação dos clientes, destaque no mercado, e para complementar, maiores lucros.

Porém, essa gestão não entrega somente novos pontos fortes, já que ela também serve para acabar com alguns problemas que são observados com grande frequência nos escritórios, como a produtividade limitada por falta de tempo, erros nas análises, problemas com a verificação dos processos, entre outros.

Como aplicar a Gestão Financeira dentro do meu escritório?

Existem distintas maneiras de se aplicar a Gestão Financeira dentro de um escritório na atualidade, e por conta disso, é fundamental que você se aprofunde um pouco mais no assunto, analisando com calma as principais opções, e assim, escolhendo aquela que irá satisfazer os seus objetivos e planos.

Porém, não podemos ignorar o fato de que os softwares de gestão jurídica, como por exemplo o EasyJur, costumam ser a opção mais escolhida na atualidade, por conta de suas características únicas, preços, eficiência e segurança.

21/09/2022

1 (1)

Tudo que você precisa saber sobre a Gestão Financeira para ter sucesso no seu escritório de advocacia!

21/09/2022

21/09/2022

Você também pode gostar

21/09/2022