design sem nome (2)

Gestão de processos judiciais: Tudo que você precisa saber para fazer a gestão dos seus processos e potencializar os lucros do seu escritório

11/08/2022

Assim como qualquer outra área presente no mercado e no mundo, a área judiciária está em constante evolução e desenvolvimento, já que a tecnologia está modificando todas as principais tendências que conhecíamos há alguns anos. Por conta disso, diversas maneiras de realizar a gestão de processos judiciais existem na atualidade, algumas mais eficientes do que outras.

Independentemente da eficiência, é certo que todos os advogados que trabalham por conta própria e, principalmente, todos os escritórios de advocacia devem utilizar algum método de gestão para os seus processos, já que somente com tal gestão é possível melhorar o funcionamento de todo o escritório e trabalho, evitando que problemas de controle ou análise aconteçam.

Vale dizer que a gestão de processos judiciais auxilia diretamente na diminuição de alguns procedimentos burocráticos e repetitivos que todos os advogados já conhecem, além de entregar um maior tempo livre para todos os profissionais de um escritório, possibilitando a potencialização dos lucros e fama no mercado. Se você possui algum interesse por tais aspectos, recomendamos que preste muita atenção em todas as informações e dicas que serão citadas a seguir,

Mas afinal, o que é gestão de processos judiciais?

Antes de tudo, devemos falar sobre a definição do termo gestão de processos, já que muitas pessoas que estão adentrando agora no mercado judicial ainda desconhecem tal ponto, e consequentemente não sabem da sua importância.

Como você já deve ter notado, a área jurídica possui um envolvimento com diferentes setores, assuntos e tópicos, principalmente por conta das leis. Por conta disso, a organização é algo que não pode faltar dentro desta área, ainda mais quando nos referimos a um advogado ou um escritório de advocacia, onde inúmeros processos são discutidos e solucionados diariamente, algo que ocasionaria uma tremenda confusão e diversos problemas caso não fosse feito em conjunto com um bom controle e organização.

Como um escritório tende a apresentar distintos setores, também é comum observamos que a gestão é feita de forma extremamente ampla, já que todos os setores devem trabalhar de forma eficiente e pensando nos demais, permitindo que todo o escritório tenha um bom desempenho e rendimento, e por conta disso, fazer a gestão de processos jurídicos não é algo tão simples e prático.

 

Qual o verdadeiro objetivo destes processos?

A gestão dentro da área jurídica possui diversos objetivos distintos, entretanto, podemos dizer que o principal é a otimização de todos os recursos e processos que um escritório de advocacia possui, algo que conseguirá garantir um andamento eficiente e estabilizado de todos os seus departamentos, áreas e atividades (inclusive as diárias). Com isso, os funcionários conseguem acompanhar os procedimentos jurídicos que a advocacia está envolvida, algo essencial para aqueles advogados que estão em busca de alcançar os resultados de seus clientes em meio ao processo.

A verdade é que existem várias maneiras de realizar a gestão de processos dentro de um escritório de advocacia, algumas mais práticas e outras mais demoradas e complexas, algo que varia com o serviço investido pela advocacia em si. 

Contudo, é necessário sempre se atentar à necessidade que o escritório possui de acordo com o seu tamanho e quantidade de processos, já que no ínicio (escritórios com poucos casos), é possível utilizar alternativas mais simples que apresentam valores menores, entretanto, chegará um momento que tais alternativas impedirão que o seu escritório continue se desenvolvendo, sendo necessário escolher outra alternativa com maiores investimentos.

333

 

Pontos fortes da gestão de processos para um escritório de advocacia

A gestão dentro de um escritório de advocacia que visa os processos jurídicos entrega uma infinidade de pontos fortes e benefícios, entretanto, podemos citar os seguintes pontos como os principais:

  • Maior produtividade;
  • Maior economia;
  • Maiores lucros;
  • Agilidade nos processos e atividades;
  • Maior controle de todos os processos e áreas;
  • Modernidade e inovação;
  • Entre outros.

Melhor alternativa para realizar a gestão no seu escritório

Contudo, agora que você já sabe a definição e todas as principais características da gestão de processos de um escritório de advocacia, deve estar se perguntando qual a melhor alternativa para realizar tal gestão de forma eficiente, certo? Bom, existem diversas maneiras, entretanto, por meio de softwares jurídicos que disponibilizam um bom sistema de gestão é a maneira mais prática, simples e eficiente, e dentre as principais opções do mercado, podemos citar o próprio EasyJur, que é extremamente reconhecido por conta de sua eficiência e praticidade.

11/08/2022

design sem nome (2)

Gestão de processos judiciais: Tudo que você precisa saber para fazer a gestão dos seus processos e potencializar os lucros do seu escritório

11/08/2022

11/08/2022

Você também pode gostar

11/08/2022