Os termos Visual law e legal design com certeza já cruzaram a sua vida em algum momento, principalmente se você está presente ou pretende estar presente futuramente no mercado jurídico. Entretanto, será que você realmente conhece os conceitos e diferenças entre os dois termos?
Caso a sua resposta seja não, não se preocupe! Nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações necessárias para compreender o Visual law e legal design e suas diferenças no artigo a seguir.
Mas afinal, o que é o Legal Design?
Quando nos referimos ao legal design, podemos dizer que o mesmo começou a ser utilizado pela diretora do The Legal Design Lab, mais conhecida como Margaret Hagan. Sabendo disso, resolvemos levar a definição dada pela mesma como uma das principais, a qual pode ser encontrada no livro Law by Design:
O Legal Design se trata de uma aplicação do design centrado no próprio ser humano dentro do mundo do direito, e assim, possui o objetivo de tornar os sistemas e serviços jurídicos mais centrados em nós, seres humanos, tornando-o mais utilizáveis e satisfatórios.
Em outras palavras, levando em consideração um conceito que é mais aceito por todos na atualidade, podemos dizer que o Legal Design se trata de uma abordagem que busca fazer uso de metodologias e ferramentas de Experiência do Usuário e também do Design.
Existem diversos objetivos que podem ser ligados ao Legal Design, mas de certo o de desenvolvimento de produtos jurídicos é um dos principais. Porém, muitas pessoas sentem dificuldades de entender o que são produtos jurídicos, por isso, devemos explicá-los e exemplificá-los. Como estes produtos, podemos entender os seguintes itens: produtos, serviços, processos, enfim, soluções para o setor jurídico.
E o que é o Visual Law?
Para prosseguir no artigo, e assim, garantir que você realmente entenderá tudo referente ao Visual law e legal design, agora chegou a vez de falarmos exclusivamente do Visual Law, e logo em seguida, sobre a principal diferença que existe entre estes dois termos que são muito confundidos na atualidade.
Sendo assim, podemos dizer que o Visual Law se trata de um dos diversos aspectos ligados ao Legal Design. Como você já sabe, o Legal Design se trata da aplicação direta dos processos de design no desenvolvimento de soluções para melhorar produtos jurídicos.
Tendo isso em mente, o Visual Law busca trazer melhorias para os aspectos visuais dentro do direito. Existem diversos benefícios relacionados a aplicação do Visual Law, e os principais podem ser definidos como:
- Consegue facilitar a transmissão de informações em peças de teor jurídico;
- Consegue tornar mais agradável toda a leitura de documentos;
- Facilita toda a compreensão e retenção de informações.
Entenda as principais diferenças entre Visual law e legal design
Como citado acima, o Visual law e legal design são dois termos distintos, entretanto, que são confundidos e associados de forma errada constantemente, principalmente por estudantes de direito e novos advogados, uma situação que deve ser mudada o mais breve possível, e por isso, resolvemos separar as suas principais diferenças.
Na grande realidade, existe uma diferença que com certeza lhe ajudará a nunca mais confundir o Visual law e legal design, que é: o conceito por trás da abordagem dos dois conceitos.
Enquanto o Visual Law busca focar somente no uso de elementos visuais para tornar toda a informação jurídica mais acessível, o Legal Design busca fazer uma utilização total dos princípios de design, com o objetivo de criar soluções jurídicas mais eficientes e visualmente atraentes.
Entenda a legislação por trás do marketing jurídico
Para finalizar este artigo com chave de ouro, e assim, realmente garantir que você está por dentro de tudo que diz respeito ao Visual law e legal design, julgamos fundamental que você entenda que o marketing jurídico deve seguir regras e normas definidas pela OAB.
E por esse motivo o Visual law e legal design foram criados e desenvolvidos, e assim, se tornaram tão populares na atualidade, já que eles conseguem proporcionar uma maior divulgação e chamar uma maior atenção de possíveis clientes para o advogado ou escritório.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário para compreender o conceito, objetivos e a importância de investir no Visual law e legal design. Vale lembrar que, caso você ainda tenha alguma dúvida ou questionamento relacionado ao assunto, ou até mesmo sobre qualquer outro tema ligado ao mundo jurídico, você pode utilizar dos demais artigos da EasyJur como fonte de consulta, e assim, sanar completamente as suas dúvidas.