logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

5 (17)

Usufruto de inventário para viúva: tudo que você precisa saber

Por Easyjur

Por Easyjur

Pode-se dizer que, na atualidade, o inventário se trata de um dos processos jurídicos que mais envolvem dúvidas, questionamentos e confusões em toda população brasileira. Para aqueles que não conhecem, tal procedimento se trata de uma das etapas que devem ser cumpridas para realizar a transferência de patrimônio de um indivíduo que faleceu, visando os seus herdeiros legais, ou seja, o inventário faz parte do processo geral da herança. Quando vamos observar de perto, podemos notar que existem dúvidas ligadas a definição, as principais características e a situações específicas, como Usufruto de inventário para viúva.

Infelizmente, mesmo na atualidade, com o grande avanço da tecnologia e internet, ainda existem pouquíssimas plataformas e fontes confiáveis que entregam informações verdadeiras e sem a presença da linguagem jurídica relacionadas ao inventário.

Visando este problema, e com o principal objetivo de dar um fim ao mesmo de uma vez por todas, nós da equipe EasyJur resolvemos desenvolver e disponibilizar este artigo, onde falaremos sobre todas as informações necessárias para que você compreenda o Usufruto de inventário para viúva. Sendo assim, é fundamental que você se atente ao máximo possível em todo o artigo abaixo.

O que é usufruto?

Bom, para iniciarmos este artigo, é fundamental explicarmos a definição por trás de usufruto, já que a grande maioria das dúvidas que relacionam o Usufruto de inventário para viúva acabam vindo de questionamentos mais básicos. Assim, você conseguirá desenvolver uma base ampla e sólida de informações, a qual possibilitará com que nos aprofundamos no assunto aos poucos.

Pode-se dizer que o termo “usufruto” se originou do latim, e assim, significa “usos dos frutos”. Quando vamos observar o seu conceito dentro do mundo jurídico na atualidade, podemos dizer que o mesmo se refere a um direito que é dado a uma pessoa (denominada como usufrutuário), para que tal indivíduo possa utilizar um determinado bem que pertence a outro por um determinado período de tempo.

De acordo com o nosso Código Civil, o usufruto pode incidir sobre um ou diversos bens, móveis, imóveis, um patrimônio inteiro ou até mesmo uma parte dele. Observando na prática, o usufruto se trata de uma alternativa que visa doar bens para outra pessoa ainda em vida.

55 (2)

Conheça os diferentes tipos de usufruto

Não basta compreender a definição do usufruto comum. Na grande realidade, é fundamental que você conheça os diferentes tipos de usufruto que existem dentro do Brasil na atualidade, para que assim, possa compreender o Usufruto de inventário para viúva.

Bom, podemos lhe adiantar que existem 3 tipos distintos de usufruto, sendo eles:

  • Temporário: Quando falamos sobre o usufruto temporário, como o seu próprio nome entrega, estamos nos referindo a um usufruto que apresenta um contrato que determina um período de tempo, o qual se refere ao tempo em que o doador escolheu para que a doação termine.
  • Vidual: No caso do usufruto vidual, estamos nos referindo ao usufruto em que a doação ocorre permanentemente, visando assim, evitar conflitos ou até mesmo o inventário;
  • Vitalício: Por fim, também existe o usufruto vitalício, onde a doação permanece até o usufrutuário falecer. Na grande maioria dos casos, esta alternativa é utilizada para doar bens de pais para filhos, já que, caso o doador faleça, o usufruto chega ao fim, fazendo com que o filho ganhe a propriedade do bem doado.

Usufruto de inventário para viúva: Entenda o que ocorre!

Quando relacionamos o inventário com o usufruto, muitas dúvidas acabam surgindo, algo que já comentamos mais acima, como por exemplo, a dúvida ligada ao Usufruto de inventário para viúva. De maneira geral, podemos dizer que um bem que foi doado através do usufruto só acaba entrando no inventário em 1 caso específico: quando o usufruto foi realizado de forma temporária.

Nos demais casos (usufruto vitalício e usufruto vidual), o bem doado acaba ganhando um novo proprietário, e por isso, o mesmo não acaba entrando no inventário.

Conheça a legislação do inventário

Para finalizar este artigo com chave de ouro, nós da equipe EasyJur julgamos ser fundamental desenvolver este tópico, onde separamos brevemente uma citação do Novo CPC, o principal responsável por regulamentar e reger as normas e regras deste processo dentro do Brasil.

“… Art. 659. A partilha amigável, celebrada entre partes capazes, nos termos da lei, será homologada de plano pelo juiz, com observância dos arts. 660 a 663 .

  • 1º O disposto neste artigo aplica-se, também, ao pedido de adjudicação, quando houver herdeiro único.

555 (2)

  • 2º Transitada em julgado a sentença de homologação de partilha ou de adjudicação, será lavrado o formal de partilha ou elaborada a carta de adjudicação e, em seguida, serão expedidos os alvarás referentes aos bens e às rendas por ele abrangidos, intimando-se o fisco para lançamento administrativo do imposto de transmissão e de outros tributos porventura incidentes, conforme dispuser a legislação tributária, nos termos do § 2º do art. 662 .

 

 Art. 660. Na petição de inventário, que se processará na forma de arrolamento sumário, independentemente da lavratura de termos de qualquer espécie, os herdeiros:

 

I – requererão ao juiz a nomeação do inventariante que designarem;

 

II – declararão os títulos dos herdeiros e os bens do espólio, observado o disposto no art. 630 ;

 

III – atribuirão valor aos bens do espólio, para fins de partilha.

 

 Art. 661. Ressalvada a hipótese prevista no parágrafo único do art. 663 , não se procederá à avaliação dos bens do espólio para nenhuma finalidade.

 

 Art. 662. No arrolamento, não serão conhecidas ou apreciadas questões relativas ao lançamento, ao pagamento ou à quitação de taxas judiciárias e de tributos incidentes sobre a transmissão da propriedade dos bens do espólio.

 

  • 1º A taxa judiciária, se devida, será calculada com base no valor atribuído pelos herdeiros, cabendo ao fisco, se apurar em processo administrativo valor diverso do estimado, exigir a eventual diferença pelos meios adequados ao lançamento de créditos tributários em geral.

 

  • 2º O imposto de transmissão será objeto de lançamento administrativo, conforme dispuser a legislação tributária, não ficando as autoridades fazendárias adstritas aos valores dos bens do espólio atribuídos pelos herdeiros.

 

 Art. 663. A existência de credores do espólio não impedirá a homologação da partilha ou da adjudicação, se forem reservados bens suficientes para o pagamento da dívida.

 

Parágrafo único. A reserva de bens será realizada pelo valor estimado pelas partes, salvo se o credor, regularmente notificado, impugnar a estimativa, caso em que se promoverá a avaliação dos bens a serem reservados.

 

 Art. 664. Quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 1.000 (mil) salários-mínimos, o inventário processar-se-á na forma de arrolamento, cabendo ao inventariante nomeado, independentemente de assinatura de termo de compromisso, apresentar, com suas declarações, a atribuição de valor aos bens do espólio e o plano da partilha.

 

  • 1º Se qualquer das partes ou o Ministério Público impugnar a estimativa, o juiz nomeará avaliador, que oferecerá laudo em 10 (dez) dias.

 

  • 2º Apresentado o laudo, o juiz, em audiência que designar, deliberará sobre a partilha, decidindo de plano todas as reclamações e mandando pagar as dívidas não impugnadas.

 

  • 3º Lavrar-se-á de tudo um só termo, assinado pelo juiz, pelo inventariante e pelas partes presentes ou por seus advogados.

 

  • 4º Aplicam-se a essa espécie de arrolamento, no que couber, as disposições do art. 672 , relativamente ao lançamento, ao pagamento e à quitação da taxa judiciária e do imposto sobre a transmissão da propriedade dos bens do espólio.

 

  • 5º Provada a quitação dos tributos relativos aos bens do espólio e às suas rendas, o juiz julgará a partilha.

 

 Art. 665. O inventário processar-se-á também na forma do art. 664 , ainda que haja interessado incapaz, desde que concordem todas as partes e o Ministério Público.

 

 Art. 666. Independerá de inventário ou de arrolamento o pagamento dos valores previstos na Lei nº 6.858, de 24 de novembro de 1980 .

 

 Art. 667. Aplicam-se subsidiariamente a esta Seção as disposições das Seções VII e VIII deste Capítulo.

 

Seção X

Disposições Comuns a Todas as Seções

 

 Art. 668. Cessa a eficácia da tutela provisória prevista nas Seções deste Capítulo:

 

I – se a ação não for proposta em 30 (trinta) dias contados da data em que da decisão foi intimado o impugnante, o herdeiro excluído ou o credor não admitido;

 

II – se o juiz extinguir o processo de inventário com ou sem resolução de mérito.

 

 Art. 669. São sujeitos à sobrepartilha os bens:

 

I – sonegados;

 

II – da herança descobertos após a partilha;

 

III – litigiosos, assim como os de liquidação difícil ou morosa;

 

IV – situados em lugar remoto da sede do juízo onde se processa o inventário.

 

Parágrafo único. Os bens mencionados nos incisos III e IV serão reservados à sobrepartilha sob a guarda e a administração do mesmo ou de diverso inventariante, a consentimento da maioria dos herdeiros.

 

 Art. 670. Na sobrepartilha dos bens, observar-se-á o processo de inventário e de partilha.

 

Parágrafo único. A sobrepartilha correrá nos autos do inventário do autor da herança.

 

 Art. 671. O juiz nomeará curador especial:

 

I – ao ausente, se não o tiver;

 

II – ao incapaz, se concorrer na partilha com o seu representante, desde que exista colisão de interesses.

 

 Art. 672. É lícita a cumulação de inventários para a partilha de heranças de pessoas diversas quando houver:

 

I – identidade de pessoas entre as quais devam ser repartidos os bens;

 

II – heranças deixadas pelos dois cônjuges ou companheiros;

 

III – dependência de uma das partilhas em relação à outra.

 

Parágrafo único. No caso previsto no inciso III, se a dependência for parcial, por haver outros bens, o juiz pode ordenar a tramitação separada, se melhor convier ao interesse das partes ou à celeridade processual.

 

 Art. 673. No caso previsto no art. 672 , inciso II, prevalecerão as primeiras declarações, assim como o laudo de avaliação, salvo se alterado o valor dos bens…”

 

Sendo assim, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que se refere a dúvida sobre o Usufruto de inventário para viúva.

5555 (13)

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
4.000 Processos Monitorados
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
30 Usuários Inclusos
checkmark m
200.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO GROWTH +
checkmark m
Suporte VIP
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Peticionamento Automático (em breve)
checkmark m
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
2000 Processos Monitorados
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
15 Usuários Inclusos
checkmark m
100.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO STANDARD +
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Cobranças Personalizadas
checkmark m
Automação de Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
500 Acessos para clientes
checkmark m
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Processos Monitorados
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
50.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
200 Acessos para clientes
checkmark m
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Processos Monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
20.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO START +
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
LCRM e Gerador de Propostas
checkmark m
100 Acessos para clientes
checkmark m
*Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
100 processos monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
5.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Processos Ilimitados
checkmark m
Dashboard
checkmark m
Juris.ai
checkmark m
Agenda
checkmark m
Pessoas
checkmark m
Processos e Casos
checkmark m
Movimentações
Usufruto de inventário para viúva: tudo que você precisa saber
5 (17)

07/11/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos