logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

4 (2)

Intimação Eletrônica: Domine o Conceito e Aplicação em sua Advocacia

Por Easyjur

Por Easyjur

As intimações eletrônicas se tornaram um dos tópicos mais buscados em meio a internet, e para comprovar tal ponto, basta observarmos a quantidade de pesquisas referentes a “o que significa intimação eletrônica” atualmente.

Estas pesquisas mostram que, mesmo tendo uma grande influência sobre todo o mundo jurídico na atualidade, ainda existem muitas pessoas, que não sabem o que significa intimação eletrônica, e por isso, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações no artigo a seguir.

Mas afinal, o que significa intimação eletrônica?

Para dar início a este artigo, e assim, garantir que no final do mesmo você saberá tudo que diz respeito a o que significa intimação eletrônica, resolvemos começar dando uma maior ênfase para a definição de intimação em si, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos relacionados a este assunto, e consequentemente, poderá se aprofundar no mesmo sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos posteriormente.

Podemos dizer assim, que uma intimação se trata de um ato que busca dar a ciência dos demais atos e termos de um determinado processo, para que assim, os partícipes do mesmo executem uma certa ação. Vale dizer que as intimações podem ocorrer de forma eletrônica ou não, e quando nos referimos as intimações eletrônicas, devemos lembrar que as mesmas são enviadas através de um meio eletrônico de controle de processos.

Quando pensamos na advocacia, podemos dizer que a prática de acompanhar as intimações é algo extremamente importante, já que os advogados precisam estar sempre atentos, para que assim, nenhum prazo acabe sendo perdido. Tendo isso em mente, vale dizer que para realizar o controle das intimações da melhor forma possível, é fundamental que o escritório de advocacia apresente uma boa gestão, algo que pode ser conquistado de diversas maneiras, mas com certeza investir em um software jurídico é uma das melhores alternativas.

O que significa intimação eletrônica: Como obter uma melhor gestão em um escritório de advocacia?

Como você observou, é fundamental que os escritórios de advocacia apresentem uma boa gestão, para que assim, os mesmos possam trabalhar com uma demanda significativa de intimações, sem gerar o risco de perder ou atrasar os prazos das mesmas, algo que com certeza pode gerar inúmeros problemas e consequências.

Contudo, quanto maior a demanda de um escritório, maiores devem ser os seus investimentos em relação a gestão, algo que muitos advogados ainda não entendem, e por isso, resolvemos dar uma maior atenção para este tópico, mostrando as melhores alternativas que um escritório ou que os advogados podem seguir para potencializar a sua gestão.

Bom, com o grande avanço da tecnologia e internet, é um fato que inúmeras alternativas para realizar a gestão jurídica de escritórios acabou aumentando de maneira significativa, e por isso, os advogados podem escolher a opção que mais combina com os seus objetivos, gostos e recursos.

Contudo, ao analisarmos com calma todas as alternativas e os seus resultados, fica bem claro que os softwares jurídicos são de longe a melhor alternativa que qualquer advogado pode optar, já que os seus resultados são impressionantes, e além da gestão, estes softwares também auxiliam o escritório a potencializar inúmeras outras características e pontos.

Caso você tenha criado um maior interesse, também podemos lhe adiantar que o software EasyJur é a melhor alternativa de software jurídico que existe em todo o mercado na atualidade, já que, ao contrário das demais alternativas que buscam apenas trazer algumas complementações para o escritório, o software EasyJur apresenta o objetivo de se tornar um verdadeiro solucionador de problemas, portanto, o mesmo busca auxiliar o escritório a acabar com todos os seus problemas e “erros”.

Por conta disso, os seus resultados acabam surpreendendo todos os advogados e escritórios que decidem realizar o investimento no mesmo.

Conheça as principais diferenças entre as intimações

Agora que você já sabe o que significa intimação eletrônica, chegou o momento de nos aprofundarmos um pouco mais no assunto, e por isso, falaremos sobre as principais diferenças que existem entre as intimações.

Como já foi comentado mais acima, existem dois tipos distintos de intimações, sendo aquelas que são enviadas por meio eletrônico e aquelas que são publicadas nos diários eletrônicos. Quando nos referimos ao segundo caso, podemos dizer que o servidor insere a intimação no jornal eletrônico do tribunal, e assim, a informação acaba sendo disponibilizada ao final do próprio dia.

 

3 (1)
intimação eletrônica

Sendo assim, podemos dizer que a contagem de prazo passa a correr a partir do dia 

posterior em relação a data de publicação, em outras palavras, no primeiro dia útil após a intimação ser publicada.

Por outro lado, a intimação eletrônica acaba funcionando de uma maneira diferente, já que nela, a informação é enviada diretamente ao advogado através de um meio eletrônico, e por isso, o advogado acaba tendo um prazo máximo de dez dias para consultar a informação.

Como funciona a contagem de prazos nas intimações eletrônicas?

Nos aprofundando um pouco mais sobre os prazos das intimações eletrônicas, devemos falar que, caso o advogado faça a consulta da intimação dentro do prazo determinado (dez dias), o prazo da intimação já passará a ser contado, ou seja, a contagem dos prazos ocorre desde o primeiro dia útil em que a consulta a informação for realizada.

Entretanto, caso o advogado não consiga realizar a consulta da intimação dentro dos dez dias, o prazo para a consulta acaba passando a ser considerado o dia da própria publicação daquele ato, ou seja, o dia posterior ao décimo dia em que a intimação foi enviada (11° dia), dando início a contagem dos prazos.

Normas e legislações referentes às intimações eletrônicas

Para finalizar este artigo com chave de ouro, e assim, garantir que você realmente está por dentro de tudo que é necessário para entender o que significa intimação eletrônica, resolvemos separar algumas normas e legislações que se referem às intimações eletrônicas, as quais lhe ajudarão a entender o funcionamento das mesmas.

Para iniciar, separamos a Lei nº 13.105, presente no Novo CPC, a qual entrou em vigor em março de 2015, e diz o seguinte:

“Art. 270. As intimações realizam-se, sempre que possível, por meio eletrônico, na forma da lei.

Parágrafo único. Aplica-se ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Advocacia Pública o disposto no § 1º do art. 246 .”

Além desta lei, também podemos citar a Lei nº 11.419, a qual apresenta uma grande diversidade e variedade de normas que regulamentam as intimações eletrônicas, e por isso, separamos apenas alguns parágrafos, sendo eles:

Art. 8º Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.

Parágrafo único. Todos os atos processuais do processo eletrônico serão assinados eletronicamente na forma estabelecida nesta Lei.

Art. 9º No processo eletrônico, todas as citações, intimações e notificações, inclusive da Fazenda Pública, serão feitas por meio eletrônico, na forma desta Lei.

  • 1º As citações, intimações, notificações e remessas que viabilizem o acesso à íntegra do processo correspondente serão consideradas vista pessoal do interessado para todos os efeitos legais.
  • 2º Quando, por motivo técnico, for inviável o uso do meio eletrônico para a realização de citação, intimação ou notificação, esses atos processuais poderão ser praticados segundo as regras ordinárias, digitalizando-se o documento físico, que deverá ser posteriormente destruído.

Art. 10. A distribuição da petição inicial e a juntada da contestação, dos recursos e das petições em geral, todos em formato digital, nos autos de processo eletrônico, podem ser feitas diretamente pelos advogados públicos e privados, sem necessidade da intervenção do cartório ou secretaria judicial, situação em que a autuação deverá se dar de forma automática, fornecendo-se recibo eletrônico de protocolo.

  • 1º Quando o ato processual tiver que ser praticado em determinado prazo, por meio de petição eletrônica, serão considerados tempestivos os efetivados até as 24 (vinte e quatro) horas do último dia.
  • 2º No caso do § 1º deste artigo, se o Sistema do Poder Judiciário se tornar indisponível por motivo técnico, o prazo fica automaticamente prorrogado para o primeiro dia útil seguinte à resolução do problema.
  • 3º Os órgãos do Poder Judiciário deverão manter equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores à disposição dos interessados para distribuição de peças processuais.

Art. 11. Os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário, na forma estabelecida nesta Lei, serão considerados originais para todos os efeitos legais…”

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações que são necessárias para conseguir compreender o que significa intimação eletrônica e como estas intimações funcionam. Ainda vale dizer que, caso restem dúvidas ou questionamentos referentes a este assunto, ou até mesmo algum outro relacionado ao mundo jurídico, você poderá realizar a consulta de informações por meio de outros artigos presentes no nosso blog.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
4.000 Processos Monitorados
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
30 Usuários Inclusos
checkmark m
200.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO GROWTH +
checkmark m
Suporte VIP
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Peticionamento Automático (em breve)
checkmark m
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
2000 Processos Monitorados
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
15 Usuários Inclusos
checkmark m
100.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO STANDARD +
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Cobranças Personalizadas
checkmark m
Automação de Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
500 Acessos para clientes
checkmark m
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Processos Monitorados
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
50.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
200 Acessos para clientes
checkmark m
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Processos Monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
20.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO START +
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
LCRM e Gerador de Propostas
checkmark m
100 Acessos para clientes
checkmark m
*Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
100 processos monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
5.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Processos Ilimitados
checkmark m
Dashboard
checkmark m
Juris.ai
checkmark m
Agenda
checkmark m
Pessoas
checkmark m
Processos e Casos
checkmark m
Movimentações
Intimação Eletrônica: Domine o Conceito e Aplicação em sua Advocacia
4 (2)

14/03/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
Pode-se dizer que inúmeros assuntos que possuem uma ligação direta com o mercado e...
Easyjur

Easyjur

04/02/2023

plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos