logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

4 (5)

Jurimetria e Volumetria: Entenda os conceitos e todas as diferenças entre os termos!

Por Easyjur

Por Easyjur

De certo você já deve ter notado que inúmeros termos e expressões jurídicas começaram a ganhar uma maior atenção na atualidade, como por exemplo, a jurimetria e volumetria. Na realidade, estes dois termos passaram a apresentar uma grande crescente na recorrência e frequência de pesquisas, já que muitas situações levam os indivíduos a confundir os mesmos, algo extremamente grave, ainda mais quando pensamos que até mesmo advogados e demais profissionais jurídicos acabam cometendo estas confusões.

 

Infelizmente, mesmo na atualidade ainda existem poucas fontes e plataformas confiáveis, as quais entregam informações seguras e verdadeiras relacionadas aos demais assuntos jurídicos e de direito, e por isso, grande parte das dúvidas relacionadas aos mesmos, inclusive as dúvidas relacionadas a jurimetria e volumetria, acabam permanecendo, gerando ainda mais problemas e confusões.

 

Com o objetivo principal de dar um fim a este problema de uma vez por todas, e consequentemente, auxiliar todos os indivíduos que vão em busca destas informações, nós da equipe EasyJur resolvemos realizar este artigo, onde mostraremos todas as informações necessárias para você compreender e nunca mais confundir a jurimetria e volumetria, portanto, recomendamos que você se atente ao máximo no mesmo.

Mas afinal, o que é jurimetria?

Para começarmos este artigo da melhor maneira possível, resolvemos iniciar explicando os conceitos básicos de jurimetria e volumetria, para que assim, você possa desenvolver uma ampla, sólida e segura base de conhecimentos sobre os dois termos, e consequentemente, possa se aprofundar nos mesmos posteriormente, sem gerar maiores dúvidas ou confusões.

 

Sendo assim, podemos dizer que a jurimetria se refere diretamente a aplicação de métodos quantitativos dentro do ramo e mundo de direito, se destacando a estatística, possibilitando a realização de análises mais simples e diretas.  Na grande maioria do caso, estas aplicações estão sendo utilizadas em conjunto com os famosos e populares softwares jurídicos, por meio de um modelo que busca prever resultados e oferecer probabilidades e valores envolvidos nestas análises.

 

Vale dizer que, ao contrário do que muitas pessoas e profissionais pensam, a jurimetria já existia e já era utilizada no direito há muitos anos, porém, apenas nos últimos anos esta área passou a explorar mais as possibilidades e facilidades que a tecnologia entrega, e com isso, a jurimetria passou a se tornar mais relevante e influente (o maior potencializador da mesma foram os algoritmos e softwares jurídicos).

 

Algo que não poderíamos deixar de citar, é que, na atualidade, a jurimetria aplicada em conjunto com os softwares de gestão jurídica, conseguem automatizar inúmeras atividades, prever cenários, erros e problemas futuros, e ainda assim, desenvolver padrões de processos e decisões de acordo com cada situação, gerando inúmeros impactos positivos ao escritório e profissionais.

 

 

Mas como a jurimetria funciona na realidade?

Como citado, a jurimetria busca utilizar de métodos quantitativos para conseguir fundamentar as decisões e fazer previsões certeiras dentro dos escritórios de advocacia. Tendo isso em mente, é possível dizer que se tornou extremamente comum a utilização das estatísticas como base. Porém, também conseguimos observar aplicações através da ciência da computação, como do campo da ciência de dados e da inteligência artificial.

 

Alguns modelos de inteligência artificial são alocados para identificar padrões em determinadas sentenças e até mesmo em julgamentos de casos, com o objetivo de viabilizar essa análise preditiva. E a partir dos padrões encontrados, é possível esperar um resultado determinado no próprio futuro.

Mas afinal, o que é a volumetria?

Agora que você já apresenta uma melhor ideia do que é a jurimetria em si, finalmente chegou o momento de focarmos na volumetria, para assim, posteriormente falarmos sobre as diferenças que existem entre jurimetria e volumetria.

 

Bom, a volumetria pode ser definida de uma maneira extremamente direta e resumida, já que a mesma se refere a prática responsável pelo  panorama da situação dos processos judiciais. Ou seja, os profissionais de direito (principalmente advogados), acabam lidando todos os dias com processos que estão ligados a valores, comarcas, juízes, réus, etc. 

 

E assim, se torna impossível lidar com todos estes processos sem o auxílio de uma alternativa que potencializa a eficiência do trabalho, algo que está diretamente ligado à volumetria, que, como o seu próprio nome indica, se refere a ferramentas que possibilitam com que estes profissionais trabalhem com uma maior demanda.

Conheça as diferenças entre jurimetria e volumetria!

Para evitar enrolação, e assim, lhe mostrar as principais diferenças que existem entre dois termos, podemos dizer que a volumetria acaba apresentando um panorama geral da situação dos seus processos, enquanto a Jurimetria consegue responder inúmeras perguntas, sendo mais detalhista, como por exemplo: 

 

  • Qual será a duração de um processo?
  • Qual o melhor horário para entrar com uma liminar?
  • Qual a chance, dado um juiz específico, de termos uma decisão favorável ou desfavorável?
  • É melhor seguir em frente com uma demanda ou propor um acordo?
  • Entre outras.

Jurimetria e volumetria: Alguns exemplos de aplicação destas duas ferramentas que você precisa observar!

Para finalizar este artigo com chave de ouro, e assim, garantir que você realmente estará por dentro de todas as principais informações relacionadas a jurimetria e volumetria, as quais são necessárias para conseguir distinguir e não confundir estes termos nunca mais, resolvemos trazer este tópico, no qual mostraremos exemplos de aplicação.

 

Bom, comece imaginando que uma empresa que apresenta um número extremamente alto de processos trabalhistas estava registrando valor da condenação total do processo. Sendo assim, se algum desses processos apresentar um pedido de danos morais juntamente, e outro apresentar um pedido de horas extras, é um fato de que a informação agregada serve muito pouco para fazer previsões. 

 

jurimetria e  volumetria
jurimetria e volumetria

Neste caso em específico, o registro referente ao valor da indenização de cada pedido precisaria ser informado, para que assim, seja possível realizar previsões. Tendo isso em mente, podemos relembrar que quando o volume de dados de uma determinada empresa é baixo, se torna obrigatório recorrer aos dados públicos. 

 

Quando nos perguntamos como seria possível fazer uma previsão da duração de uma demanda específica se na mesma apresenta apenas 2 ou até mesmo 3 processos, podemos responder da seguinte maneira: através da coleta de todos os processos que tramitaram naquela comarca.

 

Porém, nada é tão simples como parece, e por isso, devemos redobrar a nossa atenção, já que, mesmo com processos eletrônicos, grande parte das informações úteis não estarão estruturadas. Existem dois documentos, os quais são extremamente fundamentais, que são: a inicial e a sentença.

 

Sendo assim, para conseguir realizar o trabalho de leitura, e posteriormente, o de extração de dados, é fundamental ter uma inteligência artificial, algumas ferramentas que usem técnica de processamento de linguagem natural e até mesmo o conhecimento de entidade para estruturar dados e informações como por exemplo: Pedidos, Advogados, Decisões, Valores, entre outros.

 

Entretanto, não podemos esquecer o fato de que acompanhar os processos, monitorar suas publicações e processar todos esses dados é algo extremamente complicado, ainda mais dentro do Brasil, já que existem mais de 100 milhões de processos ativos.

 

Com isso, para finalizar, podemos chegar a conclusão que a Jurimetria se trata de um projeto, e não um pacote de software que você pode comprar por um determinado valor mensal. Algo que costumamos encontrar dentro do mercado é muita Volumetria, porém, pouca Jurimetria.

Conheça o Software EasyJur

Saindo um pouco da definição de jurimetria e volumetria, resolvemos vir falar um pouco sobre o software jurídico EasyJur, o qual já se tornou uma grande tendência em todo o mercado Brasileiro, entretanto, ainda podemos observar que muitos advogados passam por dificuldades e problemas por não conhecerem o mesmo.

 

É um fato que, na atualidade, com o grande crescimento e desenvolvimento da internet, milhares de ferramentas e softwares jurídicos foram desenvolvidos, e cada um apresenta as suas próprias características e exclusividades. Sendo assim, cada profissional pode buscar a alternativa que mais combina com os seus gostos, objetivos e até mesmo recursos.

 

Porém, quando vamos analisar as avaliações e outros profissionais que já investiram nestes softwares, é comum encontrarmos grande insatisfação, já que a maioria dos softwares e ferramentas jurídicas que existem na atualidade não apresentam grandes investimentos ou segurança aos advogados, algo que a EasyJur buscou corrigir, para assim, desenvolver um software que realmente conseguirá auxiliar todos os escritórios.

 

Com isso, tal alternativa acabou se tornando a melhor entre todas as demais, e na atualidade, o Software EasyJur é considerado como uma verdadeira solução para todos os problemas que costumam ser observados em meio aos escritórios de advocacia.

 

Agora, finalmente podemos afirmar que você já deve ter conseguido entender quais as verdadeiras e principais diferenças que existem entre jurimetria e volumetria, e assim, é esperado que nunca mais cometa algum erro, engano ou confusão sobre tais termos. Contudo, vale dizer que, caso entre em alguma situação que não consiga distinguir logo de cara a diferença ou o termo que está sendo referido, tente se lembrar primeiramente das definições e conceitos de cada um, para assim, encontrar a sua relação com a situação que você se encontra naquele momento, já que até mesmo profissionais de direito ainda se confundem com jurimetria e volumetria.

Também devemos citar que, caso você ainda apresente alguma dúvida ou questionamento relacionado a jurimetria e volumetria, ou até mesmo alguma dúvida relacionada a outro tópico e assunto jurídico, poderá utilizar dos nossos demais artigos EasyJur, para assim, fazer uma breve consulta no assunto desejado, e consequentemente, sanar tais perguntas.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Jurimetria e Volumetria: Entenda os conceitos e todas as diferenças entre os termos!
4 (5)

17/03/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos