logo easyjur azul

Blog

capa artigo (2)

Como ganhar dinheiro na advocacia sendo advogado iniciante

Picture of Por Danielle Fontoura

Por Danielle Fontoura

Menu do Conteúdo

Pode-se dizer que, a cada dia que passa, mais pessoas decidem seguir o mercado jurídico, e consequentemente, buscam se formar em direito e iniciar na carreira como advogados, e por conta disso, todo este mundo está em constante crescimento, alcançando números e superando expectativas jamais imaginadas. Entretanto, não podemos negar que a grande maioria dos iniciantes acabam sentindo certas dificuldades, principalmente no quesito de lucros, e uma prova disso é a maior recorrência das pesquisas relacionadas a como ganhar dinheiro na advocacia.

Este problema é extremamente grave, já que, assim como qualquer outro profissional, um advogado precisa ganhar os seus lucros para conseguir se manter e viver. Ninguém consegue trabalhar a todo momento apenas por gostar da profissão ou do que faz, já que, nesta situação em específico, seria impossível sobrevivermos dentro da sociedade atual.

Tendo isso em mente, nós da equipe EasyJur resolvemos ajudar os advogados que estão em busca de iniciar no mercado, ou seja, que desejam saber como ganhar dinheiro na advocacia. Sendo assim, no artigo a seguir, separamos todas as principais informações relacionadas a este tópico, as quais com certeza lhe ajudarão a potencializar os seus lucros. Sendo assim, recomendamos que você se atente ao máximo em todo o artigo abaixo.

Mas afinal, como um advogado consegue ganhar dinheiro?

Antes de tudo, devemos iniciar esclarecendo uma dúvida que já se tornou extremamente comum na atualidade, a qual domina milhares de advogados, principalmente os iniciantes, que é em relação a como um profissional do direito consegue ganhar dinheiro e gerar lucros.

Grande parte das pessoas possuem o pensamento de que um advogado só consegue ganhar dinheiro através dos processos que o mesmo resolve ou através do salário pago pelo escritório que ele trabalha, algo que está completamente errado, e portanto, se você apresenta tal pensamento, busque deixá-lo completamente para trás a partir de agora.

Podemos dizer que, por se tratar de uma profissão extremamente ampla e sólida, os advogados apresentam uma grande diversificação de práticas e métodos que podem levá-los a ganhar lucros. Na realidade, existe uma diversidade tão grande que seria completamente impossível falarmos sobre todas em apenas um artigo curto e direito, e por isso, separamos somente as principais alternativas, as quais tendem a pagar mais e que fazem mais sucesso dentre os advogados, que são:

  1. Advocacia extrajudicial;
  2. Consultorias;
  3. Elaboração e revisão de contratos;
  4. Honorários advocatícios;
  5. Pareceres jurídicos;
  6. Participação em assembleias.

 

3 Dicas de como ganhar dinheiro na advocacia que você precisa conhecer e seguir

Com isso, podemos afirmar que agora você já conhece as principais ferramentas, estratégias, práticas e serviços que um advogado pode realizar para conseguir ganhar dinheiro, seja trabalhando de forma autônoma (com o próprio escritório) ou até mesmo em um escritório já presente no mercado de trabalho. 

Portanto, agora chegou o momento de falarmos sobre algumas práticas e dicas que todos os advogados devem conhecer e seguir, as quais com certeza lhe ajudarão a potencializar ao máximo os seus lucros, e por isso, chamamos tal tópico como as principais dicas de como ganhar dinheiro na advocacia.

1. Saiba como se posicionar dentro do mercado de trabalho

A primeira dica que podemos citar, a qual com certeza irá influenciar completamente o seu trabalho e a sua maneira de pensar, é sobre o seu posicionamento dentro do mercado de trabalho. Saber como você deve se apresentar dentro do mercado é algo fundamental que todos os advogados que desejam saber como ganhar dinheiro na advocacia devem aprender.

Quando nos referimos a apresentação em si, queremos dizer sobre todos os aspectos que ligam o advogado diretamente ao mercado, como por exemplo: redes sociais, criação de um site ou plataforma, e-mail profissional, cartão de visita, às suas vestimentas em meio ao trabalho, entre inúmeros outros pontos.

Na grande realidade, mesmo que aparente ser uma prática sem sentido ou que não lhe entregará nenhum resultado, pode ter certeza, a maioria dos seus clientes são do tipo que julgam um livro pela capa, portanto, a primeira impressão sempre será importantíssima para poder atrair e conquistar clientes.

2. Não deixe de investir no marketing

Assim como em qualquer outro mercado em qualquer outra profissão, também é importante que você invista no marketing jurídico, para que assim, possa chamar a atenção de cada vez mais clientes, e consequentemente, potencializar a popularidade e relevância do seu escritório. Vale dizer que, mesmo sendo um marketing extremamente limitado, existem inúmeras estratégias que visam somente o marketing jurídico, as quais você deve conhecer e seguir.

3. Invista em um software jurídico de qualidade

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos citar as principais dicas de como ganhar dinheiro na advocacia, e não falar sobre o investimento em softwares jurídicos, algo que já se tornou fundamental para que os advogados possam realmente exercer suas funções de uma maneira mais eficiente, e consequentemente, entregar melhores resultados aos seus clientes, ganhando cada vez mais destaque e relevância dentro do mercado.

Na realidade, para aqueles advogados que realmente estão iniciando agora, e assim, não conhecem as principais qualidades, vantagens e benefícios de um software jurídico, podemos dizer que tal ferramenta consegue lhe auxiliar a lidar com a grande maioria dos problemas encontrados dentro de um escritório de advocacia ou durante o trabalho de um advogado, como por exemplo: na gestão de processos, na análise e acompanhamento de movimentações sobre os processos, no controle de informações, nas análises sobre as melhores escolhas e caminhos que podem ser seguidos em determinadas situações, entre outros.

 

Ganhar dinheiro na advocacia

 

Ou seja, quando pensamos no cenário atual, podemos dizer que os softwares jurídicos são fundamentais para qualquer advogado, seja ele iniciante e autônomo, ou até mesmo alguém mais experiente e que trabalhe em algum escritório grande e renomado dentro do Brasil. Ainda vale dizer que, todas as vantagens e benefícios entregues por estes softwares lhe ajudam a entregar melhores resultados para os seus clientes, algo que, além de deixá-los mais propícios a voltarem a lhe contratar, também potencializa as chances deles realizarem comentários sobre você com conhecidos, aumentando ainda mais a sua popularidade no mercado.

Qual a melhor alternativa de software jurídico que pode ser encontrado no Brasil atualmente?

Com isso, finalmente podemos dizer que você já está por dentro da grande maioria das informações que são necessárias para entender como ganhar dinheiro na advocacia, entretanto, ainda falta comentarmos sobre as escolhas que podem ser tomadas em relação aos softwares jurídicos, já que, como você observou no tópico acima, eles são extremamente importantes, e na atualidade, já se tornaram fundamentais para o trabalho de todos os advogados.

Entretanto, por conta do crescimento exponencial apresentado por esta categoria de ferramenta jurídica, é um fato que milhares de alternativas de softwares jurídicos passaram a ser desenvolvidas em todo o mundo, principalmente no Brasil, potencializando diretamente a diversidade de opções que os advogados apresentam sobre tal ferramenta, e entregando a possibilidade para os mesmos escolherem a alternativa que mais combina com os seus gostos, preferências e recursos.

Infelizmente, mesmo aparentando ser um ponto extremamente positivo, não podemos negar que uma maior diversidade de opções de softwares jurídicos também acaba dificultando diretamente o processo e prática de escolha do melhor software para cada situação e para cada advogado. Como consequência de tal processo, muitos advogados acabam escolhendo o primeiro software jurídico que encontram, e assim, não conseguem alcançar os resultados esperados, já que grande parte dos novos softwares jurídicos ainda estão em desenvolvimento, portanto, não apresentam grande eficiência e recursos.

Para evitar que você acabe adentrando nesta terrível situação, a qual já se tornou uma realidade para milhares de advogados que também estão em busca de descobrir como ganhar dinheiro na advocacia, nossa própria equipe decidiu ir em busca de descobrir qual a melhor alternativa de software jurídico que pode ser encontrado dentro do território brasileiro na atualidade.

Não foi nada fácil concluir esta tarefa, já que, como foi citado, existem dezenas de softwares na atualidade, cada um com suas próprias características, vantagens e benefícios, além disso, também existem inúmeros fatores que podem determinar a qualidade e a deficiência destes softwares. Para ter uma maior aceitabilidade e precisão, nossa equipe decidiu utilizar os comentários, avaliações e opiniões de outros advogados, as quais com certeza devem representar uma imagem mais verdadeira e realista de cada software.

Tendo isso em mente, podemos lhe afirmar que a conclusão de nossa análise foi que o próprio software EasyJur é a melhor alternativa de todo o mercado, já que, diferentemente das demais opções, nosso software apresenta o objetivo de dar um fim a todos os problemas que podemos encontrar dentro de um escritório de advocacia ou durante o trabalho de um advogado, e por isso, o mesmo apresenta maiores e melhores funcionalidades e recursos.

Ainda assim, a sua eficiência no quesito de resultados chega a ser surpreendente, gerando avaliações extremamente positivas na grande maioria dos casos. Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que é necessário para ganhar dinheiro na advocacia. Ainda vale lembrar que, caso você apresente alguma dúvida relacionada aos tópicos citados acima ou até mesmo sobre qualquer outro assunto da área jurídica ou do mercado de direito, você pode utilizar dos demais artigos EasyJur para sanar as suas dúvidas.

Nosso Compromisso com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.500 em cashback

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.000 em cashback

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$700 em cashback

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$500 em cashback

R$

389

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe até R$300 em cashback

R$

129

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos