Como você já deve saber, o trabalho dentro de um escritório de advocacia não é nada fácil ou simples, já que envolve uma grande diversidade de atividades, práticas e deveres distintos, como por exemplo: o monitoramento de prazos, a gestão de dados, acompanhamento e controle dos processos, entre outros. Entretanto, quando a demanda chega em um determinado nível, se torna quase impossível lidar com todas estas atividades somente com a equipe do próprio escritório, e para contornar este problema, foi desenvolvida a terceirização de petições.
Desta maneira, se tornou possível desafogar as grandes demandas, possibilitando com que os advogados foquem realmente nas atividades que necessitam dos seus conhecimentos especializados, potencializando de vez a eficiência e os resultados do escritório no geral. Entretanto, para conseguir usufruir de todas as vantagens da terceirização de petições, é necessário compreender por completo a sua definição, principais características e funcionamento.
Pouquíssimos advogados e demais profissionais de direito realmente conhecem tais pontos, e para solucionar este problema, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas a terceirização de petições, algo que você poderá observar no decorrer do artigo abaixo, e por conta disso, recomendamos que se atente ao máximo no mesmo.
Mas afinal, do que se trata a terceirização de petições?
Antes de tudo, é fundamental explicarmos o conceito e definição da terceirização de petições de forma mais detalhada, para que assim, você possa criar uma boa, ampla e sólida base de conhecimentos referentes a tal serviço, possibilitando que você se aprofunde ainda mais no assunto posteriormente.
Bom, a terceirização de petições pode ser definida e resumida como um serviço prestado por advogados, o qual possui o foco em outros escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos, tendo como objetivo principal a prática de redigir as diversas peças processuais de acordo com os casos concretos.
Ou seja, se trata de um serviço terceirizado, em outras palavras, um serviço prestado por um profissional que já faz parte do mercado jurídico, entretanto, o mesmo não terá uma relação de trabalho direta com a empresa, tendo em vista que suas relações serão somente de prestação de serviços e pagamentos, já que o mesmo não fará parte da equipe do estabelecimento.
Mesmo que o profissional não faça parte da equipe de forma direta, não podemos esquecer de citar que, para a realização de uma terceirização de petições, é fundamental que haja um contrato apontando todos os pontos de atuação e demais detalhes que constituíram o trabalho prestado, assim como o valor que deverá ser pago após a conclusão.
Qual o verdadeiro intuito da terceirização de petições?
Mesmo conhecendo a sua definição, não podemos negar que muitas pessoas não conseguem compreender logo de cara o verdadeiro intuito e objetivo que uma terceirização de petições apresenta, e para isso, separamos tal tópico.
Pode-se dizer que tal serviço possui como principal objetivo desafogar as altas demandas que um escritório de advocacia ou departamento jurídico apresenta, uma situação que, infelizmente, acaba se tornando uma realidade conforme o escritório vai crescendo e chamando a atenção de mais clientes e processos.
E assim, com essa terceirização, a equipe do estabelecimento pode focar nos assuntos que apresentam uma maior importância, potencializando ao máximo a eficiência e os resultados do escritório como um todo.
Saiba quando investir em uma terceirização de petições para o seu escritório!
Para finalizar com chave de ouro, resolvemos separar e mostrar as situações as quais acabam mostrando que o escritório de advocacia está necessitando de uma terceirização de petições, pois é esperado que os seus resultados acabem sendo limitados, ou pelo menos, afetados de alguma maneira.
Vale dizer que, além destas situações, ainda podemos observar inúmeras outras no dia a dia, entretanto, estas costumam ser as mais notáveis, e consequentemente, as que acabam exigindo com urgência este tipo de investimento, que são:
-
Alto volume de demandas;
-
Necessidade de especialização;
-
Falta de mão de obra;
-
Redução de custos.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que é necessário para conseguir compreender todos os pontos relacionados à terceirização de petições, inclusive a sua definição, principais características e importância!