logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

4 (1) (1)

Due Diligence: o que é esta prática que está crescendo cada vez mais

Por Easyjur

Por Easyjur

Na atualidade, mesmo que muitas pessoas ainda não conheçam, podemos dizer que o due diligence se tornou uma das práticas associadas a auditoria mais populares em todo o Brasil. Por conta disso, é possível observar uma grande crescente de pesquisas em meio a internet, as quais apresentam uma relação direta com esta prática, seja com as suas características, definição, funcionamento e até mesmo normas e regulamentações.

Infelizmente, mesmo com uma crescente destas pesquisas, não podemos dizer que as mesmas são respondidas, já que ainda podemos contar nos dedos as plataformas e fontes seguras de informações relacionadas a área jurídica e de direito na internet dentro do Brasil na atualidade, algo que potencializa a divulgação de informações falsas e Fake News, gerando maiores dúvidas e questionamentos.

Para acabar com este problema de uma vez por todas, nós da equipe EasyJur resolvemos vir falar tudo que diz respeito a uma peça que está se tornando cada vez mais fundamental no ramo de transações e aquisições societárias, que é a própria due dilligence, e por isso, recomendamos que você se atente ao máximo em todas as informações que serão citadas no decorrer do artigo a seguir.

Mas afinal, o que é Due Diligence?

Antes de tudo, é fundamental falarmos sobre a definição do termo inglês denominado como Due Diligence, o qual pode ser traduzido como diligência prévia, para que assim, você possa desenvolver uma boa base de conhecimentos sobre o assunto, possibilitando nos aprofundarmos no mesmo logo a seguir.

Bom, podemos dizer que a Due Diligence se trata de um procedimento baseado no estudo e investigação, de diferentes fatores de uma determinada empresa, apresentando o objetivo principal de realizar análises e determinações de possíveis riscos que tal empresa pode apresentar para todos os diferentes tipos de públicos interessados nela, como por exemplo: seus clientes, investidores, parceiros de negócios, investidores e todos os demais stakeholders.

Ou seja, podemos dizer que a Due Diligence se trata de um tipo de auditoria mais completo e que visa toda a empresa no geral, já que ela apresenta implicações e objetivos mais profundos que uma auditoria em si, seguindo a prática de realizar aspectos financeiros, jurídicos, trabalhistas, contábeis, fiscais, ambientais e até mesmo tecnológicos da empresa.

Portanto, podemos dizer que esta prática busca compreender a empresa como um todo, analisando todos os seus fatores, relações que compõem  e compreendem o negócio em si e o seu funcionamento, possibilitando que todos os riscos sejam devidamente descobertos, determinados e traçados, para assim, definir as melhores estratégias para deixá-los para trás e continuar prosseguindo e se desenvolver no mercado com maior segurança.

Para que a Due Diligence realmente serve?

É um fato que você já está por dentro da definição e principal ideia que a apresenta, entretanto, sabemos como os seus objetivos ainda podem ser uma dúvida ou um ponto de questionamento para algumas pessoas, já que, mesmo tendo uma ideia básica, os mesmos devem ser explicados e definidos com uma maior profundidade, e por isso, agora falaremos um pouco mais sobre o verdadeiro objetivo e para que serve a Due Diligence.

Já citamos que a Due Diligence se trata de uma prática que apresenta como objetivo principal a determinação de todos os principais riscos que uma determinada empresa apresenta, algo que acontece por meio de uma análise extremamente profunda de todos os seus aspectos, relações, setores, investimentos e funcionamento. Sendo assim, esta prática consegue observar se realmente existe simetria entre os objetivos da empresa e a execução de suas atividades, além de claro, se existe simetria entre o que a empresa prega e as suas relações e posicionamento dentro do mercado no geral.

Com isso, além da empresa poder crescer e deixar para trás problemas que poderiam atrapalhar de maneira surreal o seu desenvolvimento dentro do mercado, a mesma também pode analisar com maior segurança e calma os dados de outras empresas, algo que pode ser utilizado em momentos de interesse por fusões ou aquisições, para ultrapassar concorrentes e muito mais!

Conheça as principais análises de due diligence que existem na atualidade

Se você realmente deseja saber todas as principais características que envolvem e se relacionam com a Due Diligence, é fundamental que você conheça também as principais análises que existem referente a esta prática na atualidade. Elas são:

 

  • Due diligence financeira;
  • Due diligence jurídica;
  • Due diligence trabalhista;
  • Due diligence contábil e fiscal.

Conheça a verdadeira importância de realizar a Due Diligence em sua empresa!

Para finalizarmos de uma vez por todas os tópicos relacionados aos objetivos e funcionamento da Due Diligence, resolvemos comentar um pouco mais a fundo sobre a importância de realizar esta prática.

111
Due Diligence

De maneira geral, a cada dia que passa, o mercado se torna cada vez mais acirrado e competitivo, já que, novas empresas se iniciam, novos investimentos são criados, novas estratégias são desenvolvidas, e muito mais. Sendo assim, todas e quaisquer práticas que auxiliam a empresa a se desenvolver mais do que as demais, além de claro, que auxilia a deixar riscos e problemas para trás acabam se tornando uma grande aliada, e na atualidade, a due diligence acaba sendo um dos maiores exemplos que podemos dar.

Principais normas e legislações brasileiras que incentivam a prática da Due Diligence

Uma dúvida extremamente comum e recorrente que podemos observar dentro do Brasil em relação a Due Diligence, é sobre as normas e legislações que existem, as quais acabam incentivando a prática da Due Diligence. Ou seja, as normas que acabam trazendo riscos maiores para as empresas, e consequentemente, incentivam as mesmas a se protegerem contra tais riscos, realizando assim, esta prática. Podemos dizer que estas normas e legislações se resumem a:

 

  • Lei Anticorrupção (Lei 12.486/13);
  • Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92);
  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei 13.709/18);
  • Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei 9.613/98, com as alterações feitas pela Lei 12.683/12);
  • Circular do Banco Central (BACEN) 3.978/20;
  • Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98);
  • Lei de Combate ao Terrorismo (Lei 13.260/16).

Como potencializar a Due Diligence em um escritório de advocacia?

Outra dúvida extremamente recorrente relacionada a Due Diligence, a qual não poderíamos simplesmente ignorar, é em relação a aplicação e investimento desta prática dentro dos escritórios de advocacia. Sabemos como estes estabelecimentos auxiliam milhares de pessoas todos os dias, certo? Entretanto, por conta disso, acabamos esquecendo que os mesmos também apresentam os seus próprios problemas, os quais preocupam os advogados.

Tendo isso em mente, e após observar todas as demais informações que já foram citadas acima, é um fato de que, para poder contornar estes problemas, e consequentemente, desenvolver ainda mais o escritório como um todo, a Due Diligence é uma das melhores alternativas, certo?

Felizmente, os escritórios de advocacia ainda podem contar com inúmeros recursos, programas, plataformas e ferramentas exclusivas, as quais foram desenvolvidas em conjunto com a tecnologia para auxiliar os mesmos a cresceram e solucionar os seus problemas na atualidade.

Sendo assim, quando pensamos no Due Diligence dentro dos escritórios de advocacia, devemos pensar nesta prática unida a estas ferramentas, e caso você tenha a curiosidade de saber qual a melhor entre todas as demais, nós podemos lhe adiantar esta informação. Com base nos resultados gerados, nas avaliações de clientes e advogados, e até mesmo no desenvolvimento dos escritórios após o investimento, podemos afirmar que os softwares jurídicos são as melhores alternativas para poder potencializar a Due Diligence e os seus resultados dentro destes estabelecimentos.

E qual o melhor software jurídico da atualidade?

Para finalizar com chave de ouro, agora que você já sabe a grande maioria das informações e características relacionadas a Due Diligence, finalmente chegou o momento de comentarmos sobre a melhor alternativa para você conseguir realizar tal prática em seu escritório de advocacia de maneira eficiente e segura, evitando todos os problemas que podem surgir quando investimos em alguma alternativa duvidosa.

Bom, você já observou mais acima que, na atualidade, investir em softwares jurídicos é a melhor alternativa para conseguir potencializar a Due Diligence em um escritório de advocacia, já que estes softwares são extremamente completos e possuem grande influência sobre a gestão, funcionamento, segurança e até mesmo análises dos escritórios.

Sendo assim, basta determinarmos qual é o melhor software jurídico entre todos os demais na atualidade para definirmos a melhor alternativa para aplicar a Due Diligence dentro de um escritório, certo? De certo modo, essa frase é uma grande realidade, contudo, não podemos esquecer que existe uma grande diversidade de softwares jurídicos na atualidade, algo que acaba dificultando ainda mais escolher o melhor entre os demais.

Porém, para te ajudar a determinar isso, nós utilizamos como base as avaliações e comentários de clientes espalhados por todo o Brasil, e com isso, chegamos a conclusão que o Software EasyJur é a melhor alternativa entre todas as demais, apresentando resultados impressionantes, os quais satisfazem a grande maioria dos advogados e demais profissionais de direito.

Sendo assim, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações relacionadas a Due Diligence, portanto, já está preparado para realizar este tipo de investimento e prática dentro da sua empresa, principalmente se estivermos nos referindo a um escritório de advocacia.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Due Diligence: o que é esta prática que está crescendo cada vez mais
4 (1) (1)

14/03/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos