Direito digital: Tudo que um advogado precisa saber sobre os direitos digitais de indivíduos e empresas

1 (14)

04/11/2022

Sumário

Não é novidade para ninguém a grande influência e importância que a internet possui na atualidade, já que a mesma se tornou extremamente presente em todos os cantos do mundo, principalmente no mercado jurídico. Dentro deste mercado, o direito digital é um dos assuntos que mais são comentados, já que grande parte dos processos e casos jurídicos possuem alguma ligação com tal direito nos dias de hoje. Infelizmente, uma parte significativa dos advogados que estão iniciando suas atividades agora, ou seja, que ainda não possuem certa experiência com o mercado, acabam não conhecendo os objetivos, definição e importância que este direito possui, e assim, perdem inúmeros casos e processos que poderiam lhe auxiliar a alcançar o sucesso mais rapidamente. Visando este problema, e com o objetivo de dar um fim a ele de uma vez por todas, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações referentes ao direito digital, pensando principalmente nos advogados, evitando as informações que não são necessárias para os mesmos. Portanto, é importante que você busque se atentar o máximo possível no artigo a seguir.

Mas afinal, o que é o direito digital?

Como o próprio nome acaba resumindo, direito digital se refere diretamente aos direitos que todas as pessoas (físicas e jurídicas) possuem em meio a internet e durante as navegações na mesma. Como a cada dia que passa, novas plataformas, possibilidades e ferramentas são desenvolvidas na internet, tornando-se muito perigoso utilizá-lo sem possuir nenhum direito que garanta a sua segurança ou a privacidade de seus dados. E para contornar este problema, foi desenvolvido o direito digital. O grande problema deste direito, como você já deve ter imaginado, é que pouquíssimas faculdades falam ou focam sobre o mesmo durante a formação dos novos advogados, já que ainda se trata de um assunto muito moderno e que tende a ser aprendido no próprio mercado, com a experiência, vontade e dedicação de cada profissional em se aprimorar e desenvolver.

Qual a finalidade e objetivos deste direito?

Para lhe ajudar a entender ainda melhor o direito digital, também separamos 3 tópicos que conseguem explicar com detalhes a verdadeira importância que este direito possui, tanto para o mundo atual (no caso, para todas as pessoas que constituem a sociedade), quanto para os advogados.

Defender pessoas físicas e jurídicas na internet

O primeiro tópico, como já foi citado mais acima, se refere diretamente à proteção e defesa de todas as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, de acessarem a internet. Neste ponto, não estamos nos referindo à navegação em si, já que somente o acesso a internet já basta para que dados e informações sejam roubadas, caso tal direito não existisse.

Garantir a navegação tranquila e regularizada

Outro ponto é referente a navegação, onde o direito digital busca garantir que todos os indivíduos que navegarem na internet estarão completamente seguros e não precisarão se preocupar com muitos aspectos em relação a segurança.

Possibilitar os demais tipos de relações remotas e virtuais

Por fim, mas não menos importante, este direito também garante que as pessoas e empresas façam relações remotas e virtuais utilizando a internet, como por exemplo contratos, compra de produtos ou até mesmo contratações de serviços.

Qual a importância de conhecer o direito digital para os advogados?

Agora que você já está por dentro de todas as informações que se referem diretamente ao direito digital, com certeza deve estar preparado para lidar com casos e processos que envolvam tal direito, certo? Entretanto, dependendo de sua especialização como advogado, é possível que esteja pensando qual a necessidade de saber de tais informações, já que você tende a lidar com processos e casos totalmente diferentes. Bom, este pensamento está extremamente limitado, e nosso conselho é que você busque mudá-lo o mais breve possível, já que na atualidade, a internet e a tecnologia dominaram e estão adaptando todos os cantos do mundo, e por conta disso, é possível observar a presença da mesma em todos os processos.  Ou seja, independentemente da sua especialização, com certeza em algum momento você terá que lidar com algum caso que envolve o direito digital, e quando este momento chegar, você já estará preparado para criar a melhor estratégia possível e resolvê-lo com agilidade, satisfazendo o seu cliente.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
25/11/2022