Com certeza a profissão de advogado se tornou uma das mais populares em todo o mundo na atualidade, principalmente no Brasil. Uma das principais vantagens que podemos observar nesta profissão são as inúmeras alternativas e opções de como seguir as atividades, podendo se tornar um advogado sócio ou associado. Contudo, vale dizer que tais opções também geram dúvidas, fazendo com que muitos procurem pela diferença entre sócio e associado, e pensando nisso, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações relacionadas a esta diferença.
Mas afinal, o que é um advogado associado?
Bom, antes de falarmos sobre a diferença entre sócio e associado, é fundamental que você tenha uma melhor noção sobre o que é um advogado associado e as suas principais características, por conta disso, resolvemos iniciar este artigo tratando de tal ponto.
De maneira geral, podemos definir um advogado associado como um profissional que trabalha em um escritório, assim como todos os demais, entretanto, que não é empregado e nem sócio do mesmo. Você de certo deve saber como funciona o trabalho de profissionais autônomos, certo? E quando falamos sobre um advogado associado, podemos relacioná-lo com os autônomos, já que até mesmo o processo de contratação dos mesmos é parecido.
Algo que muitas pessoas não sabem, é que mesmo não se enquadrando na categoria de autônomo, o advogado associado ainda possui o direito de participar diretamente dos resultados do escritório em que trabalha.
Quando o advogado é contratado de forma associada, o mesmo possui total autonomia e não apresenta um vínculo empregatício real, e por isso, acaba ficando livre de todas as regras e normas que fazem parte da rotina de um empregado celetista, como por exemplo: controle de jornada, subordinação, não-eventualidade, entre outros.
Uma grande vantagem e característica que marca os advogados associados, a qual você precisa conhecer antes de observar a diferença entre sócio e associado, é que os mesmos podem atuar em diversos escritórios simultaneamente, ter os seus próprios clientes e até mesmo atuar como advogado correspondente, ou seja, as opções são quase que infinitas.
Diferença entre sócio e associado
Com isso, agora sim podemos dizer que você está preparado para analisar e observar de perto a verdadeira diferença entre sócio e associado, a qual com certeza acabará lhe chamando a atenção.
Quando nos referimos a um advogado sócio de um determinado escritório, estamos falando de um profissional que possui maiores responsabilidades e deveres, pois o mesmo responde diretamente pelo negócio, e assim, acaba assumindo riscos inerentes. Também não podemos esquecer de citar que tal profissional acaba tendo uma participação única e exclusiva na sociedade, e consequentemente, possui funções de administração e controle em relação ao empreendimento.
Também vale citar que um advogado sócio acaba tendo direitos para participar diretamente dos lucros do escritório, diferentemente do associado, que participa unicamente dos resultados.
Como você observou mais acima, um advogado associado acaba tendo uma maior liberdade e autonomia, contudo, deverá lidar com o seu crescimento por conta própria, tendo em vista que não terá como se apoiar em um escritório que já possui certa fama no mercado para construir a sua carreira. Ambas as opções possuem suas características únicas e exclusivas, e assim, podemos dizer que você já conhece a diferença entre sócio e associado, entretanto, ainda precisa observar alguns pontos para decidir qual a melhor alternativa para você seguir de acordo com os seus objetivos e preferências, como por exemplo a diferença entre participar dos lucros e dos resultados.
Entenda a diferença entre participação dos lucros e dos resultados
A participação dos lucros se refere a um direito de participar da repartição dos lucros gerados após um determinado resultado econômico proveniente do fim da atividade de advocacia, enquanto a participação nos resultados se refere somente ao direito de receber os valores no momento em que as metas estabelecidas previamente foram atingidas.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito à diferença entre sócio e associado, portanto, já está preparado para decidir por conta própria a melhor alternativa para seguir, visando a sua situação e objetivos.