2

Consulta jurídica: Tudo que você precisa saber para entender este termo, suas características e importância

19/09/2022

Existem milhares de termos e conceitos dentro do mercado jurídico que possuem uma grande importância, entretanto, vale dizer que uma parte significativa destes termos e conceitos ainda não foram aprendidos pela população no geral, um problema que pode acarretar inúmeros pontos negativos. Dentre os termos que mais ocasionam dúvidas na atualidade, podemos citar a consulta jurídica.

Esta consulta tende a gerar dúvidas de diferentes públicos e de diferentes formas, que vão desde a sua definição a até mesmo a sua importância e principais características. Nós do EasyJur, visando este terrível problema que está atrapalhando milhares de pessoas, resolvemos separar e disponibilizar todas as informações referentes a consulta jurídica, algo que poderá ser observado no artigo a seguir, portanto, recomendamos que preste muita atenção.

O que é uma consulta jurídica?

Assim como o próprio nome indica, uma consulta jurídica se refere à prática na qual advogado e o cliente realizam um maior contato, seja de forma pessoal, onde o cliente irá se dirigir até o local de trabalho do profissional (normalmente o escritório de advocacia), ou até mesmo de forma remota, realizando chamadas, ligações, entre outros.

Mesmo que aparente ser uma prática sem muita importância e sentido, a mesma é fundamental para que o processo do cliente possa ser bem entendido pelo advogado, e consequentemente, aumentar as chances dele ser solucionado da maneira esperada e com um bom resultado.

Neste contato, o advogado não vai focar somente no processo em si, já que um dos seus principais objetivos será entender todos os fatos, situações e práticas que estão ao redor do processo, entendendo completamente todos os pontos que o levaram a acontecer.

Onde uma consulta jurídica pode ser realizada?

Um ponto onde muitos clientes costumam se confundir, é em relação aos locais em que a consulta jurídica pode ser realizada, já que na maioria dos escritórios de advocacia tradicionais existe somente a opção da consulta pessoal, porém, já existe outra alternativa que pode ser extremamente benéfica para alguns clientes. As opções disponíveis na atualidade são:

Pessoalmente

Você com certeza já deve saber como funciona a forma de consulta pessoal, já que a mesma já foi brevemente explicada mais acima. Tal consulta jurídica se refere àquela em que o cliente deverá se dirigir até o local de trabalho físico do advogado, seja em seu escritório de advocacia, em sua casa, ou em qualquer outra localização determinada pelo mesmo. Assim, vocês conseguirão conversar e focar em todas as características e informações sobre o seu caso.

Remotamente

Por conta do grande avanço da internet e da tecnologia, não podemos esquecer da segunda maneira de se realizar essa consulta que foi criada há alguns anos, que é a maneira remota, que incentivou o desenvolvimento de diversos aplicativos, softwares e possibilidades novas, como por exemplo, as videochamadas, ligações de áudio, entre outras. Quando realizadas em lugares preparados, estas ligações podem entregar uma eficiência bem equivalente para as consultas jurídicas quando comparadas com aquelas realizadas de forma pessoal.

Qual a sua verdadeira importância?

Mesmo após observar todos os dados citados acima, não podemos ignorar o fato de que ainda existirão muitas pessoas que não compreendem completamente a verdadeira importância que a consulta jurídica possui, e para acabar com esta dúvida de uma vez por todas, também achamos importante separar os principais tópicos que mostram a sua importância e características mais fortes.

  • Melhor conhecimento do advogado sobre o processo e caso em si;
  • Maior eficiência na resolução do caso;
  • Utilização das melhores estratégias;
  • Maior agilidade para a resolução do caso;
  • Entre outros.

Vale dizer que estas características são classificadas como as principais, entretanto, esta consulta pode entregar inúmeras outras características e pontos fortes.

Uma consulta jurídica é paga?

Outra grande dúvida bem recorrente sobre estas consultas, é sobre o seu preço e a necessidade de pagar. Bom, assim como qualquer outro serviço, a consulta jurídica pode ser oferecida de forma completamente gratuita sim, entretanto, é essencial se atentar a este ponto, já que na maioria das vezes, um serviço gratuito não significa um serviço de qualidade. Em relação às opções pagas, cada advogado acaba possuindo o seu próprio preço, portanto, tente escolher a melhor opção entre o custo x benefício.

19/09/2022

2

Consulta jurídica: Tudo que você precisa saber para entender este termo, suas características e importância

19/09/2022

19/09/2022

Você também pode gostar

29/09/2022