logo easyjur azul

Blog

capa artigo (2)

Aumente a eficiência do seu escritório com relatórios jurídicos

Picture of Por Danielle Fontoura

Por Danielle Fontoura

Menu do Conteúdo

Pode-se dizer que, na atualidade, um Relatório Jurídico é extremamente fundamental para todos e quaisquer tipos de negócios dentro de uma advocacia, já que neste documento podemos observar todos os dados relevantes em respeito a um determinado indicador ou sobre a situação geral da banca, do departamento ou até mesmo dos clientes da advocacia.

Mesmo parecendo algo sem sentido, pode acreditar, todas estas informações são completamente essenciais para poder nortear toda a atividade da empresa, e assim, melhorar o seu desempenho, e consequentemente, os seus resultados.

Para aqueles que não conhecem de perto a rotina e o verdadeiro trabalho dos advogados, devemos adiantar que, a realização e análise dos relatórios jurídicos faz parte do dia a dia da grande maioria dos advogados e gestores, entretanto, com o grande avanço da tecnologia e da internet, na atualidade já podemos contar com uma grande diversidade de ferramentas e alternativas para poder realizar este tipo de relatório com maior praticidade e eficiência.

Contudo, não podemos negar o fato de que ainda existe uma grande parte de advogados que não utilizam destas alternativas e ferramentas, e pensando nisso, nós da equipe EasyJur resolvemos vir esclarecer todos os principais pontos ligados a um Relatório Jurídico, e posteriormente, iremos falar sobre a melhor alternativa que existe na atualidade para gerar os Relatórios jurídicos com maior eficiência e praticidade, potencializando a eficiência e os resultados de todo o escritório, e não somente de um advogado. Portanto, recomendamos que você se atente ao máximo em todo artigo a seguir.

Mas afinal, o que são Relatórios Jurídicos? 

Antes de tudo, é fundamental iniciarmos este artigo a partir do básico, ou seja, explicando a definição dos relatórios jurídicos em si, para assim, evoluirmos no assunto aos poucos, garantindo que você  desenvolverá uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o estes documentos, e consequentemente, poderá entender como funciona a automatização dos mesmos, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos.

Sendo assim, podemos dizer que um Relatório Jurídico se trata de um documento que é utilizado para apresentar os resultados obtidos, os quais serão mostrados diretamente aos clientes ou até mesmo aos superiores do escritório. Caso você nunca tenha visto, os relatórios jurídicos são documentos que apresentam uma grande diversidade de dados importantes, como por exemplo: relatos de uma determinada ação, estratégia ou até mesmo trabalho desenvolvido. 

Também existem diversas maneiras de apresentar estes relatórios, mas, na grande maioria dos casos, eles são apresentados através de arquivos de texto ou até mesmo através de tabelas do excel, algo que exige muito esforço manual dos advogados, principalmente quando estes relatórios buscam ser apresentados de maenira descritiva, e não análitica. Porém, como citado mais acima, na atualidade já podemos contar com o apoio de ferramentas tecnológicas inteligentes, as quais nos ajudam a automatizar todo este processo, e ainda assim, gerando maior eficiência e melhores resultados, algo que você verá mais abaixo neste mesmo artigo.

 

relatório jurídico
relatório jurídico

E qual o verdadeiro objetivo de um Relatório Jurídico? 

Mesmo conhecendo a sua definição, é um fato que muitas pessoas de fora, e até mesmo advogados iniciantes, ainda não conhecem a fundo o objetivo e  finalidade apresentada pelos relatórios jurídicos, algo que deve ser mudado antes de nos aprofundarmos ainda mais neste assunto.

Pode-se dizer que a função primordial apresentada por estes relatórios é dar uma maior noção sobre todas as atividades do departamento jurídico, e assim, o gestor conseguirá ter acesso a informações específicas, as quais lhe ajudarão a tomar algumas decisões de forma mais segura e favorável. Um Relatório Jurídico pode ser utilizado em distintas situações e para diversos objetivos, como por exemplo:

 

  • Acompanhar a situação financeira e produtividade da equipe;
  • Analisar taxa de inadimplência;
  • Acompanhar honorários recebidos em um determinado período;
  • Acompanhar e avaliar quantidade de clientes desistentes;
  • Avaliar quantidade de processos abertos;
  • Além de outros indicadores essenciais para a rotina jurídica. 

Entenda todas as diferenças entre Parecer, Relatório e Dashboard Jurídico

Também vale dizer que muitos advogados cometem confusões relacionadas aos termos: Parecer, Dashboard e até mesmo relatório jurídico, algo que não pode continuar acontecendo, já que os mesmos se tratam de práticas, ferramentas e documentos completamente diferentes. Sendo assim, antes de continuarmos nos aprofundando no assunto principal, julgamos ser essencial falarmos sobre as diferenças existentes entre estes termos.

Primeiramente, como você já observou mais acima, os relatórios jurídicos se tratam de documentos que envolvem muitas noções estratégicas e informações essenciais sobre todos os pontos relacionados ao escritório, e assim, possuem o objetivo principal de orientar as empresas sobre determinados indicadores com dados que se baseiam diretamente às atividades internas, a saúde da companhia e até mesmo de seus concorrentes. 

Por outro lado, o dashboard jurídico, mesmo possuindo o mesmo objetivo de um Relatório Jurídico, ele apresenta as informações de uma maneira resumida e otimizada, tendo um apoio direto dos gráficos dinâmicos, os quais são atualizados em tempo real.

Agora, quando citamos sobre o Parecer Jurídico, podemos dizer que o mesmo se trata de uma análise técnica de um determinado processo, o qual é acompanhado de um raciocínio jurídico, e assim, traz inúmeras referências doutrinárias e jurisprudenciais acompanhadas com a opinião técnica do próprio parecerista.

Mas qual a importância que os relatórios jurídicos possuem para os escritórios de advocacia?

Mesmo com todas as informações citadas até o momento, não podemos negar que muitos advogados iniciantes e até mesmo pessoas de fora do mundo jurídico ainda não conseguiram entender qual a verdadeira importância de realizar e analisar os relatórios jurídicos.

Bom, a vida de um gestor de escritório de advocacia é extremamente complicada, e de maneira constante, estes profissionais se encontram em momentos que necessitam tomar algumas decisões cruciais, onde más escolhas resultam em prejuízos para todo o escritório, como por exemplo: perda de recursos financeiros, perda de tempo, entre outros.

Por conta disso, a grande maioria dos gestores buscam basear a sua decisão de acordo com dados concretos relacionados ao negócio, os quais são obtidos através de um Relatório Jurídico. Existem inúmeros exemplos para se referir a estes dados, como por exemplo: número de processos ativos, taxa de churn, ticket médio, advogados mais produtivos do escritório, situação do fluxo de caixa e muito mais!

 

relatório jurídico

 

A situação muda completamente quando os gestores decidem utilizar dados concretos e bem organizados, já que, a partir dos mesmos, é possível implementar inúmeras mudanças no escritório, as quais realmente irão impactar de forma positiva no mesmo. Sendo assim, vale dizer que, além da importância citada agora, um Relatório Jurídico consegue auxiliar e potencializar inúmeros pontos de um escritório de advocacia, e dentre os principais, podemos citar:

 

  • Facilita a gestão de contratos e clientes;
  • Ajuda na tomada de decisões favoráveis;
  • Auxilia na prestação de contas;
  • Ajuda a evitar prejuízos nas finanças.

Conheça os diferentes tipos de relatório jurídicos que existem na atualidade

Algo que também devemos citar neste artigo, é que existem diversos tipos de relatórios jurídicos, os quais visam diferentes departamentos, áreas, informações e atividades do mesmo escritório de advocacia. Cada relatório é fundamental para conseguir compreender algumas informações, e consequentemente, tomar decisões de acordo com elas.

Sendo assim, antes de nos aprofundarmos ainda mais no assunto, e consequentemente, falarmos sobre como você poderá automatizar toda a geração de relatórios jurídicos dentro do seu escritório, é essencial falarmos sobre os diferentes tipos de indicadores que podem ser utilizados para a realização dos relatórios, gerando assim, uma maior diversidade deste mesmo documento, que são:

 

  • Relatório de processos e andamentos processuais;
  • Relatório de processos perdidos;
  • Relatório de produtividade;
  • Relatório de fluxo de caixa;
  • Relatório de provisionamento.

Afinal, como eu posso gerar Relatórios Jurídicos para o meu escritório de advocacia? 

Com isso, finalmente chegou o momento de falarmos sobre como você poderá gerar relatórios jurídicos para o seu escritório de advocacia, potencializando ao máximo os seus resultados e tomadas de decisões.

Bom, existem distintas formas de compilar os dados, e assim, gerar relatórios, e na grande maioria dos casos, como citado mais acima, a planilha de excel tende a ser a opção utilizada. Contudo, não podemos negar que esta alternativa é extremamente limitante, já que compromete diretamente a visualização do documento e até mesmo o acesso a informações importantes, além de, claro, gerar muito trabalho manual para os profissionais daquele escritório (normalmente os advogados).

A partir disso, muitas empresas modernas consideram os relatórios feitos em planilhas como ultrapassado, e para contornar este problema, atualmente podemos contar com os softwares jurídicos, os quais são capazes de gerar relatórios extremamente dinâmicos e eficientes, direcionando as ações dos departamentos jurídicos.

E qual o melhor software jurídico para gerar Relatório Jurídico?

Na atualidade, já podemos contar com uma grande diversidade de softwares jurídicos em todo o mundo, entretanto, quando vamos observar as análises e avaliações brasileiras, podemos chegar a conclusão que a melhor alternativa é o próprio software EasyJur, já que, além de gerar relatórios jurídicos impecáveis, o mesmo também possui inúmeras funcionalidades que auxiliam os escritórios de advocacia a driblar problemas que tendem a aparecer durante o dia a dia. Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito à automação de Relatório Jurídico.

Nosso Compromisso com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.500 em cashback

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.000 em cashback

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$700 em cashback

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$500 em cashback

R$

389

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe até R$300 em cashback

R$

129

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos