logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

prisão preventiva

Aumente a eficiência do seu escritório com relatórios jurídicos

Por Easyjur

Por Easyjur

Pode-se dizer que, na atualidade, um Relatório Jurídico é extremamente fundamental para todos e quaisquer tipos de negócios dentro de uma advocacia, já que neste documento podemos observar todos os dados relevantes em respeito a um determinado indicador ou sobre a situação geral da banca, do departamento ou até mesmo dos clientes da advocacia.

Mesmo parecendo algo sem sentido, pode acreditar, todas estas informações são completamente essenciais para poder nortear toda a atividade da empresa, e assim, melhorar o seu desempenho, e consequentemente, os seus resultados.

Para aqueles que não conhecem de perto a rotina e o verdadeiro trabalho dos advogados, devemos adiantar que, a realização e análise dos relatórios jurídicos faz parte do dia a dia da grande maioria dos advogados e gestores, entretanto, com o grande avanço da tecnologia e da internet, na atualidade já podemos contar com uma grande diversidade de ferramentas e alternativas para poder realizar este tipo de relatório com maior praticidade e eficiência.

Contudo, não podemos negar o fato de que ainda existe uma grande parte de advogados que não utilizam destas alternativas e ferramentas, e pensando nisso, nós da equipe EasyJur resolvemos vir esclarecer todos os principais pontos ligados a um Relatório Jurídico, e posteriormente, iremos falar sobre a melhor alternativa que existe na atualidade para gerar os Relatórios jurídicos com maior eficiência e praticidade, potencializando a eficiência e os resultados de todo o escritório, e não somente de um advogado. Portanto, recomendamos que você se atente ao máximo em todo artigo a seguir.

Mas afinal, o que são Relatórios Jurídicos? 

Antes de tudo, é fundamental iniciarmos este artigo a partir do básico, ou seja, explicando a definição dos relatórios jurídicos em si, para assim, evoluirmos no assunto aos poucos, garantindo que você  desenvolverá uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o estes documentos, e consequentemente, poderá entender como funciona a automatização dos mesmos, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos.

Sendo assim, podemos dizer que um Relatório Jurídico se trata de um documento que é utilizado para apresentar os resultados obtidos, os quais serão mostrados diretamente aos clientes ou até mesmo aos superiores do escritório. Caso você nunca tenha visto, os relatórios jurídicos são documentos que apresentam uma grande diversidade de dados importantes, como por exemplo: relatos de uma determinada ação, estratégia ou até mesmo trabalho desenvolvido. 

Também existem diversas maneiras de apresentar estes relatórios, mas, na grande maioria dos casos, eles são apresentados através de arquivos de texto ou até mesmo através de tabelas do excel, algo que exige muito esforço manual dos advogados, principalmente quando estes relatórios buscam ser apresentados de maenira descritiva, e não análitica. Porém, como citado mais acima, na atualidade já podemos contar com o apoio de ferramentas tecnológicas inteligentes, as quais nos ajudam a automatizar todo este processo, e ainda assim, gerando maior eficiência e melhores resultados, algo que você verá mais abaixo neste mesmo artigo.

 

relatório jurídico
relatório jurídico

E qual o verdadeiro objetivo de um Relatório Jurídico? 

Mesmo conhecendo a sua definição, é um fato que muitas pessoas de fora, e até mesmo advogados iniciantes, ainda não conhecem a fundo o objetivo e  finalidade apresentada pelos relatórios jurídicos, algo que deve ser mudado antes de nos aprofundarmos ainda mais neste assunto.

Pode-se dizer que a função primordial apresentada por estes relatórios é dar uma maior noção sobre todas as atividades do departamento jurídico, e assim, o gestor conseguirá ter acesso a informações específicas, as quais lhe ajudarão a tomar algumas decisões de forma mais segura e favorável. Um Relatório Jurídico pode ser utilizado em distintas situações e para diversos objetivos, como por exemplo:

 

  • Acompanhar a situação financeira e produtividade da equipe;
  • Analisar taxa de inadimplência;
  • Acompanhar honorários recebidos em um determinado período;
  • Acompanhar e avaliar quantidade de clientes desistentes;
  • Avaliar quantidade de processos abertos;
  • Além de outros indicadores essenciais para a rotina jurídica. 

Entenda todas as diferenças entre Parecer, Relatório e Dashboard Jurídico

Também vale dizer que muitos advogados cometem confusões relacionadas aos termos: Parecer, Dashboard e até mesmo relatório jurídico, algo que não pode continuar acontecendo, já que os mesmos se tratam de práticas, ferramentas e documentos completamente diferentes. Sendo assim, antes de continuarmos nos aprofundando no assunto principal, julgamos ser essencial falarmos sobre as diferenças existentes entre estes termos.

Primeiramente, como você já observou mais acima, os relatórios jurídicos se tratam de documentos que envolvem muitas noções estratégicas e informações essenciais sobre todos os pontos relacionados ao escritório, e assim, possuem o objetivo principal de orientar as empresas sobre determinados indicadores com dados que se baseiam diretamente às atividades internas, a saúde da companhia e até mesmo de seus concorrentes. 

Por outro lado, o dashboard jurídico, mesmo possuindo o mesmo objetivo de um Relatório Jurídico, ele apresenta as informações de uma maneira resumida e otimizada, tendo um apoio direto dos gráficos dinâmicos, os quais são atualizados em tempo real.

Agora, quando citamos sobre o Parecer Jurídico, podemos dizer que o mesmo se trata de uma análise técnica de um determinado processo, o qual é acompanhado de um raciocínio jurídico, e assim, traz inúmeras referências doutrinárias e jurisprudenciais acompanhadas com a opinião técnica do próprio parecerista.

Mas qual a importância que os relatórios jurídicos possuem para os escritórios de advocacia?

Mesmo com todas as informações citadas até o momento, não podemos negar que muitos advogados iniciantes e até mesmo pessoas de fora do mundo jurídico ainda não conseguiram entender qual a verdadeira importância de realizar e analisar os relatórios jurídicos.

Bom, a vida de um gestor de escritório de advocacia é extremamente complicada, e de maneira constante, estes profissionais se encontram em momentos que necessitam tomar algumas decisões cruciais, onde más escolhas resultam em prejuízos para todo o escritório, como por exemplo: perda de recursos financeiros, perda de tempo, entre outros.

Por conta disso, a grande maioria dos gestores buscam basear a sua decisão de acordo com dados concretos relacionados ao negócio, os quais são obtidos através de um Relatório Jurídico. Existem inúmeros exemplos para se referir a estes dados, como por exemplo: número de processos ativos, taxa de churn, ticket médio, advogados mais produtivos do escritório, situação do fluxo de caixa e muito mais!

 

relatório jurídico

 

A situação muda completamente quando os gestores decidem utilizar dados concretos e bem organizados, já que, a partir dos mesmos, é possível implementar inúmeras mudanças no escritório, as quais realmente irão impactar de forma positiva no mesmo. Sendo assim, vale dizer que, além da importância citada agora, um Relatório Jurídico consegue auxiliar e potencializar inúmeros pontos de um escritório de advocacia, e dentre os principais, podemos citar:

 

  • Facilita a gestão de contratos e clientes;
  • Ajuda na tomada de decisões favoráveis;
  • Auxilia na prestação de contas;
  • Ajuda a evitar prejuízos nas finanças.

Conheça os diferentes tipos de relatório jurídicos que existem na atualidade

Algo que também devemos citar neste artigo, é que existem diversos tipos de relatórios jurídicos, os quais visam diferentes departamentos, áreas, informações e atividades do mesmo escritório de advocacia. Cada relatório é fundamental para conseguir compreender algumas informações, e consequentemente, tomar decisões de acordo com elas.

Sendo assim, antes de nos aprofundarmos ainda mais no assunto, e consequentemente, falarmos sobre como você poderá automatizar toda a geração de relatórios jurídicos dentro do seu escritório, é essencial falarmos sobre os diferentes tipos de indicadores que podem ser utilizados para a realização dos relatórios, gerando assim, uma maior diversidade deste mesmo documento, que são:

 

  • Relatório de processos e andamentos processuais;
  • Relatório de processos perdidos;
  • Relatório de produtividade;
  • Relatório de fluxo de caixa;
  • Relatório de provisionamento.

Afinal, como eu posso gerar Relatórios Jurídicos para o meu escritório de advocacia? 

Com isso, finalmente chegou o momento de falarmos sobre como você poderá gerar relatórios jurídicos para o seu escritório de advocacia, potencializando ao máximo os seus resultados e tomadas de decisões.

Bom, existem distintas formas de compilar os dados, e assim, gerar relatórios, e na grande maioria dos casos, como citado mais acima, a planilha de excel tende a ser a opção utilizada. Contudo, não podemos negar que esta alternativa é extremamente limitante, já que compromete diretamente a visualização do documento e até mesmo o acesso a informações importantes, além de, claro, gerar muito trabalho manual para os profissionais daquele escritório (normalmente os advogados).

A partir disso, muitas empresas modernas consideram os relatórios feitos em planilhas como ultrapassado, e para contornar este problema, atualmente podemos contar com os softwares jurídicos, os quais são capazes de gerar relatórios extremamente dinâmicos e eficientes, direcionando as ações dos departamentos jurídicos.

E qual o melhor software jurídico para gerar Relatório Jurídico?

Na atualidade, já podemos contar com uma grande diversidade de softwares jurídicos em todo o mundo, entretanto, quando vamos observar as análises e avaliações brasileiras, podemos chegar a conclusão que a melhor alternativa é o próprio software EasyJur, já que, além de gerar relatórios jurídicos impecáveis, o mesmo também possui inúmeras funcionalidades que auxiliam os escritórios de advocacia a driblar problemas que tendem a aparecer durante o dia a dia. Com isso, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito à automação de Relatório Jurídico.

Conteúdos

relacionados

Pode-se dizer que, na atualidade, um Relatório Jurídico é extremamente fundamental para todos e...
Easyjur

Easyjur

18/04/2023

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Aumente a eficiência do seu escritório com relatórios jurídicos
prisão preventiva

18/04/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos