3 (1)

Advogado do consumidor: Entenda a função, importância e como potencializar ao máximo a produtividade deste profissional

23/08/2022

Um dos profissionais mais importantes que podemos encontrar na atualidade é o advogado do consumidor, já que o mesmo é responsável por garantir a ordem dentro de todo o mercado. Entretanto, mesmo sendo extremamente importante, não podemos ignorar o fato de que muitas pessoas ainda não conhecem a definição e importância que este profissional possui.

Por conta disso, nós do EasyJur resolvemos vir explicar todos os pontos que se referem diretamente a este profissional, como por exemplo a definição, importância, principais atividades e até mesmo uma dica que o ajudará a potencializar a sua produtividade e lucros.

Mas afinal, o que é um advogado do consumidor?

Pode-se resumir um advogado do consumidor como um profissional responsável por, principalmente, realizar o intermédio entre os clientes e estabelecimentos comerciais, já que a maior parte dos casos que envolvem estas partes, terminam em acordos extrajudiciais.

Entretanto, mesmo que essa seja a sua principal atividade, não podemos utilizá-la para definir este profissional com total clareza, já que as suas atividades e intuitos vão muito além disso. Um advogado do consumidor possui o principal objetivo de auxiliar indivíduos perante a justiça a resolverem problemas e procedimentos relacionados ao comércio de produtos ou serviços.

Diferentemente do que a sua nomenclatura indica, estes profissionais não focam em auxiliar somente os clientes e consumidores, já que eles também possuem um papel extremamente importante para as empresas e estabelecimentos comerciais que se encontram em um processo judicial. Ou seja, podemos afirmar que todos e quaisquer casos que envolvam o comércio, tanto por parte dos clientes, quanto por parte dos estabelecimentos, o profissional especializado para resolvê-los é o advogado do consumidor.

33

 

Esse profissional é realmente importante? 

Muitas pessoas não conhecem o verdadeiro valor que estes profissionais possuem, e por conta disso, não dão a ele o devido valor que ele merece, entretanto, podemos afirmar que sem estes profissionais, nenhum estabelecimento comercial poderia funcionar corretamente e com segurança, além de que nenhum cliente teria a garantia de que seus direitos seriam protegidos e entregues com merecem. 

Sendo assim, se você sabe a verdadeira importância que os direitos dos consumidores e estabelecimentos comerciais possuem, você também já deve saber a importância que este tipo de advogado também possui, já que de nada adianta o direito, se ninguém será capaz de defendê-lo perante a justiça.

Como funciona essa função? É necessário trabalhar muito?

Outra dúvida extremamente recorrente sobre estes profissionais ou sobre o meio judiciário, é em relação ao funcionamento do trabalho de um advogado que se especializou nos casos consumidores. De maneira geral, pode-se afirmar que estes profissionais realizam o mesmo trabalho e atividades dos outros tipos de advogados, sendo as principais:

  • Resolução de casos judiciais;
  • Esclarecimento de dúvidas para os seus clientes;
  • Garantia de que os direitos de um determinado grupo (clientes e estabelecimentos comerciais) serão defendidos e entregues;
  • Entre outros.

333 (3)

 

Limitação na produtividade

Por conta destes profissionais realizarem as mesmas atividades de outros advogados, também podemos afirmar que todos os malefícios e pontos negativos que os outros advogados vivenciam, também são vivenciados por estes, como por exemplo, a limitação na produtividade, um problema que todos passam ao menos uma vez na vida.

Essa limitação na produtividade é classificada como um dos principais problemas que estão presentes no meio judiciário, já que todos os procedimentos jurídicos exigem que inúmeras atividades repetitivas sejam realizadas até a sua conclusão e perante a justiça.

Nos piores casos, estas atividades são realizadas pelos próprios advogados ou escritórios, de maneira completamente manual, e por conta disso, a limitação se torna uma grande realidade, já que grande parte do tempo em que os profissionais deveriam focar em atividades mais eficientes, eles gastam com os procedimentos repetitivos.

Como superar essa barreira e obter uma maior produtividade e demanda sendo um advogado do consumidor?

Por conta do grande avanço da tecnologia, já podemos encontrar uma alternativa que auxilia todos os advogados e escritórios a contornarem o problema citado acima de uma vez por todas, que é a utilização de um software de gestão, o qual realizará diversas atividades repetitivas de maneira automática, possibilitando que o advogado do consumidor foque em assuntos mais importantes e que realmente necessitam da sua atenção. O melhor software presente no mercado atualmente, é o EasyJur, o qual com certeza lhe ajudará a contornar este terrível problema!

3333 (3)

23/08/2022

3 (1)

Advogado do consumidor: Entenda a função, importância e como potencializar ao máximo a produtividade deste profissional

23/08/2022

23/08/2022

Você também pode gostar

29/09/2022