logo easyjur azul

Blog

usucapião familiar

Como obter resultados excepcionais com advocacia humanizada

Picture of Por Danielle Fontoura

Por Danielle Fontoura

Menu do Conteúdo

Caso você acompanhe de perto o mercado e mundo jurídico, de certo já deve ter ouvido falar ao menos uma vez sobre o termo de advocacia humanizada, já que o mesmo surgiu a partir de um cenário que visualizamos todos os dias dentro da advocacia, e com o passar do tempo, o mesmo foi se popularizando mais e mais, até chegar no atual momento, onde ele é considerado como uma grande tendência para toda a advocacia.

Para os profissionais, podemos dizer que a situação em que vocês se encontram perdidos com a grande demanda de processos, comas listas de tarefas, com os prazos que são extremamente apertados e com todas as metas que o escritório são situações que acabam nos levando a situações bem críticas e complicadas.

Infelizmente, nenhum ser humano deveria ser exposto a estes problemas, e na realidade, o tempo é um grande tesouro na rotina de qualquer advogado, isso é um fato. Todos apresentam rotinas desgastantes e agitadas, onde o pouco tempo acaba criando inúmeros estereótipos para o profissional de Direito, como por exemplo: frio, cético, formal demais, sem empatia e pouco confiável.

Porém, não podemos deixar esta situação continuar, já que, mesmo em meio ao grande acúmulo de tarefas, trabalho e processos, é fundamental separar algum tempo para focar no que realmente importa para o seu escritório, algo que realmente gerará resultados para o mesmo, e consequentemente, trará o seu destaque em meio ao que importa, que são os seus clientes.

Para isso, existem inúmeras estratégias, porém, diversas pesquisas já mostraram que a advocacia humanizada é uma das melhores alternativas, e tendo isso em mente, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas a esta modalidade de advocacia, portanto, recomendamos que você se atente a todas as informações que serão citadas a seguir no decorrer deste mesmo artigo.

Mas afinal, o que é advocacia humanizada?

Antes de tudo, é fundamental iniciarmos este artigo mostrando os conceitos mais básicos relacionados a advocacia humanizada, para que assim, você possa desenvolver uma ampla, sólida e segura base de conhecimentos sobre o assunto, e posteriormente, poderá se aprofundar no mesmo sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos, algo que seria um verdadeiro problema.

Bom, podemos dizer que quem pensa que a advocacia humanizada é uma nova área no mercado, como civil, trabalhista ou previdenciário, está totalmente enganado, já que, na realidade, esta advocacia se trata de uma nova forma de fazer Direito.

Durante a faculdade e a partir da experiência adquirida no mercado de advocacia, muitos advogados fiquem mais frios na maneira como lidam com determinadas situações do cotidiano, isso é algo extremamente comum e que já virou normal para nós na atualidade, porém, esta visão deve ficar para trás o mais breve possível, já que estes advogados estão se tornando cada vez mais ultrapassados.

advocacia humanizada

A advocacia humanizada chegou para mudar esta realidade que está dominando advogados de todo o mundo, e por isso, tal advocacia anda apresentando tanta popularidade e força. Ela se trata de uma nova forma de olhar o sistema e todo este mercado, tendo uma ideia e visão mais humana de tudo que envolve um processo judicial em si.

Para você entender melhor, separamos o seguinte exemplo: Imagine que um determinado cliente chega até você para realizar a formalização do seu divórcio com seu cônjuge.

Contudo, não podemos considerar que este caso é resumido apenas a assinatura de alguns papéis, já que envolve inúmeros outros pontos, inclusive, se o seu cliente realmente se preocupa, ou se existem circunstâncias relacionadas com o seu cliente, as quais podem vir a interferir o processo e prolongar conflitos, os quais podem ser analisados com calma antes parar gerar menores problemas, como por exemplo: filhos, pensão, visitas, se há algum ressentimento com a outra parte ou se ainda há sentimentos que podem fazer com que o divórcio não seja finalizado.

Vale dizer que este é apenas um pequeno exemplo, o qual tende a acontecer muitas vezes na prática, mas lembre-se que, de forma geral, essa tende ser a visão que a advocacia humanizada traz para os advogados.

Ou seja, em outras palavras, podemos dizer que a advocacia humanizada não busca se preocupar apenas com as causas do processo, mas sim com todos os pontos que envolvem o seu cliente, independente se tais pontos irão ajudar o seu trabalho ou não. Esta advocacia apresenta a premissa de uma atuação baseada completamente no atendimento personalizado, respeito às diferenças e até mesmo a valorização do sentimento de ambas as partes.

Saiba como aplicar a advocacia humanizada dentro do dia a dia do seu escritório!

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já tem uma ampla ideia da definição e principais objetivos apresentados pela advocacia humanizada, entretanto, será que você realmente sabe como funciona a aplicação desta advocacia dentro de um escritório? Provavelmente a sua resposta seja não, e neste caso, não precisa se preocupar, já que também adentraremos neste tópico.

Na verdade, precisamos reforçar que você não necessita mudar todo o seu escritório e o seu funcionamento de uma só vez, já que, na grande maioria dos casos, a aplicação da advocacia humanizada tende a ser algo progressivo. Sendo assim, busque focar em começar aplicando os princípios básicos desta advocacia, os quais não devem gerar custos extras.

Com o passar do tempo, vá investindo e potencializando as modificações e alterações dentro do seu escritório, fazendo com que o mesmo se torne cada vez mais adepto a trabalhar com uma advocacia humanizada. Para lhe ajudar com isso, separamos alguns passos que podem ser seguidos, para que assim, você inicie tal aplicação.

Dê uma maior atenção às necessidades dos seus colaboradores

Para começar a aplicar a advocacia humanizada dentro do seu escritório, é fundamental  a apresentação de uma maior preocupação sobre as necessidades dos seus colaboradores, já que os serviços serão prestados pelos mesmos, portanto, tudo deve iniciar a partir deles.

De certo você já deve saber que eles são completamente essenciais para o funcionamento do seu escritório e para que um trabalho seja realmente efetivo e eficiente. Sendo assim, lembre-se que cada colaborador apresenta as suas próprias necessidades, particularidades e habilidades, as quais precisam ser respeitadas e até mesmo valorizadas.

advocacia humanizada 2

Para isso, busque sempre ter um dia específico para realizar confraternizações ou até mesmo atividades dinâmicas de interação, no qual cada colaborador poderá se expressar e contribuir com sugestões e inovações para a melhora do escritório como um todo.

Lembre-se de sempre ser transparente com seus clientes

Muitos profissionais buscam crescer no mercado, mas infelizmente, não agem com seus clientes na transparência, um problema extremamente sério, o qual deve ser corrigido desde o princípio, para que assim, você possa começar a aplicar a advocacia humanizada.

Sendo assim, sempre tenha em mente que manter um fluxo de clientes é extremamente importante para o escritório tenha lucros e continue funcionando como o esperado, porém, isso não significa que você deverá pegar todas as causas que aparecem, principalmente aquelas que seus colaboradores ou até mesmo você ainda não tenham tanta experiência ou confiança sobre resultados positivos.

Sempre seja honesto com os seus clientes. Ninguém é perfeito e ninguém sabe de tudo, e está tudo bem mostrar tais pontos para o seu cliente. Dessa maneira, você conseguirá manter a confiança de todos os seus clientes, e consequentemente, poderá gerar indicações a partir dos mesmos, mesmo que perca alguns contratos.

Sempre ofereça a melhor solução para o seu cliente

A grande maioria dos processos apresentam mais de um caminho possível para ser seguido, e nestes casos, grande parte dos escritórios acabam oferecendo ao cliente a alternativa que visa beneficiar mais o escritório em si do que o cliente, algo que está completamente errado e que não combina com as características e objetivos da advocacia humanizada.

Sendo assim, busque sempre colocar os seus clientes em primeiro lugar, portanto, ofereça e mostre aos mesmos as melhores soluções que com certeza irão lhe proporcionar os melhores resultados e satisfação. Nunca coloque as metas do seu próprio escritório acima dos seus clientes. Conforme os clientes forem ganhando confiança com o seu escritório, as suas metas serão batidas consequentemente.

Sempre deixe o seu cliente informado

Por fim, mas não menos importante, também devemos citar que é fundamental que você sempre mantenha os seus clientes informados sobre as movimentações e atualizações do seu processo, algo que gerará ainda mais confiança para o mesmo em relação ao seu escritório.

Existem diversas maneiras de realizar estas comunicações com os clientes, mas com certeza investir em um bom software jurídico está entre as alternativas mais eficientes, e caso você tenha interesse, podemos lhe recomendar o software EasyJur, considerado por muitos profissionais como o melhor software jurídico de todo o Brasil.

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações que são necessárias para compreender a advocacia humanizada. Vale dizer que, caso você ainda apresente alguma dúvida relacionada a este assunto ou qualquer outro relacionado ao mercado e mundo jurídico, você poderá utilizar dos demais artigos EasyJur para realizar consultas, e, consequentemente, sanar suas dúvidas.

Nosso Compromisso com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.500 em cashback

R$

2799

/mês
200GB Docs em Nuvem
4.000 Processos Monitorados
05 Advogados Intimações
30 Usuários Inclusos
200.000 Tokens Juris.ai
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO GROWTH +
Suporte VIP
Editor Legal Design
Relatórios Avançados
Acesso para clientes ilimitado
Peticionamento Automático (em breve)
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe até R$1.000 em cashback

R$

1699

/mês
80GB Docs em Nuvem
2000 Processos Monitorados
03 Advogados Intimações
15 Usuários Inclusos
100.000 Tokens Juris.ai
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO STANDARD +
Legal Analytics Tool
Cálculos Monetários
Cobranças Personalizadas
Automação de Faturamento
Campos Personalizados
500 Acessos para clientes
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$700 em cashback

R$

599

/mês
40GB Docs em Nuvem
800 Processos Monitorados
02 Advogados Intimações
10 Usuários Inclusos
50.000 Tokens Juris.ai
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO PREMIUM +
Workflow de Tarefas Ágil
Gamificação de Atividades
TimeSheet Dinâmico
Controle Orçamentário
Gestão Estratégica
200 Acessos para clientes
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe até R$500 em cashback

R$

389

/mês
30GB Docs em Nuvem
300 Processos Monitorados
01 Advogado Intimações
05 Usuários Inclusos
20.000 Tokens Juris.ai
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
Conta Digital Grátis
TUDO DO START +
Gestão Financeira
Automação de Documentos
Demandas Consultivas
LCRM e Gerador de Propostas
100 Acessos para clientes
*Website Integrado Legal CRM
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe até R$300 em cashback

R$

129

/mês
5GB Docs em Nuvem
100 processos monitorados
01 Advogado Intimações
02 Usuários Inclusos
5.000 Tokens Juris.ai
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
Jurisprudências Integradas
Processos Ilimitados
Dashboard
Juris.ai
Agenda
Pessoas
Processos e Casos
Movimentações
Categorias
Materiais Gratuitos