A Nova EasyJur
Carta ao Público | Por Vinicius Marques, CEO.
O início
Muitos não conhecem a história da criação da EasyJur, que começou com uma situação pessoal minha. Tudo se iniciou quando, em 2013, minha mãe foi acionada em um processo judicial no qual descobrimos que a casa em que morávamos há mais de 10 anos havia sido vendida pela incorporadora para várias outras pessoas.
No decorrer do processo fomos tendo êxito nas fases, mas, infelizmente, na última audiência o advogado perdeu o prazo e isso nos custou a casa. Fomos despejados por um erro e não só isso, pois minha avó, pessoa de natureza simples e batalhadora, ainda durante os andamentos do processo, não suportando a hipótese de perder a casa ficou muito abalada emocionalmente, vindo a descobrir um câncer e falecendo pouco tempo depois. Posso dizer que este foi o momento mais difícil da minha vida até hoje.
Ao conversar com outros advogados sobre a situação, descobri as dificuldades que os advogados enfrentam com a justiça mais lenta e burocrática do mundo e o quanto é difícil acompanhar o andamento de processos em dezenas de sistemas dos tribunais brasileiros. Decidi então, em 2015, criar uma solução para esse problema. Desenvolvi (sim, eu codava) um sistema voltado aos advogados, criei uma Startup e tomei neste momento a decisão de criar a EasyJur.
Nosso objetivo é eliminar 10 bilhões de horas de trabalho repetitivo para 2 milhões de advogados
O crescimento
Passados 8 anos de intensos esforços desde a ideia, 4 anos desde nossa primeira aceleração e aporte de capital externo, e a concepção da marca EasyJur em busca do sonho de construir uma empresa que impactasse nossa sociedade e levasse justiça para as pessoas por meio de soluções tecnológicas criadas para tornar a vida dos advogados mais fácil e efetiva, em 2020 veio a pandemia e tivemos um crescimento muito acelerado, fortalecemos nossa marca, nossa metodologia e conseguimos bons resultados, tanto no mercado quanto para nossos parceiros.
Estamos construindo uma nova EasyJur e desde meados de 2022 decidimos dar mais um passo e trazer tecnologias novas ao negócio. Mas nem tudo são flores e, como não é surpresa pra ninguém, o crescimento nos obriga a enfrentar muitos obstáculos, e com eles perdemos pessoas estratégicas na equipe, desde colaboradores executores a pessoas de liderança e autonomia. A verdade é que, com a saída dessas pessoas, identificamos alguns erros cometidos mas não perdemos tempo, colocamos a mão na massa, reduzimos o quadro de colaboradores e retomamos o percurso do crescimento.
E sim, vários parceiros (clientes) reportaram instabilidade no sistema, ocorrências frequentes de bugs, lentidão em alguns retornos de suporte e estamos cientes de todos esses contratempos.
Prezamos muito pela transparência e aproveito para me desculpar pelos transtornos causados aos nossos clientes, identificamos os erros e agimos rapidamente para corrigi-los. Tomamos decisões difíceis e duras, mas isso foi necessário para construir uma nova EasyJur forte e próspera. Estamos comprometidos em implementar um plano de ação eficaz para garantir o nosso sucesso a longo prazo.
Ações em curso
Temos uma cultura na qual é permitido errar, porém esses erros devem gerar aprendizado para não cometermos os mesmos erros novamente. Algumas medidas que estão em andamento:
- Desligamos 55% do time entre o Q3/22 e Q1/23, resgatamos a cultura e alcançamos uma performance 100% melhor;
- Diminuímos nossas despesas e custos em mais de 40% para 2023, focando em mais eficiência para o negócio;
- Estabilizamos o sistema e reduzimos os bugs em 70%;
- Focamos toda empresa para alcançarmos breakeven até junho/23;
- Aproximamos os investidores e trouxemos uma consultoria externa para dentro do nosso dia a dia, equalizando as contas, melhorando a gestão, cultura e nossa capacidade de execução;
- Criamos um nova unidade de negócios para inovação e crescimento de receitas;
- Estamos trazendo 02 novos sócios, sendo um deles advogado, e reconhecemos 04 profissionais chaves que vivem a cultura no dia a dia como potenciais sócios para os próximos anos;
- Iniciamos a criação de uma comunidade em torno da EasyJur, com muita humildade, aprendendo com nossos clientes e os envolvendo na criação dessa nova versão.
Embora tenhamos cometido alguns erros em gestão, também houve muitas escolhas acertadas que, com pequenas correções, puderam ser aproveitadas para este novo momento:
- Balanceamento das metodologias, frameworks de gestão e processos para todas as áreas;
- Voltamos a concentrar a gestão no EasyJur e a comunicação no Discord, pois eram softwares demais, gestão de menos. (dogfooding – comemos da nossa própria comida);
- Resgatamos a boa contratação que só ocorre com base em teste técnico, avaliação comportamental e múltiplas referências. Agora é uma batalha passar no nosso processo de recrutamento e seleção, só passa quem realmente quer fazer a diferença e crescer. Pois só assim é possível garantir que cultura, valores e propósito estão bem alinhados entre candidato e companhia;
- Minha sócia Priscila Faria e eu assumimos a frente e o compromisso de liderar diretamente 40 pessoas em busca da vitória, não temos braços curtos;
- Investimos muita energia no planejamento estratégico estruturado 2023/2025, envolvendo toda empresa nas seguintes etapas: diagnóstico e análise de cenários, design do planejamento, implementação e acompanhamento;
- Nos próximos 3 meses vamos migrar parte da estrutura de servidores do EasyJur hospedada na Amazon/AWS e Google Cloud Plataform para o Azure Essentials Cloud da Microsoft. Buscamos a estabilidade para a ferramenta.
Você precisa guardar isso: fomos capazes de retomar a rota de prosperidade e transacionar mais de R$1Bilhão de reais de honorários para mais de 60 mil advogados clientes em 2022.
NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO: Eliminar 10 bilhões de horas de trabalho repetitivo para advogados em todo o mundo!
Além disso, preparamos diversas novidades, algumas delas já estão no ar e outras estarão disponíveis muito em breve:
- Jurisprudências Integradas;
- Legal Academy;
- Legal Operations;
- Editor Legal Design;
- Área do Cliente;
- Website Integrado ao Legal CRM;
- Conta Digital integrada com Pix;
- SmartDocs com GPT-4;
- API aberta para integrações;
- Integração com Gmail e Outlook;
- Relatórios Personalizados;
- Assinatura Digital;
- Aplicativo Mobile Android e iOS;
- Captura de Processos em Segredo de Justiça;
- Peticionamento PJe integrado;
- Temos uma lista extensa de backlog de produto;
- 90% mais produtividade com o Juris.ai.
Resumindo, aprendemos com nossos erros e estamos focados em melhorar ainda mais! Saiba que 2023 será o nosso melhor ano juntos! Compartilhamos essa história com você em prol de manter a transparência, mostrar que cometemos erros e que somos ainda melhores em construir acertos e sucesso. E para isso, continuo contando com seu feedback na evolução da solução.
Juntos vamos mais longe, tendo certeza de que o sucesso da EasyJur está mais garantido do que nunca, e já conhecemos o caminho.