logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

Como consultar processo criminal

Joint Venture: O que você precisa saber para entender sobre isso

Por Easyjur

Por Easyjur

A cada dia que passa, mais e mais empresas são abertas, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, e por conta disso, inúmeras estratégias e práticas relacionadas ao ramo empresarial acabaram ganhando uma maior atenção nos últimos anos, como por exemplo, o joint venture, uma das melhores estratégias que existem para duas ou mais empresas crescerem e se desenvolverem em conjunto, ou até mesmo conquistarem um determinado objetivo.

Entretanto, mesmo com uma maior popularidade, não podemos negar que a expressão “joint venture” ainda é acompanhada por uma grande diversidade de dúvidas e questionamentos, algo extremamente comum. Infelizmente, um grande problema é que ainda existem pouquíssimas plataformas e fontes confiáveis que entregam informações verdadeiras relacionadas ao ramo empresarial e jurídico.

Por isso, a grande maioria das dúvidas relacionadas ao joint venture ficam sem respostas, algo que atrapalha diretamente os empresários a realizarem ou usufruirem de tal estratégia. Visando este problema, e com o principal objetivo de auxiliar todos os empresários que possuem algum interesse nesta estratégia em específico, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas ao joint venture, portanto, recomendamos que você se atente ao máximo em todas as informações que serão citadas no artigo a seguir.

Mas afinal, o que é Joint Venture?

Bom, antes de tudo, é fundamental explicarmos a definição da expressão “Joint Venture”, para que assim, você possa ter uma maior noção do que o artigo irá se tratar, mesmo que, provavelmente, você já tenha alguma ideia. Também vale dizer que, ao descobrir a definição desta expressão, você poderá desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o mesmo, e consequentemente, se aprofundará com maior facilidade nas principais características e demais pontos que envolvem o joint venture, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos.

Bom, podemos dizer que joint venture se refere a uma associação econômica, ou seja, um acordo comercial, o qual é feito entre duas ou até mais empresas, na qual as mesmas podem ser do mesmo ramo, ou também de ramos distintos, algo que varia de caso para caso. Ainda vale dizer que esta associação comercial tende a ser feita por empresas que optaram por reunir os seus recursos, e assim, realizar uma determinada tarefa, durante um período já determinado, ou seja, limitado.

Quando falamos sobre uma estratégia de joint venture que foca no ramo empresarial, devemos comentar que tal estratégia pode estar associada a um novo projeto ou até mesmo a alguma outra atividade comercial, algo extremamente comum de ser observado na atualidade.

Sendo assim, queremos que você entenda que operações de joint venture são executadas com distintos fins e objetivos, e alguns exemplos são: logísticos, industriais, tecnológicos, comerciais, entre diversos outros. Uma curiosidade, é que na grande parte dos casos, a estratégia de joint venture é adotada com o intuito de acelerar a expansão de ambos os negócios, já que, ao unirem recursos, as empresas acabam tendo acesso às habilidades escassas, e assim, penetram em novos mercados.

Mas afinal, por que eu deveria pensar no joint venture empresarial?

Com isso, podemos afirmar que você já está por dentro da definição e pontos mais básicos que envolvem o joint venture empresarial, e assim, é esperado que você já tenha notado como funciona a lógica por trás da formação e utilização desta estratégia.

Contudo, mesmo entendendo o básico, ainda é um fato que você precisa entender melhor como funciona, quais são os principais objetivos e por que você deveria pensar no joint venture empresarial para a sua empresa, e para isso, criamos o seguinte exemplo que com certeza lhe ajudará:

Imagine duas empresas, uma apresenta de pouca liquidez, entretanto, que possui propriedade intelectual especializada, enquanto a outra já possui uma liquidez maior, ou seja, muito dinheiro, entretanto, não apresenta capacidade técnica necessária. Com isso, uma estratégia de joint venture empresarial iria ser perfeito para as duas empresas, já que ambas se complementariam, potencializando ao máximo as suas tecnologias e demais características.

Nesta situação em específico, a empresa que apresenta maior liquidez poderia financiar um projeto com o intuito de expandir a tecnologia da outra empresa, e assim, obteria uma licença para comercializar a tecnologia sob a sua própria marca. Existem inúmeras outras possibilidades, como acordos para a compra conjunta de estoques de fornecedores, entre outros.

Conheça os dois tipos de joint venture empresarial

Vale dizer que, quando uma estratégia de joint venture empresarial acontece, as empresas podem se unir das seguintes maneiras:

  • Sem a formação de uma nova empresa (Joint Venture Contratual);
  • Com a criação de uma nova empresa com personalidade jurídica (Joint Venture Societária).

Joint Venture Contratual?

Quando nos referimos a uma Joint Venture contratual, estamos nos referindo a um acordo feito entre duas partes que se reúnem para a realização de um determinado projeto de negócios, e assim como o próprio nome entrega, ambas as partes assinam um contrato descrevendo todos os termos e normas deste acordo.

 

A principal característica desta modalidade, além da existência de um contrato, é que ambas as partes não criam uma entidade jurídica separada para o projeto, na realidade, elas permanecem trabalhando em parceria com suas empresas originais, compartilhando os lucros e perdas do empreendimento, de acordo com os termos estabelecidos no contrato em si.

Joint Venture
Joint Venture

 

Joint Venture Societária?

Por outro lado, também existe a modalidade de joint venture societária, a qual apresenta como característica principal o objetivo de realizar um projeto ou empreendimento comum por meio da criação de uma nova empresa, a qual assumirá toda a nova identidade jurídica do projeto em si.

Também devemos ressaltar que, nesta modalidade em específico, o projeto acaba se assemelhando a uma parceria comercial, entretanto, ainda apresenta algumas diferenças bem notórias. A principal que você deve conhecer, é que as parcerias comerciais tendem a envolver um relacionamento comercial de longo prazo, enquanto a joint venture societária já possui um fim determinado desde o início.

Conheça as vantagens e desvantagens de uma joint venture empresarial

Caso você tenha se atentando a todos os trópicos e informações citados acima, de certo já deve ter desenvolvido uma ampla e sólida base de conhecimentos relacionada a joint venture, entretanto, ainda é fundamental que nos aprofundamos um pouco mais nas principais características desta estratégia, e por isso, agora falaremos sobre as suas principais vantagens e desvantagens!

Vantagens da joint venture

Vale dizer que a joint venture apresenta uma grande diversidade de vantagens, contudo, dentre as principais podemos citar:

  • Obtenção de compartilhamento de conhecimentos entre empresas
  • Ganho de acesso a novos recursos;
  • Riscos e custos se tornam compartilhados;
  • Potencialização da possibilidade de desenvolver novos negócios no processo.
  • Redução significativa dos custos, o qual possibilita que as empresas envolvidas aumentem a competitividade.
  • Expansão e desenvolvimento das empresas envolvidas para novos mercados.

Desvantagens da joint venture

Por outro lado, não poderíamos falar sobre as vantagens da joint venture, e não citar as suas desvantagens, certo? E por isso, podemos dizer que suas principais desvantagens são:

  • Chance de acabar gerando conflitos e desequilíbrio de expertise, ativos e investimentos, já que são empresas distintas trabalhando em conjunto;
  • Por serem distintas empresas, também existe a possibilidade de acontecer um choque cultural ou de gestão;
  • Os objetivos da parceria podem ser confundidos ou comunicados de maneira precipitada;
  • Ambas as partes deverão ter muita paciência e vontade para que a joint venture realmente dê certo e apresente resultados positivos, algo que nem sempre é uma realidade.

10 Dicas que você precisa saber antes de escolher um parceiro

Para finalizar este artigo com chave de ouro, e assim, garantir que você realmente está por dentro de tudo que é necessário para entender e usufruir da estratégia de joint venture empresarial, resolvemos separar algumas dicas e cuidados que você precisa saber e utilizar na hora de escolher um parceiro para tal estratégia, que são:

  1. O seu parceiro possui os mesmos objetivos que o seu?
  2. Os seus valores se complementam?
  3. A outra empresa possui uma boa reputação no mercado?
  4. A outra empresa já possui um contrato de joint venture com outra empresa?
  5. Como está a situação financeira da outra empresa?

 

Vale dizer que, estas dicas e cuidados focam estritamente e principalmente na prática de escolher um parceiro, contudo, também é fundamental que você tome alguns cuidados antes de realizar e confirmar o contrato de joint venture empresarial, como por exemplo:

  1. Como funcionará a distribuição de lucros?
  2. Como funcionará a distribuição de valores investidos e custos?
  3. Quais serão todos os objetivos a serem alcançados?
  4. Quando a parceria chegará ao fim?
  5. Entre outros.

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de todas as principais informações que são necessárias para conseguir compreender a definição, funcionamento, principais características, vantagens e até mesmo desvantagens da estratégia de joint venture empresarial. Ainda vale dizer que, além da joint venture, também existem inúmeros outros termos e expressões presentes no mercado empresarial que com certeza farão total diferença para a sua empresa caso você conheça e tenha uma maior noção dos mesmos, e caso você queira conhecê-los, você pode usufruir dos demais artigos presentes na plataforma EasyJur.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Joint Venture: O que você precisa saber para entender sobre isso
Como consultar processo criminal

14/03/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos