logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

divórcio consensual

Divorcio consensual: compreenda este tipo de divórcio

Por Easyjur

Por Easyjur

A taxa de divórcio entre os casamentos aumentou de maneira significativa durante os últimos anos, algo gerado por diversos fatores, os quais seriam impossíveis de serem discutidos de uma só vez e apenas em um único artigo curto. Contudo, também não podemos negar que o divórcio consensual está se tornando cada vez mais uma opção mais vantajosa e favorável para os casais se separarem, já que, nestes casos em específico, existe a concordância entre ambas as partes, facilitando toda a dissolução do casamento e os termos para que isso aconteça.

 

Quando o divórcio não acontece de forma amigável, todo o processo acaba se complicando ainda mais, algo que pode ser potencializado várias vezes quando o casal ainda apresenta filhos, e assim, cada parte faz questão de ter a guarda da criança, etc.

 

Independente da situação, o divórcio consensual sempre será a alternativa mais vantajosa e favorável para os casais que desejam dar um fim ao casamento, porém, não podemos negar que, mesmo sendo a maneira mais eficiente e prática, a grande maioria dos casais brasileiros ainda não sabem as principais características do divórcio consensual em si.

 

A partir de tais dúvidas e questionamentos, muitos casamentos que chegam ao fim acabam apresentando muitos problemas para realmente terminar, principalmente quando necessitam ir até o tribunal. Para acabar com este problema de uma vez por todas, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas ao divórcio consensual, algo que poderá ser observado em todo o decorrer do artigo a seguir, portanto, busque se atentar o máximo possível no mesmo.

Mas afinal, o que é o divórcio consensual?

Antes de tudo, é importantíssimo que você conheça a fundo a definição em si do divórcio consensual, para que, a partir disso, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o assunto, e consequentemente, poderá se aprofundar no mesmo conforme o passar deste mesmo artigo, sem gerar maiores dúvidas.

 

Bom, para explicarmos o divórcio consensual, devemos começar voltando em 2010, época na qual somente era possível se divorciar após a realização da separação judicial prévia, algo que levava mais de um ano para ser concluído, ou, também era possível se separar quando havia a comprovação de que o casal estava separado de fato por mais de dois anos.

 

Porém, durante este mesmo ano acabou acontecendo a aprovação da Emenda Constitucional n. 66/2010, que alterou diretamente a redação do parágrafo 6º do artigo 226 da Constituição Federal, e assim, possibilitou que os casais se divorciassem como uma forma de dissolução da sociedade conjugal. Para entender este ponto ainda melhor, fizemos uma breve separação do 6° Parágrafo do artigo 226 da nossa Constituição, que diz o seguinte:

 

“Dá nova redação ao § 6º do art. 226 da Constituição Federal, que dispõe sobre a dissolubilidade do casamento civil pelo divórcio, suprimindo o requisito de prévia separação judicial por mais de 1 (um) ano ou de comprovada separação de fato por mais de 2 (dois) anos.

 

As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

 

Art. 1º O § 6º do art. 226 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 226.

  • 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.”(NR)

Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.”

 

Vale dizer que, mesmo que a Emenda tenha permitido uma maior celeridade e simplicidade para requerer o divórcio, ainda é o Poder Judiciário que imprime uma significativa morosidade para solucionar os processos judiciais, inclusive e principalmente aqueles que apresentam litígio aos envolvidos. Por conta disso, cada dia que passa, os advogados, em conjunto com seus clientes, buscam por soluções consensuais, práticas e colaborativas, as quais irão beneficiar ambas as partes da mesma maneira, eliminando todos os possíveis impasses do fim do relacionamento, ou seja, o divórcio consensual.

 

divórcio consensual

Como o próprio nome explica, e como já deve ter ficado bem claro no tópico mais acima, o divórcio consensual se trata de um tipo de divórcio onde ambas as partes concordam sobre o mesmo, facilitando completamente o divórcio geral. Porém, para este tipo de divórcio ser realizado, é fundamental ter plena consensualidade de todos os pontos sobre ambas as partes, como por exemplo: sobre a partilha dos bens, à guarda de filhos e/ou de animais de estimação, ao regime de convivência e à fixação dos alimentos.

Entenda todas as diferenças que existem entre um divórcio consensual e um divórcio litigioso

Mesmo entendendo melhor a definição e até mesmo o funcionamento do divórcio consensual, ainda vale dizer que muitas pessoas acabam apresentando dúvidas extremamente relevantes em relação às principais diferenças que existem entre um divórcio litigioso e consensual. Estas dúvidas são extremamente perigosas e podem acarretar inúmeros problemas caso não sejam esclarecidas, e por isso, resolvemos separar este tópico.

 

Felizmente, estas dúvidas podem ser respondidas de uma maneira extremamente prática e direta. Quando não há consenso geral entre ambas as partes, ou seja, entre os cônjuges, ou até mesmo quando somente uma das partes não concorda com o fim do casamento, acaba se tornando necessário a busca do Poder Judiciário, para assim, ajuizar uma ação de divórcio litigioso.

 

Por outro lado, como citado mais acima, um divórcio consensual é caracterizado por um processo mais prático e rápido, já que ambas as partes estão em total consenso, e por isso, não há a necessidade de um juiz participar do mesmo. Também vale dizer que, no divórcio consensual, quando o mesmo é levado para homologação, seja em juízo ou no cartório, todos os termos já foram previamente estabelecidos, delimitados e acordados, agilizando ainda mais todo o processo.

Conheça a legislação que regulariza todo o divórcio consensual dentro do Brasil

Pode-se dizer que, na atualidade, para conseguirmos entender realmente e completamente um determinado assunto jurídico, não basta analisarmos apenas um artigo comentado que busca resumir o mesmo, já que, na grande maioria dos casos, quando utilizamos esta alternativa, ainda acabamos deixando passar algumas dúvidas e questionamentos sem ao menos notar.

 

Para evitar esta terrível situação, além de realizar a consulta em nosso artigo, ainda recomendamos que você observe por conta própria toda a legislação que regulariza e regulamenta o divórcio consensual, para assim, conseguir entender completamente o funcionamento, os requisitos e as principais características deste tipo de divórcio para a legislação brasileira.

 

divórcio consensual

 

Para facilitar ainda mais o seu trabalho, nós mesmos fomos em busca da principal legislação referente a este divórcio, a qual pode ser encontrada no próprio CPC, mais precisamente, em meio aos artigos 731 à 733, e diz o seguinte:

 

“Art. 731. A homologação do divórcio ou da separação consensuais, observados os requisitos legais, poderá ser requerida em petição assinada por ambos os cônjuges, da qual constarão:

I – as disposições relativas à descrição e à partilha dos bens comuns;

II – as disposições relativas à pensão alimentícia entre os cônjuges;

III – o acordo relativo à guarda dos filhos incapazes e ao regime de visitas; e

IV – o valor da contribuição para criar e educar os filhos.

Parágrafo único. Se os cônjuges não acordarem sobre a partilha dos bens, far-se-á esta depois de homologado o divórcio, na forma estabelecida nos arts. 647 a 658 .

 

Art. 732. A execução de sentença, que condena ao pagamento de prestação alimentícia, far-se-á conforme o disposto no Capítulo IV deste Título.

Parágrafo único. Recaindo a penhora em dinheiro, o oferecimento de embargos não obsta a que o exeqüente levante mensalmente a importância da prestação.

 

Art. 733. O divórcio consensual, a separação consensual e a extinção consensual de união estável, não havendo nascituro ou filhos incapazes e observados os requisitos legais, poderão ser realizados por escritura pública, da qual constarão as disposições de que trata o art. 731 .

  • 1º A escritura não depende de homologação judicial e constitui título hábil para qualquer ato de registro, bem como para levantamento de importância depositada em instituições financeiras.
  • 2º O tabelião somente lavrará a escritura se os interessados estiverem assistidos por advogado ou por defensor público, cuja qualificação e assinatura constarão do ato notarial.”

 

Com isso, agora sim podemos afirmar de uma vez por todas que você já conhece as principais características relacionadas ao divórcio consensual, e por isso, já está preparado para lidar com a grande maioria dos casos que aparecerem em seu escritório (caso você seja um advogado que está iniciando nesta área agora), ou até mesmo, já está preparado para conseguir lidar com a sua situação atual, já que um divórcio não tende a ser nada fácil, e tudo piora quando apresentamos dúvidas relacionadas a todo os processos e caminhos que podem ser seguidos.

Ainda devemos dizer que, caso você tenha mais alguma dúvida, tanto sobre o divórcio consensual em si, quanto sobre qualquer outro assunto relacionado diretamente ao mundo e mercado jurídico, você poderá utilizar como base os demais textos da EasyJur, para assim, realizar pesquisas e consultas, e consequentemente, dar um fim as todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Ideal para grandes escritórios

R$

2499

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
2.500 Pushs de Andamentos
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
20 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO GROWTH
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Smart Docs (breve)*
checkmark m
Assinatura Digital (breve)*
checkmark m
Peticionamento (breve)*

Growth

Ideal para grandes escritórios

R$

1499

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Pushs de Andamentos
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO ENTERPRISE +
checkmark m
IVO – Inteligência Artificial
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Regras Cobrança Personalizadas
checkmark m
Automação Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
Acesso para 300 clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Enterprise

Ideal para escritórios de médio porte

R$

589

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Push de Andamentos
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
** Emissão de Boletos e NFs
checkmark m
Área de acesso para 200 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Premium

Ideal para escritórios de pequeno porte

R$

279

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
200 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
** Telefonia Voip EasyCall
checkmark m
Gestão de Processos Ilimitados
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
Legal CRM
checkmark m
Contratos e Relatórios
checkmark m
Área de Acesso para 100 Clientes
checkmark m
Jurisprudências Integradas

Start

Ideal para advogados solo

R$

79

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
50 Push de Andamentos
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
01 Usuário Incluso
checkmark m
Cadastro de Clientes
checkmark m
Gestão de Processos
checkmark m
Agenda de Prazos
checkmark m
Cadastro de até 200 Processos
Divorcio consensual: compreenda este tipo de divórcio
divórcio consensual

18/04/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos