Hoje em dia, o celular passou a ser uma extensão de toda a nossa vida rotineira, todas as nossas informações pessoas estão contidas nele, assim como as interpessoais, ao mesmo tempo que isso nos gera mais praticidade para realização de afazeres, em que se tem um aparelho que armazena todas essas informações, isso como muitos casos mostram, pode ser um aspecto negativo.
Infelizmente, o índice de roubos de celulares no Brasil tem crescido muito e por esse equipamento ter contido nele informações estritamente pessoais, hoje em dia, até mesmo profissionais, faz com que sua perda por roubo, cause um grande dano moral a vítima, pois em muitos casos ultimamente, além de perder o celular, acabar perdendo seu dinheiro, visto que sua conta bancária também estava no seu celular, assim como todas as facilidades de transações (pagamentos, pix, etc.).
Ou seja, um roubo de celular, hoje em dia vai muito além de um simples furto de um equipamento útil no nosso dia a dia, esse ato traz consigo muitos danos em todas as vertentes possíveis (físicos, mentais, financeiros,etc.).
Primeiras medidas a serem tomadas em casos de furto do celular
Antes de irmos para os direitos do consumidor referente aos casos de furto de celular, algo que ajuda a tratarmos melhor dessa situação, são as primeiras medidas que devem ser tomadas, onde é a partir delas que se apresenta os seus direitos.
Boletim de ocorrência
Fazer o boletim de ocorrência, é a primeira atitude a ser feita, não somente em casos de furto de celular, mas em todos os casos de roubo, visto que é a partir desse documento que se inicia toda a investigação a procura do bem furtado.
E para que haja uma apuração devidamente apropriada do caso, deve-se fornecer o máximo de informações cabíveis, claro que, em casos de furto, é difícil estarmos com a mente em pleno funcionamento lógico, até por isso que é importante que se detalhe o máximo possível, visto que muitas informações serão omitidas involuntariamente, por ter sido exposto a um momento que não houve o condicionamento cognitivo para se armazenar todas as informações, visto que toda essa situação gera muito estresse para vítima.
Após realizar o boletim, é muito importante realizar alguns procedimentos que lhe auxiliarão a ter alguns respaldos cabíveis em lei em casos de furto de celular.
Entre em contato com a seguradora
Assim que for feito o BO (boletim de ocorrência), ligue para a seguradora imediatamente para relatar o furto e informar que você registrou um boletim de ocorrência. Para isso, é muito importante que tenha em mãos todos os detalhes do incidente, como data, hora e local do furto, claro que todas essas informações são estimativas, que servem como parâmetro, para avaliarem o caso e conseguirem ter acesso a possíveis câmeras de monitoramento do local em que ocorreu o furto.
Como medida de proteção e segurança, a seguradora irá solicitar alguns documentos, como por exemplo, a cópia do boletim de ocorrência, cópia do documento do celular (IMEI), em outras palavras, todos os documentos que comprovem a propriedade do aparelho.
Após isso, a seguradora lhe fornecerá todas as orientações específicas sobre os procedimentos a serem seguidos, normalmente, são formulários que são necessários serem preenchidos, realizar o envio de documentos por e-mail ou correio, assim como todos os demais procedimentos cabíveis para o processo.
Todas essas informações são muito importantes para que se inicie a avaliação do sinistro, esse processo normalmente leva bastante tempo, mas também pode ser bem rápido, tudo isso dependerá das políticas e procedimentos da própria seguradora. Isso pode levar algum tempo, dependendo das políticas e procedimentos da seguradora.
Em caso do sinistro ser aprovado, a seguradora pode optar por dois caminhos principais, o primeiro é oferecer para vítima uma indenização financeira, a segunda opção, é realizar a substituição do celular por um modelo equivalente ou similar ao aparelho furtado, isso tudo, de acordo com os termos pré estabelecidos no contrato de seguro.
Cancelamento do chip
Após realizar o boletim de ocorrência e entrar em contato com a seguradora do celular, é muito importante que se cancele o chip do celular, isso faz com que sejam evitados muitos contratempos futuros, visto que com acesso ao seu chip, o indivíduo que furtou seu celular tem acesso a muitas informações pessoais, como por exemplo, contatos de familiares.
E com essas informações a disposição do furtador, este pode entrar em contato com tais pessoas, a fim de solicitar transferências urgentes em seu nome,além de diversos outros golpes que estão cada dia mais presentes na vida do cidadão brasileiro.
Além de que, hoje em dia, o chip está diretamente ligado à armazenagem de informações do proprietário, tendo em vista que praticamente todas as burocracias que eram feitas fisicamente, hoje em dia, com uma simples mensagem por SMS, é possível resolver a situação. Essa facilidade na mão do proprietário legítimo, traz muita praticidade, mas em contrapartida, em casos como esse de furto, o ladrão pode acabar se apropriando de toda essa facilidade para realizar compras, gerando assim, ainda mais despesas.
Cancelamento de contas bancárias
Nos tempos atuais algo muito comum é se ter no celular os aplicativos referentes a sua conta bancária, em alguns casos em que o proprietário efetuou o login em tais aplicativos, pouco tempo antes de ser furtado, a sua conta permanece logada e o ladrão pode ter acesso às informações da sua conta, assim como consegue fazer transferências.
Nesses casos em que o furtador conseguiu realizar qualquer transferência em seu nome, o primeiro passo a ser feito, além de realizar o cancelamento da sua conta bancária, é entrar com recurso juntamente ao banco, a fim de não ter nenhum prejuízo financeiro.
Para isso, é importante ter a sua disposição, o boletim de ocorrência, com todas as informações
Easyjur: Melhor empresa para otimizar seu trabalho como advogado
Hoje em dia, vivemos em uma rotina muito corrida e para que consigamos realizar todas as tarefas do nosso dia a dia, temos que nos apoderar do que o avanço tecnológico nos proporciona, na vida de um advogado essa realidade não seria diferente, identificando todas as dificuldades encontradas no setor da advocacia e com o intuito de otimizar a vida do advogado e toda a sua equipe, a Easyjur, desenvolveu um software.
Este auxilia e muito a vida do advogado, pois em todas as suas atribuições, esse software, disponibiliza diversos modelos para facilitar sua vida, além de disponibilizar, espaços de armazenamento dos respectivos documentos de no mínimo 40GB.
E no caso de um processo referente ao descumprimento dos direitos do consumidor,em casos de furtos de celular, que se deve ter a sua disposição, esse software auxilia e otimiza completamente todo o trabalho por parte do advogado nesse tipo de caso, pois além de conseguir armazenar devidamente todos os arquivos voltados ao processo, disponibiliza todas as ferramentas necessárias de forma completamente otimizada.
Então você advogado, não perca mais tempo e confira todos os planos que a Easyjur tem para lhe oferecer, caso esteja com dúvida do real potencial que esse software tem para lhe oferecer, nossa equipe disponibiliza 14 dias totalmente gratuitos, então, não perca essa oportunidade e venha otimizar seu trabalho com a Easyjur.