5

Departamento jurídico: Tudo que você precisa saber para garantir o sucesso da sua empresa

23/08/2022

Mesmo que muitas pessoas ainda não saibam do que se trata, não podemos ignorar o fato de que o departamento jurídico é um dos mais importantes que constituem uma empresa, principalmente quando pensamos nos dias de hoje, já que grande parte das empresas estão sofrendo, e muito, com os processos judiciais, algo que poderia ser evitado com alguns informações e regras aplicadas por este departamento, ou até mesmo com a proteção que ele entrega.

Vale dizer que um Departamento jurídico é tão importante para o funcionamento e prosperidade de uma empresa, que o mesmo já é considerado como um investimento. Tendo isso em mente, se você possui uma empresa ou está pensando em iniciar o seu negócio, é fundamental que você se atente à área jurídica do mesmo.

Para auxiliar todas as pessoas que possuem algum interesse em aprender um pouco mais sobre os departamentos jurídicos e a importância deles para todas as empresas do mundo, nós da EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações que se referem a este tema. Também vale dizer que trouxemos uma dica de ouro, que irá lhe auxiliar a potencializar os resultados do Departamento jurídico da sua empresa, portanto, leia com atenção o artigo a seguir.

O que é departamento jurídico?

Antes de tudo, é de extrema importância comentarmos um pouco mais sobre a definição e funcionamento dos departamentos jurídicos na atualidade, para que assim, você fique pronto para observar e entender as funções que este departamento possui e a maneira de potencializar a sua produtividade e até mesmo resultados.

Como o próprio nome indica, o departamento da área jurídica se trata de um setor que deve estar presente em qualquer empresa, independente do seu porte, já que o mesmo trata de todas as tarefas, atividades e funções que se relacionam de alguma maneira com aspectos ou termos judiciais, extrajudiciais ou até mesmo legais da empresa em si.

Em todos os casos, este departamento é formado por profissionais que se especializaram em direito, e assim, assumiram a profissão de advogados. Quando nos referimos a empresas maiores, é interessante encontrarmos advogados especializados em distintas áreas neste setor, para que assim, a empresa esteja completamente preparada para lidar com todos e quaisquer problemas judiciais que apareçam em seu caminho.

55

 

Como funciona um departamento jurídico de uma empresa?

A dúvida de muitas pessoas aparece quando nos referimos ao funcionamento deste departamento, já que cada empresa pode assumir uma alternativa diferente, visando os seus próprios objetivos. De maneira geral, existem 2 maneiras distintas de se introduzir um departamento jurídico na empresa: de maneira terceirizada (ou seja, contratando uma empresa ou equipe de fora) e de maneira integrada (contratando uma equipe própria para a sua empresa).

Qualquer uma das duas maneiras são bem vantajosas e eficientes, e para conseguir escolher a melhor alternativa para a sua empresa, tente levar em consideração os seguintes pontos: valores disponíveis para investir, seu conhecimento sobre a área jurídica, disponibilidade e infraestrutura da empresa para ter uma equipe própria, entre outros.

Principais funções exercidas pelo departamento jurídico

Agora que você já está por dentro da definição e funcionamento do setor jurídico que todas as empresas devem possuir, finalmente chegou o momento de entender um pouco mais de sua importância, algo que será mostrado em conjunto com as funções exercidas por este setor. Vale lembrar que as funções acabam variando um pouco de empresa para empresa, e por conta disso, separamos somente aquelas que já se tornaram um padrão para todas, sendo elas:

  • Gerenciar requisições de outros setores;
  • Controlar e fazer a gestão de contratos;
  • Fazer a gestão de procurações;
  • Acompanhar todos os processos judiciais e extrajudiciais da empresa;
  • Solicitar e requisitar determinadas certidões e licenças;
  • Proteger determinados dados da empresa;
  • Entre outros.

Como potencializar a produtividade e resultados deste departamento?

Se você se atentou a todas as informações acima, com certeza deve ter notado que o departamento jurídico é extremamente importante para todas as empresas, correto? Entretanto, um grande problema que estes setores costumam encontrar é na limitação de sua produtividade, algo que pode ser contornado de maneira bem prática e simples, que é utilizando um software de gestão, como o próprio EasyJur, o qual já se tornou um exemplo para todo o mercado. Portanto, se você deseja garantir o sucesso para a sua empresa e o seu setor judiciário, comece investindo em nosso software!

555

23/08/2022

5

Departamento jurídico: Tudo que você precisa saber para garantir o sucesso da sua empresa

23/08/2022

23/08/2022

Você também pode gostar

29/09/2022