Se você possui algum interesse sobre o mundo ou mercado jurídico, de certo já deve ter notado que toda esta área ganhou uma maior popularidade e influência durante os últimos anos, algo que pode ser comprovado quando vamos observar mais de perto os números absurdos que as faculdades de direito andam apresentando. Por conta disso, diversas pesquisas estão sendo realizadas na internet atualmente, as quais possuem o objetivo de sanar e acabar com algumas dúvidas relacionadas a este mundo, e dentre as principais, podemos citar as dúvidas que envolvem o Conselho da Justiça Federal.
Na grande maioria dos casos, estas dúvidas são geradas por conta da falta de conhecimento, tanto por parte de profissionais de direito, quanto por parte da população e de estudantes, em relação à definição, principais objetivos e atribuições que o Conselho da Justiça Federal apresenta, e pensando neste problema, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao assunto no artigo abaixo, portanto, busque se atentar ao máximo no mesmo.
Mas afinal, o que é o Conselho da Justiça Federal?
Antes de tudo, é fundamental comentarmos sobre a definição e principais objetivos que o Conselho da Justiça Federal possui, para que assim, possamos nos aprofundar ainda mais no assunto, deixando completamente para trás o risco de você desenvolver mais alguma dúvida.
maneira geral, podemos resumir o Conselho da Justiça Federal, o qual também é conhecido pela sigla CJF, como um órgão autônomo que possui sua sede em Brasília, mais precisamente no próprio Distrito Federal, e possui o objetivo de exercer de uma maneira efetiva a supervisão administrativa e orçamentária, a uniformização da Justiça Federal e até mesmo o poder correcional.
Além disso, também não podemos esquecer de citar que o Conselho da Justiça Federal também possui a missão de promover a integração e o aprimoramento de todas estas ações citadas acima.
Algo que pouquíssimas pessoas sabem, é que o Colegiado do CJF é completamente integrado pelo Presidente e pelo Vice-Presidente, os quais possuem tal titularidade dentro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), pelos três Ministros deste mesmo Tribunal e pelos também pelos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais do país.
Quando nos referimos às atribuições do Conselho da Justiça Federal, não podemos deixar de falar sobre o seu papel de exercer a coordenação central e busca pela padronização dentro do primeiro e do segundo grau no âmbito da Justiça Federal, da informática e planejamento estratégico, atividades de administração judiciária relativas a recursos humanos, administração orçamentária e financeira, gestão documental e de informação, controle interno, organizadas em forma de sistema, entre outros. Sendo assim, os sistemas acabam funcionando de acordo com a participação integrada de todos os tribunais regionais federais e das seções judiciárias.
Conheça todas as atribuições do Conselho da Justiça Federal
O dia 26 de dezembro de 2011 foi marcado com a apresentação da versão mais recente do Manual de Atribuições, algo que foi feito pelo próprio Conselho da Justiça Federal. Vale dizer que tal manual foca estritamente em suas unidades administrativas, e assim, foi devidamente aprovado pela Portaria 94, de 26 de dezembro de 2011.
Se você realmente deseja ficar por dentro de tudo que diz respeito ao Conselho da Justiça Federal, é fundamental que você conheça as suas atribuições. Bom, O manual de Atribuições citado acima possui os objetivos bem parecidos com o próprio Conselho da Justiça Federal, sendo eles: exercer de forma eficiente a supervisão orçamentária e administrativa, o poder correicional e a uniformização, bem como promover a integração e o aprimoramento da Justiça Federal.
Uma grande novidade que este manual apresentou, é que podemos observar todas as atribuições que permitirão o alinhamento de alguma forma sobre as unidades que o compõem, também levando em consideração as atividades relacionadas às práticas de gestão, as quais foram definidas na estratégia institucional, e que assim, se concretizaram por meio da gestão estratégica de projetos, de processos e de pessoas.
Para finalizar, também temos que falar que a estratégia utilizada por este manual é completamente dinâmica, ou seja, suas atribuições sempre vão evoluindo, com o objetivo de que os resultados alcançados sejam realmente adequados e satisfatórios.