logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

Compliance ambiental

Compliance ambiental: saiba como aplicar em sua própria empresa!

Por Easyjur

Por Easyjur

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a expressão “Compliance ambiental” ao menos uma vez durante os últimos anos, já que, na atualidade, com o grande crescimento de todo o mercado, as empresas passaram a criar maiores preocupações com suas obrigações legais, sendo uma delas: o cuidado e preservação com o meio ambiente.

 

A partir disso, inúmeras pesquisas relacionadas ao Compliance ambiental passaram a ser realizadas nos últimos tempos, e tendo isso em mente, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações relacionadas ao assunto, algo que você poderá observar no decorrer do artigo abaixo.

Mas afinal, o que é compliance?

Antes de falarmos sobre o Compliance ambiental em si, é fundamental trazermos a explicação do compliance, para que assim, você possa desenvolver uma ampla, sólida e segura base de informações sobre o assunto, algo que permitirá que você aprofunde ainda mais no mesmo, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos.

 

Sendo assim, podemos dizer que o termo “compliance” se refere diretamente à prática de estar em conformidade com determinadas leis, regras e até mesmo normas. Vale dizer que, esta conformidade pode ser relacionada às leis federais ou às políticas corporativas, ambas serão consideradas como compliance.

 

Dentro das empresas, a aplicação do compliance muda um pouco, mas continua mantendo a mesma ideia base, já que a sua aplicação se baseia em estar com total conformidade com os regulamentos, diretrizes, além de claro, as leis que regem sua atuação.

 

Em outras palavras, queremos dizer que o compliance dentro das empresas busca garantir que cada colaborador irá cumprir com as suas obrigações legais. Quando nos referimos a um único empreendedor seguindo os processos e procedimentos corretos para formalização e abertura do seu próprio negócio, já é uma ação de conformidade.

E o que é Compliance ambiental?

Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro das informações necessárias para compreender o que é o compliance em si, e por isso, chegou o momento de nos aprofundarmos um pouco mais no assunto e adentrar no tópico principal do artigo, no qual falaremos sobre Compliance ambiental em específico.

 

Levando em consideração todas as informações que já foram citadas acima, já podemos ter uma ideia bem concreta do que significa, dos principais objetivos e até mesmo da aplicação do Compliance ambiental, o qual visa cuidar de todas as atitudes, práticas e processos de uma determinada pessoa física ou até mesmo de uma empresa.

 

3
3

 

Este cuidado visa realizar a prevenção, identificação e até sanear impactos que atingem diretamente e de maneira indevida o meio ambiente. Não é novidade para ninguém os grandes impactos ambientais que sempre existiram e acompanharam a sociedade desde o nosso primórdio, porém, inúmeras consequências já começaram a surgir, algo que está trazendo preocupações relacionadas ao futuro do mundo e dos seres vivos que habitam no mesmo.

 

A partir disso, diversas alternativas, campanhas e práticas com o intuito de amenizar os impactos ambientais foram desenvolvidas, como por exemplo, a própria Compliance ambiental. A partir deste compliance, é possível evitar, prevenir e até mesmo corrigir todos os danos e impactos ambientais gerados a partir do trabalho realizado dentro das empresas, os quais são considerados como excessivos, lesivos e prejudiciais à saúde, segurança, sobrevivência e equilíbrio dos sistemas naturais.

 

Ainda vale dizer que não existem obrigações legais que levam as empresas a realizarem o Compliance ambiental de maneira direta, porém, existem diversas punições por infrações ambientais, as quais geram bastante repercussão e discussões,. e assim, possuem a capacidade de levar uma empresa à falência caso a mesma não se preocupe com tais pontos. Tendo isso em mente, podemos dizer que a alternativa mais segura e que apresenta os melhores resultados para lidar com os problemas ambientais dentro das empresas, como você já deve ter imaginado, é o Compliance ambiental, o qual consegue evitar complicações por parte das empresas em relação aos problemas legais citados.

Significado de dano ambiental

Antes de nos apertarmos mais no assunto, é fundamental explicarmos a definição e verdadeiro significado de dano ambiental, já que, como você observou mais acima, o Compliance ambiental busca evitar estes danos por parte das empresas durante as suas atividades rotineiras.

 

Bom, devemos dizer que, a verdadeira definição de um dano ambiental acaba se resumindo ao literal da expressão, ou seja, significa um dano que atinge diretamente o meio ambiente, porém, algumas situações em que o dano não foi grande e significativo acabam não se encaixando nesta classificação.

 

De uma maneira mais culta, podemos dizer que a classificação de um dano ambiental acaba se alterando de acordo com as avaliações de impacto, com os estudos científicos e até mesmo conforme as técnicas do mercado se modificam. Para resumir, podemos dizer que as empresas que estão em conformidade ambiental são aquelas que apresentam boas práticas consagradas para proteção ambiental.

Conheça as legislações que se relacionam com o Compliance ambiental

Como citado mais acima, não existem legislações ou normas dentro da nossa Constituição que se referem diretamente ao Compliance ambiental, já que o mesmo não é considerado como uma obrigação legal por parte das empresas. Porém, existem diversas legislações, regras e normas que são referentes aos impactos ambientais e as penalizações de tal prática, algo que você deve conhecer, para assim, conseguir compreender ainda melhor a importância do Compliance ambiental.

 

Sendo assim, resolvemos separar brevemente as 3 principais legislações que existem dentro do Brasil que se referem a esta prática, que são:

Artigo 225 da Constituição Federal

O artigo 225 da Constituição Federal busca prever que todos os deveres de preservação se estendem às pessoas físicas e jurídicas, e não somente ao Poder Público, atingindo assim, diretamente as empresas, como você pode observar logo abaixo:

 

“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

 

 

Lei de Crimes Ambientais

A Lei de Crimes Ambientais pode ser classificada como a norma que prevê as infrações criminais e até mesmo administrativas geradas por atos lesivos ao meio ambiente, e por ser extremamente importante, separamos uma breve citação desta legislação:

 

“Art. 2º Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la.

Art. 3º As pessoas jurídicas serão responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infração seja cometida por decisão de seu representante legal ou contratual, ou de seu órgão colegiado, no interesse ou benefício da sua entidade.

Parágrafo único. A responsabilidade das pessoas jurídicas não exclui a das pessoas físicas, autoras, co-autoras ou partícipes do mesmo fato.”

Código Florestal

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar o novo código florestal, que é a legislação que visa um maior controle e proteção à vegetação nativa brasileira, e assim, também separamos uma breve citação da mesma:

 

“Art. 1º-A. Esta Lei estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos.

Parágrafo único. Tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável, esta Lei atenderá aos seguintes princípios:

I – afirmação do compromisso soberano do Brasil com a preservação das suas florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e da integridade do sistema climático, para o bem estar das gerações presentes e futuras;

II – reafirmação da importância da função estratégica da atividade agropecuária e do papel das florestas e demais formas de vegetação nativa na sustentabilidade, no crescimento econômico, na melhoria da qualidade de vida da população brasileira e na presença do País nos mercados nacional e internacional de alimentos e bioenergia;

III – ação governamental de proteção e uso sustentável de florestas, consagrando o compromisso do País com a compatibilização e harmonização entre o uso produtivo da terra e a preservação da água, do solo e da vegetação;

IV – responsabilidade comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em colaboração com a sociedade civil, na criação de políticas para a preservação e restauração da vegetação nativa e de suas funções ecológicas e sociais nas áreas urbanas e rurais;

V – fomento à pesquisa científica e tecnológica na busca da inovação para o uso sustentável do solo e da água, a recuperação e a preservação das florestas e demais formas de vegetação nativa;

VI – criação e mobilização de incentivos econômicos para fomentar a preservação e a recuperação da vegetação nativa e para promover o desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis”

Conheça os principais benefícios do Compliance ambiental

Para finalizar este artigo com chave de ouro, e assim, realmente garantir que você está por dentro de todas as principais informações relacionadas ao Compliance ambiental, resolvemos trazer uma breve separação dos principais benefícios que acabam sendo usufruídos pelas empresas que desenvolvem tal prática dentro da sua própria realidade.

 

Vale dizer que o Compliance ambiental acaba trazendo uma grande diversidade de benefícios e vantagens, sendo assim, seria impossível falarmos sobre todas em apenas um artigo curto e direto, e tendo isso em mente, resolvemos separar somente as opções que mais se destacam, que são:

  • Prevenção de acidentes;
  • Conformidade com as leis ambientais;
  • Economia de recursos;
  • Estratégia competitiva;
  • Redução de fraudes.

Agora sim, finalmente podemos afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito a Compliance ambiental, e portanto, já está preparado para aplicar tal prática dentro da sua própria empresa, evitando inúmeros problemas legais, e principalmente, auxiliando a preservar o nosso meio ambiente.

Caso ainda restem dúvidas relacionadas ao Compliance ambiental ou sobre qualquer outro assunto relacionado a área jurídica, você pode utilizar dos demais artigos da EasyJur para realizar consultas, e assim, dar um fim de uma vez por todas as suas dúvidas e questionamentos!

Nosso Compromisso

com o seu sucesso

Pessoas

Conectamos advogados, simplificamos processos e impulsionamos a transformação digital

Processos

Com metodologia ágil, simplificamos a gestão e fortalecemos a justiça, gerando resultados exponenciais

Tecnologia

Automatizamos tarefas, impulsionamos a eficiência e oferecemos soluções inovadoras

pri vini easyjur

Planos Easyjur

O plano perfeito para você!

Solução completa para tornar sua Advocacia mais ágil e lucrativa

Growth Plus

Para grandes escritórios avançado
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.500

R$

2799

/mês
checkmark m
200GB Docs em Nuvem
checkmark m
4.000 Processos Monitorados
checkmark m
05 Advogados Intimações
checkmark m
30 Usuários Inclusos
checkmark m
200.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
20.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO GROWTH +
checkmark m
Suporte VIP
checkmark m
Editor Legal Design
checkmark m
Relatórios Avançados
checkmark m
Acesso para clientes ilimitado
checkmark m
Peticionamento Automático (em breve)
checkmark m
SmartDocs.ai Copilot (em breve)

Growth

Para médios escritórios em crescimento
pague no cartão de crédito e ganhe R$1.000

R$

1699

/mês
checkmark m
80GB Docs em Nuvem
checkmark m
2000 Processos Monitorados
checkmark m
03 Advogados Intimações
checkmark m
15 Usuários Inclusos
checkmark m
100.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
8.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO STANDARD +
checkmark m
Legal Analytics Tool
checkmark m
Cálculos Monetários
checkmark m
Cobranças Personalizadas
checkmark m
Automação de Faturamento
checkmark m
Campos Personalizados
checkmark m
500 Acessos para clientes
checkmark m
EasyJur.ai Copilot (em breve)

Standard

Para médios escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$700

R$

599

/mês
checkmark m
40GB Docs em Nuvem
checkmark m
800 Processos Monitorados
checkmark m
02 Advogados Intimações
checkmark m
10 Usuários Inclusos
checkmark m
50.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
5.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO PREMIUM +
checkmark m
Workflow de Tarefas Ágil
checkmark m
Gamificação de Atividades
checkmark m
TimeSheet Dinâmico
checkmark m
Controle Orçamentário
checkmark m
Gestão Estratégica
checkmark m
200 Acessos para clientes
checkmark m
Assinatura Digital (em breve)

Premium

Pequenos Escritórios
pague no cartão de crédito e ganhe R$500

R$

349

/mês
checkmark m
30GB Docs em Nuvem
checkmark m
300 Processos Monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
05 Usuários Inclusos
checkmark m
20.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
3.000 Tokens Análise de Prazos e Elaboração de Propostas com IA
checkmark m
Conta Digital Grátis
checkmark m
TUDO DO START +
checkmark m
Gestão Financeira
checkmark m
Automação de Documentos
checkmark m
Demandas Consultivas
checkmark m
LCRM e Gerador de Propostas
checkmark m
100 Acessos para clientes
checkmark m
*Website Integrado Legal CRM
checkmark m
Captação de clientes com Google Ads (em breve)

Start

Advogados solo
pague no cartão de crédito e ganhe R$300

R$

99

/mês
checkmark m
5GB Docs em Nuvem
checkmark m
100 processos monitorados
checkmark m
01 Advogado Intimações
checkmark m
02 Usuários Inclusos
checkmark m
5.000 Tokens Juris.ai
checkmark m
1.000 Tokens Análise de Prazos com IA
checkmark m
Jurisprudências Integradas
checkmark m
Processos Ilimitados
checkmark m
Dashboard
checkmark m
Juris.ai
checkmark m
Agenda
checkmark m
Pessoas
checkmark m
Processos e Casos
checkmark m
Movimentações
Compliance ambiental: saiba como aplicar em sua própria empresa!
Compliance ambiental

27/04/2023

Sumário

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos