Com a chegada do corona vírus ao Brasil, a necessidade por manter o trabalho em home office se tornou real, para evitar que a pandemia atinja proporções tão devastadoras como ocorre em outros países.
Por isso, é de extrema importância que a população se mantenha calma e focada em soluções, para evitar tanto os efeitos drásticos na saúde, quanto na economia do país, que inevitavelmente será abalada.
O meio jurídico acaba sendo afetado de alguma forma, no entanto, é possível que mesmo em home office, a advocacia continue atuando. Durante esse período, o importante é não parar e se preparar de todas as formas, para que as circunstâncias afetem o mínimo possível o desempenho da equipe. É também, o momento de se organizar para voltar com tudo, assim que for estabelecida a normalidade. Desse modo, será muito mais fácil recuperar o país, após esse período de crise.
Por isso, preparamos algumas dicas para os advogados (as) conscientes que já estão se organizando para trabalhar em casa nos próximos dias e garantimos que será nenhum bicho de sete cabeças, inclusive, é possível até mesmo que você se desfaça do escritório e se apegue ao home office. Confira:
1 Convoque a família para uma audiência
Uma das grandes dificuldades encontradas por pessoas que trabalham home office é atingir a compreensão dos familiares, de que mesmo estando dentro de casa, você tem uma rotina de atividades que precisam ser executadas e que por isso, necessita dedicar uma boa parte do dia exclusivamente para esse fim. Então estabeleça um acordo com seus familiares, explicando a necessidade de ser interrompido o mínimo possível, para que seu trabalho não seja afetado.
2 Escolha bem o foro
Procure por um espaço mais reservado dentro da casa e organize os materiais de trabalho que são indispensáveis para o desempenho de suas atividades, assim você evita que seus familiares o interrompam ou que ruídos como o da TV ligada, atrapalhe sua concentração. Dessa forma seu rendimento será muito melhor e você não vai ficar pensando que precisa do escritório para ser produtivo.
3 Busca e apreensão de distrações
Tanto no ambiente de trabalho e principalmente em casa, onde são ainda maiores as distrações, crie mecanismos para evitá-las. Deixe o celular em outro cômodo, desligue a TV. Observe o que mina sua concentração e o que o ajuda a manter-se focado e tome as decisões corretas. O momento pede que o foco seja redobrado e direcionado para soluções, por isso, não se distraia.
4 Pela ordem e progresso
A organização de sua mesa de trabalho influencia diretamente na sua concentração, que por sua vez, atua decisivamente na sua produtividade. Seja atuando em home office ou no próprio escritório, manter a organização do ambiente de trabalho fará com que seu rendimento seja muito maior.
5 Utilize a internet para acompanhar a movimentação do mercado
Como você deverá evitar sair de casa durante esse período, utilize ao máximo a internet, para se manter atualizado sobre os movimentos de seus concorrentes e do mercado em si. Busque por informações relevantes, nada de focar em boatos (por favor, né).
6 Cuide bem dos seus arquivos (jura que ainda tem papelada?)
Mantenha a papelada em ordem, ou caso já seja adepto a um software que armazene documentos em nuvem como o EasyJur, apenas desfrute do benefício de não precisar levar uma pilha de documentos para a casa e depois precisar levar tudo de volta para o escritório, correndo o risco de algo se perder no meio dessa logística totalmente desnecessária.
7 Cuide do seu computador como cuida do seu melhor cliente
Seu computador será seu grande aliado nesse momento. Estando em casa, basicamente toda a comunicação do escritório se restringirá à internet, bem como a realização da maioria das atividades de trabalho. Portanto, cuide bem de sua máquina, realize backups, exclua arquivos desnecessários, tenha um bom antivírus (muito importante) e garanta o bom funcionamento dessa ferramenta tão importante.
8 Cobre honorários dos familiares (brincadeira rsrs ou não)
Quando se trabalha home office, é normal que qualquer imprevisto em casa se pareça com um incêndio que precisa ser contido imediatamente. A menos que de fato, sua casa esteja literalmente pegando fogo, você poderá reservar um período do dia para revolver essas questões rotineiras. Assim, você evita interromper o seu trabalho, uma vez que está ciente de que existe um tempo reservado do seu dia, justamente para “apagar esses incêndios”.
9 Julgue visitas como improcedente
Primeiro que não é o momento de visitar alguém, mas se por acaso você for sorteado com esse inconveniente, encontre uma maneira gentil de explicar que por estar atuando em home office sua dedicação e concentração no trabalho fica bastante prejudicada, portanto peça “desculpas” caso não seja possível dispensar tanta atenção à visita. Aproveite para dizer que nem mesmo está saindo de casa por questões saúde pública, quem sabe assim, você não toca o coração desse ser humano.
10 Mantenha seu time unido
A tecnologia hoje nos permite estar próximos de alguém do outro lado do planeta, portanto a quarentena não é motivo para existir afastamento entre o time, muito pelo contrário, é o momento de estreitar ainda mais a comunicação e relacionamento entre os integrantes. O papel do líder nesse momento é muito importante, para minimizar o pânico e estabelecer a paz e tranquilidade entre os liderados. Para isso, existem várias ferramentas para comunicação online que vão muito além do e-mail e Whats App, podemos citar aqui ainda o slack e o próprio EasyJur, onde é possível enviar mensagens, coordenar e acompanhar todas as atividades do time.
Agora que você sabe exatamente como levar numa boa a advocacia mesmo trabalhando em casa, aproveite para conhecer o EasyJur e organizar toda a gestão do backoffice jurídico do seu escritório. Você não precisa paralisar suas atividades na quarentena, você só precisa do Easyjur.
O futuro da advocacia começou CONTINUA!