Como você já deve ter notado, a tecnologia e a internet estão em busca de adaptar e revolucionar todo o mundo, em busca de entregar maior facilidade e praticidade para a vida e o trabalho de todos. Quando falamos sobre o mercado jurídico, com certeza uma das maiores inovações que vem à mente dos profissionais é o processo judicial eletrônico.
Entretanto, ainda podemos observar que muitas pessoas desconhecem a existência e definição deste tipo de processo, e por conta disso, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações que se referem ao processo judicial eletrônico e a certificação digital no artigo a seguir.
A importância da tecnologia para a advocacia
Mesmo que muitos não aceitem, é um fato que a tecnologia está dominando todas as áreas, como a própria advocacia, e por conta disso, inúmeras inovações eletrônicas podem ser observadas no dia a dia dos advogados.
Dentre todas as principais mudanças que aconteceram nos últimos anos, com certeza o desenvolvimento do processo judicial eletrônico e da certificação digital foram as maiores, já que as mesmas trouxeram milhares de possibilidades para estes profissionais, além de aumentar a praticidade e facilidade geral de algumas de suas atividades.
É surreal pensar que há algum tempo, os advogados necessitavam ficar horas e horas digitando petições nas famosas e tradicionais máquinas de escrever, algo que hoje em dia pode ser feito em instantes, bastando um computador ou celular e internet.
Além de facilitar o trabalho em si, não podemos negar que a economia de tempo e de recursos também fazem parte das principais vantagens e benefícios que a tecnologia trouxe para a advocacia em si. Na atualidade, é impossível falarmos sobre advocacia sem pensarmos na tecnologia e suas influências, um ponto que demonstra o grande impacto que a tecnologia possui nesta área.
Mas afinal, o que é um processo judicial eletrônico?
Pode-se dizer que o mundo jurídico já estava em busca de uma alternativa para desmaterializar os processos jurídicos há algum tempo, e com o desenvolvimento da ideia, e criação do processo judicial eletrônico, este objetivo se tornou ainda mais próximo. Na atualidade, a grande maioria dos processos funcionam de forma eletrônica, e por conta disso, os escritórios de advocacia precisaram se adaptar.
Bom, quando falamos sobre processo judicial eletrônico, estamos nos referindo a um processo completamente digitalizado e que permanece salvo e armazenado na internet. Este tipo de processo foi desenvolvido por conta do grande aumento de demanda que o mercado jurídico apresentou nos últimos anos, necessitando que algumas atividades se tornassem mais práticas e que não tomassem tanto tempo.
Assim, foi encontrada uma maneira que além de tornar algumas atividades mais práticas, também auxilia a agilizar todo o processo em si, e por isso, se popularizou por todo o mundo de forma extremamente rápida.
Vale dizer que a grande maioria dos tribunais contam com sistemas digitais próprios, os quais guardam informações em banco de dados e também apresentam a possibilidade de interagir com os advogados por meio virtual.
Relação do processo judicial eletrônico com a certificação digital
É impossível falar sobre o processo judicial eletrônico sem citarmos e explicarmos a certificação digital e a relação que estes dois termos possuem. Bom, como o próprio nome indica, a certificação digital se trata de um sistema onde um determinado indivíduo (normalmente advogados, juízes, entre outros) conseguem enviar e receber dados de forma totalmente segura e digital, sem a necessidade de emitir documentos físicos ou se encontrarem pessoalmente para isso.
Esta certificação utiliza a digital do profissional, e por isso, é quase impossível de ser fraudada. Como se já não bastasse, também devemos citar que esta certificação utiliza da criptografia para garantir máxima proteção em todos os envios e a autenticidade dos documentos e dados.
Tendo isso em mente, podemos afirmar que tanto a certificação digital quanto o processo judicial eletrônico são duas das maiores inovações que a tecnologia trouxe para o mercado jurídico. Vale dizer que estas duas inovações costumam ser utilizadas em conjunto, já que todos os processos exigem o envio de dados e documentações, e para realizar este envio em processos eletrônicos, é utilizado a certificação digital.