O que significa indeferido: Descubra o que significa o status de Indeferido do INSS e saiba o que fazer para resgatar o seu benefício!

4 (1) (1)

21/01/2023

Sumário

Como você já deve saber, o INSS se trata de uma instituição pública, a qual possui o objetivo de auxiliar o Estado a atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes, ou seja, o INSS tende a entregar benefícios para os seus contribuintes. Entretanto, a cada dia que passa, se torna mais comum o status de indeferido quando um contribuinte vai resgatar o seu benefício com o INSS, e por conta disso, inúmeras dúvidas estão sendo desenvolvidas.

 

Por conta de tais dúvidas, milhares de pessoas deixam de ir atrás dos seus benefícios por conta de não entenderem do que se trata ou como solucionar tal problema, uma situação bem preocupante, já que, em algumas situações o indivíduo possui sim o direito de receber os seus benefícios, basta seguir alguns passos e atingir algumas exigências.

 

Tendo isso em mente, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao INSS e sobre o que significa indeferido, algo que poderá ser observado no decorrer de todo artigo abaixo, portanto, recomendamos que você se atente ao máximo no mesmo, pois assim, com certeza você conseguirá esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao status de indeferido sobre os seus benefícios do INSS.

INSS: o que significa indeferido?

Para iniciarmos, falaremos de uma vez o que significa indeferido dentro do INSS, para que assim, você possa criar uma boa base de conhecimentos em relação ao assunto, e consequentemente, poderá se aprofundar ainda mais no mesmo.

 

Bom, sempre que você perceber que o INSS está negando o seu benefício, no caso, não lhe entrega o direito de receber o mesmo, ele estará utilizando o termo de indeferido para se resumir ao seu status.

5 (6)
5 (6)

É mais comum do que aparenta o INSS não encontrar o direito do trabalhador de se aposentar, do dependente a obter a famosa pensão por morte, do trabalhador que necessita do auxílio-doença, entre outros pontos, e quando isso acontece, o status de indeferido se tornará uma realidade.

Algo que devemos levar em consideração, é que a cada dia que passa, a demanda do INSS aumenta, a qual já está em um nível extremamente alto e significativo, e por conta disso, alguns erros e confusões acabam acontecendo, os quais podem levar o status de um benefício de um trabalho que está totalmente regularizado a se tornar indeferido. 

 

É um fato que este é um problema único e exclusivo do INSS, e os trabalhadores e demais colaboradores não possuem culpa disso, porém, não se preocupe, após o término deste artigo, você conseguirá contornar esta situação caso a mesma aconteça com você. Com isso, de certo você já sabe o que significa indeferido.

Conheça os principais motivos que podem levar o seu benefício a ser indeferido na atualidade

Agora que você já sabe o que significa indeferido, finalmente chegou o momento de observar os principais motivos que podem levar o benefício do INSS a se tornar indeferido, para que assim, você possa evitar tais situações e problemas.

 

  • Nas aposentadorias por tempo de contribuição e aposentadoria por idade: Por ausência de tempo, não reconhecimento do período trabalhado, não congraçamento de escola técnica ou alistamento militar, entre outros;
  • Benefícios por incapacidade: O perito diz que o profissional pode trabalhar, o INSS entende que a doença é preexistente, o INSS diz que o segurado não possui carência mínima para obter o benefício, entre outros;
  • Pensão por morte: O INSS não reconhece a união estável com o falecido, o falecido não possuía qualidade de segurado no momento do óbito, entre outros.

E o que eu devo fazer quando meu benefício for indeferido?

Para finalizar este artigo com chave de ouro, resolvemos deixar o tópico que irá lhe auxiliar a contornar o problema. Primeiramente, você deve lembrar de sempre manter a calma e nunca se desesperar, já que estas sensações podem lhe atrapalhar enquanto busca recuperar e receber os seus benefícios.

Bom, sabendo o que significa indeferido, você deverá analisar o motivo que levou o seu benefício a se tornar indeferido, para assim, poder requerer a cópia do processo, e assim, solicitar um recurso, demonstrando ao INSS que o indeferimento foi totalmente equivocado.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais

teste de 14 dias
Você também pode gostar
03/02/2023