logo mes do consumidor

30% OFF nos planos

+ 20% OFF na implantação estratégica

Para aproveitar o ÚNICO SOFTWARE JURÍDICO com IA de verdade

Blog

[MODELO] Contestação – Ação Ordinária de Cobrança

Esfera Processual Civil

Ação Ordinária de Cobrança – Contestação

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Comarca de ……..

Fulano de Tal (qualificar: estado civil, profissão, domicílio e residência do Réu), por seu advogado que esta subscreve (Doc. I), com escritório na Rua ….., n. ….., onde receberá intimação, sendo citado para se defender na Ação Ordinária de Cobrança movida perante esse Juízo e Cartório do 1º Ofício por Sicrano de Tal (qualificar como está na inicial), vem, no prazo legal, e com os inclusos documentos, manifestar sua CONTESTAÇÃO, expondo e requerendo a V. Exa. o que segue:

I

O Autor ajuizou a presente Ação Ordinária de Cobrança, pleiteando receber a importância de R$ ….., alegando ser credor do Réu de dívida vencida e devidamente confessada pelo Suplte.

II

Que de fato o Suplte. foi devedor da citada importância, representada pela Confissão de Dívida anexada à inicial.

III

Que, todavia, no vencimento dessa confissão de dívida, foi esta substituída por uma Nota Promissória, mediante novação, na conformidade do art. 360, inciso I, do CC/2002, de emissão do Suplte. e Aval de "Beltrano de Tal" e do mesmo valor de R$ ….., com acréscimo de juros e vencimento para …../…../….. .

IV

Que, por ocasião da emissão da citada Nota Promissória, o Autor alegou, na presença do avalista e das testemunhas …… e ……, que a citada confissão de dívida se encontrava guardada no cofre do seu escritório e, naquele momento, estava sem a chave do mesmo, mas que a devolveria oportunamente ou a inutilizaria.

V

Que, em razão do exposto, a dívida representada pela referida confissão de dívida já está extinta, uma vez que foi substituída pela mencionada Nota Promissória.

VI

Que assim a ação deve ser julgada improcedente, condenando-se o Autor no pagamento das custas de processo e dos honorários de 20% do valor da causa.

VII

Demais, Excelência, é fora de dúvida que a pretensão do Autor não encontra amparo em lei e deve ele ser responsabilizado pela sua leviandade, por alterar intencionalmente a verdade dos fatos e formular pretensão destituída de fundamento, ficando desde já requerida a condenação da parte contrária ao pagamento dos prejuízos causados, mais os honorários advocatícios e todas as despesas que efetuou, reservando o Réu o direito de mover ainda ação competente para fins do art. 940 do CC/2002.

VIII

Requer provar o alegado com o depoimento pessoal do Autor, sob pena de confesso, inquirição de testemunhas, especialmente de Fulano, Beltrano e Sicrano, residentes nesta cidade, respectivamente na Rua ……., n. ……, Rua ……, n. ……., Rua ……, n. ….., e demais meios permitidos em lei.

Nestes termos,

P. E. Deferimento.

Local e data.

a) advogado

Nome do advogado

OAB n. ……

CIC n. ……

Faça o Download Gratuito deste modelo de Petição

Compartilhe

plugins premium WordPress
Categorias
Materiais Gratuitos