[MODELO] Ação de Oferta de Alimentos – Pedido de Fixação de Valor de Prestação Alimentícia
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …… VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DO FORO ………………….
……………………………….(nome completo), ……….. (nacionalidade), ………….. (estado civil),……….. (profissão), portador da cédula de identidade RG no …………………., inscrito no CPF/MF sob no ………….., residente e domiciliado à …………………. (endereço completo: rua [av.]……………, no…………, complemento……………., bairro…….., cidade…………, CEP………, UF……..), por seu Advogado e bastante procurador ao final subscrito, constituído na forma do incluso instrumento de mandato, conforme documento em anexo, vem, respeitosamente à honrosa presença de Vossa Excelência, com fulcro no artigo 13 e seus parágrafos da Lei 5.478/1968, propor a presente
AÇÃO DE OFERTA DE ALIMENTOS
em face de ……………….. (nome completo do filho), nascido em …………… (dia, mês e ano), hoje com ….. (…………………..) anos de idade (doc. 02) ……………………………….. (qualificar os outros filhos, se houver), todos filhos do Requerente, conforme documentos em anexo, e de …………………. (nome completo da genitora), ………(nacionalidade),…………(estado civil), ……………(profissão), portadora da cédula de identidade RG no ……………., inscrita no CPF/MF sob no ………….., residente e domiciliada à …………….. (endereço completo: rua [av.] ……….,no…….., complemento…….., bairro………., cidade ………, CEP…….., UF………), pelos motivos que abaixo passa a expor:
DO COMPROMISSO MATERIAL
Desde o nascimento do(s) filho(s), o Requerente não poupou esforços em garantir, dentro de suas possibilidades financeiras, um pleno desenvolvimento saudável para a família,
No entanto, diante de alguns desentendimentos entre o casal, e da concessão da tutela jurisdicional à genitora dos menores, na Medida Cautelar de Separação de Corpos proposta perante a MM. …… a Vara da Família e Sucessões desse Egrégio Foro de …………., o pai dos menores, ora Requerente, foi coercitivamente retirado do lar e do convívio com o(s) filho(s).
O Requerente, atualmente está trabalhando como ………………., com responsabilidade e tem muita força de vontade para obter, em breve, melhores condições sócio-econômicas, garantindo assim, melhores possibilidades no desenvolvimento físico, intelectual e social de seu(s) filho(s), mesmo diante da separação judicial da mulher, mãe dos menores.
Tem tentado, porém, continuar patrocinando o amparo material necessário ao(s) filho(s), mas a mãe não admite que o(s) menore(s) receba(m) qualquer ajuda advinda do pai.
Diante de alguns fatos não muito amistosos, vividos entre o Requerente e a genitora do(s) infante(s), parte o primeiro para a devida oferta de alimentos, no quantum de ………(quantidade por extenso) salário mínimo, suportado em virtude de sua capacidade pecuniária, visto que o mesmo ainda não conseguiu um trabalho devidamente registrado e com um salário suficiente para contribuir com valores mais elevados e sem prejuízo do seu próprio sustento.
DO PEDIDO
De todo o exposto, requer a citação da genitora do(s) menore(s), no endereço declinado no preâmbulo desta, para que tempestivamente, querendo, apresente sua defesa quanto à ação ora proposta.
Requer provar o alegado com a juntada de todos os documentos acostados aos autos e demais meios de prova em direito admitidos, sem execçào de nenhuma.
Requer, que, após a oitiva do Ilustre Representante do Ministério Público, perante Vossa Excelência, seja julgada procedente a presente ação, FIXANDO-SE o quantum ofertado a título de prestação alimentícia, no valor de …… (quantidade) salário mínimo vigente, a ser depositado em conta bancária em nome da genitora do(s) menore(s).
Dá-se à presente o valor de R$ …………….(valor por extenso) para os devidos efeitos legais.
Termos em que,
Pede Deferimento.
………………., …. de …………. de …………
(local e data)
………………………………
Advogado (nome)….
OAB/…… no …………………