O varejo é um segmento que lida com a competição acirrada, sendo que a agilidade é um atributo fundamental. Nesse contexto, a Eletrosom se destaca como uma das maiores varejistas do país, com uma trajetória de mais de 40 anos marcada pela inovação.
A empresa conta com mais de 220 lojas distribuídas em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal. Além disso, a Eletrosom conta com mais de 2500 colaboradores e está sempre em busca de maneiras de otimizar suas operações e oferecer um serviço ainda melhor aos clientes.
Foi nesse cenário que surgiu a parceria com a EasyJur, que oferece uma plataforma completa voltada para a tecnologia e inovação na área jurídica. Neste case, você descobrirá como o EasyJur impulsionou a eficiência do departamento jurídico da empresa.
Boa leitura!
A falta de eficiência e a elevada burocracia na gestão jurídica
Sendo uma empresa de porte e alcance nacional, a Eletrosom costuma enfrentar alguns desafios na gestão -— e um dos mais significativos estava em sua gestão jurídica.
Segundo Gesmar Honório, Gerente Executivo DHO, Jurídico e Pessoal da Eletrosom, havia muita burocracia com planilhas e controles manuais. Desse modo, a gestão se tornava menos eficiente e o controle era menos efetivo.
O gerente executivo da Eletrosom inclusive destacou que esse era um ponto de atenção para o sucesso do negócio, já que o varejo tem exigências bem específicas.
“O mercado exige que as empresas se renovem. No varejo, para manter um bom relacionamento com o cliente, essa necessidade é ainda maior”, comenta.
A solução combinando inovação e integração
Para lidar com os desafios de eficiência da gestão jurídica, a empresa precisava de uma solução que oferecesse agilidade, flexibilidade e autonomia. Dessa forma, seria possível atuar de forma eficaz e estratégica.
A escolha pela EasyJur foi uma resposta a esses desafios. O sistema de gestão voltado para a área jurídica oferece uma plataforma ágil e integrada que atende às demandas específicas da Eletrosom.
Oferecendo suporte ao dia a dia do time de 50 profissionais do departamento, a EasyJur possibilita o acompanhamento preciso de prazos, audiências e outras demandas jurídicas.
Inclusive, Gesmar Honório destaca que tudo ocorre de forma centralizada e intuitiva, o que facilita o trabalho.
“O EasyJur veio ao encontro do que procurávamos, pois é um sistema ágil e que atende todo nosso fluxo de processos. Trata-se de uma plataforma que apresenta metodologias ágeis, customizáveis e de fácil acesso”, pontua.
Os benefícios exclusivos do EasyJur
Os benefícios e diferenciais proporcionados pelo sistema EasyJur aparecem em todos os aspectos da operação jurídica da Eletrosom. Antes da parceria com a legaltech, a empresa lidava com uma base de dados de mais de 30 mil processos jurídicos e administrativos de forma manual e descentralizada.
Mesmo com essa complexidade, Gesmar Honório destaca que o sistema foi eficiente em garantir uma transição suave para o novo sistema.
“Quando iniciamos a implementação da ferramenta, não perdemos nenhum desses processos. Isso nos trouxe ainda mais segurança”, relembra.
Vinícius Marques, Founder e CEO da EasyJur, explica que a solução é mais do que uma ferramenta do departamento jurídico, uma vez que ela apoia toda a estrutura organizacional da Eletrosom.
“Além de toda comodidade de contar com uma plataforma na nuvem, que pode ser acessada a qualquer momento ou local, ela traz mais segurança, reduzindo erros ou riscos na operação. Estamos contentes em apoiar uma gigante do setor varejista a otimizar suas demandas jurídicas, trazendo, consequentemente, ganhos à companhia de modo geral”, explica.
Resultado
Com a implementação do EasyJur, a gestão jurídica da Eletrosom passou por uma transformação completa, com resultados tangíveis. Afinal, a empresa passou de ter processos manuais e centralizados para uma solução integrada e eficiente, conforme afirma o gerente executivo.
“Nossa operação mudou por completo com a chegada da EasyJur. Hoje, possuímos uma solução única com inteligência de negócios e de dados”, explica.
Além disso, a mudança se refletiu na comunicação do setor jurídico com outras áreas do negócio.
“O interessante é que, com os dashboards, as informações e indicadores de performance e controle obtidos por meio da solução, conseguimos fazer uma integração com outras áreas da empresa, trazendo melhorias em todos os departamentos. Isso ajudou muito no dia a dia dos colaboradores, na tomada de decisões embasada em informações mais concretas”, destaca.
Também vale destacar que a automação e a integração proporcionadas pela EasyJur simplificaram os processos internos e ainda melhoraram a qualidade do serviço prestado aos clientes. Na prática, isso é crucial para fortalecer a reputação da empresa no mercado.
“Sem dúvidas, isso melhora a relação com o cliente, com os profissionais e todos os stakeholders e cadeia produtiva, o que impacta diretamente nos resultados da empresa”, conclui.
Esse caso de sucesso entre a Eletrosom e a EasyJur demonstra que a inovação e a tecnologia têm um impacto positivo na transformação de uma empresa. Com uma gestão jurídica mais eficiente e integrada, o negócio colhe resultados benéficos em outras áreas. Ainda, essa é uma forma de colocar em prática princípios cada vez mais relevantes, como a colaboração e a orientação por dados.