Direito Tributário: saiba mais sobre este ramo do direito brasileiro

22

19/01/2023

Sumário

Dentre as áreas do direito que mais ganharam fama e popularidade nos últimos anos, pode-se citar o direito tributário, o qual pode ser definido como um ramo do direito público que busca regulamentar todas as cobranças de tributos realizadas pelo Estado em si. 

Entretanto, mesmo apresentando um conceito demasiadamente prático e simples, não podemos negar que tal assunto ganhou uma maior atenção na atualidade por conta das inúmeras dúvidas que toda a população possui referente ao mesmo. Além disso, este ramo do direito também costuma ser extremamente cobrado durante a Prova OAB, e por isso, milhares de estudantes de direito também acabam indo em busca de maiores informações sobre o direito tributário.

A própria área do direito em si cresceu de forma exponencial durante os últimos anos, e por conta disso, é fundamental que os novos estudantes da área consigam estudar e se formar, potencializando e entregando maior prosperidade para o direito dentro do Brasil.

Pensando nestes pontos, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as principais informações referentes ao direito tributário, algo que poderá ser observado no decorrer do artigo a seguir.

Mas afinal, qual a definição de direito tributário?

Antes de nos aprofundarmos no assunto e falarmos sobre a função do direito tributário ou até mesmo os seus princípios (que não são poucos), é fundamental explicarmos o básico, para que assim, você crie uma ampla base de conhecimentos referentes ao assunto, e por isso, começaremos falando sobre o conceito e definição de direito tributário, algo aparentemente simples, entretanto, que ocasiona no desenvolvimento de muitas dúvidas entre toda a população.

Pode-se resumir o direito tributário como uma ramificação do direito público, a qual possui o objetivo de regulamentar toda a cobrança de tributos pelo Estado das pessoas jurídicas e físicas (naturais).

Ou seja, um resumo bem completo da definição do direito tributário é a área que busca regulamentar a tributação dentro do Brasil. Algo que muitas pessoas não sabem, ou pelo menos não entendem, é que a tributação é algo fundamental para que o Brasil se mantenha em funcionamento e contínua evolução e desenvolvimento, já que sem os tributos, seria praticamente impossível manter o Estado financeiramente.

 

Direito Tributário: Tudo que você precisa saber
Direito Tributário

É importante ressaltar que o direito tributário não realiza somente a cobrança dos tributos em si, mas também busca estudar a formação dos tributos, os modelos de arrecadação, a fiscalização e até mesmo a competência tributária, ou seja, este ramo consegue ser bem mais amplo do que aparenta. Porém, lembre-se que o seu objetivo principal sempre será o estudo da relação entre a efetiva cobrança e a definição de tributos em si.

Qual a verdadeira função do direito tributário?

Mesmo observando o seu conceito e definição de um jeito mais profundo e amplo, não podemos negar que muitas pessoas ainda acabam se perguntando qual a verdadeira função do direito tributário. O direito tributário possui a função de analisar as naturezas dos tributos, avaliando assim, se os tributos que já foram criados possuem previsão legal, um destino indicado e se realmente são constitucionais.

Ou seja, o direito tributário possui uma ação direta com os tributos desde a sua criação, algo que vai se estendendo até o momento em que tais tributos serão cobrados pela sociedade, acompanhando toda a trajetória tomada pelos tributos.

Regulamentação deste ramo no Brasil

O Brasil não é o único país que cobra tributos. Na realidade, não existem países capitalistas que não possuam um sistema de cobrança de tributos, algo que mostra, assim, a importância do direito tributário para o desenvolvimento do país em si.

Vale dizer que dentro do território brasileiro, toda a regulamentação referente ao direito tributário está presente no próprio Código Tributário Nacional, mais precisamente na lei nº 5.172/1966.

Conheça os princípios do direito tributário dentro do Brasil

Assim como qualquer outra área ramificada do direito público, o direito tributário também apresenta um conjunto de princípios, os quais buscam determinar a conduta e os principais pontos que são levados em consideração por tal área, sendo eles:

  • Princípio da isonomia tributária;

  • Princípio da irretroatividade;

  • Princípio da anterioridade;

  • Princípio do não-confisco;

  • Princípio da liberdade de tráfego;

  • Princípio da capacidade contributiva.

 

Com isso, finalmente pode-se afirmar que você já sabe de todas as principais informações referentes ao direito tributário.

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Você também pode gostar
No data was found
plugins premium WordPress