Pode-se dizer que inúmeras áreas da advocacia passaram a ganhar um maior destaque, algo gerado pelo destaque que todo o mercado jurídico anda apresentando durante os últimos anos. Dentre as áreas que mais se destacaram e estão sendo foco de pesquisas em meio a internet na atualidade, podemos citar a Advocacia Privada.
Na grande realidade, esta advocacia possui características únicas e exclusivas, as quais conseguem potencializar todos e quaisquer escritórios de advocacia que aplicam a mesma de uma maneira eficiente, algo que explica a sua maior procura por todos os profissionais e escritórios na atualidade.
Porém, não podemos negar o fato de que não é tão simples quanto aparenta realizar a implantação desta área dentro de um escritório de advocacia que já trabalha com determinadas metodologias e métodos. E infelizmente, mesmo na atualidade, ainda existem pouquíssimas fontes e plataformas que entregam informações verdadeiras e seguras sobre o assunto, as quais realmente auxiliam os advogados que estão em busca de maiores informações.
Tendo isso em mente, nós da equipe EasyJur resolvemos separar e disponibilizar por conta própria todas as principais informações que se relacionam com a Advocacia Privada, algo que você poderá observar no decorrer do artigo a seguir, portanto, recomendamos que você se atente ao máximo em todas as informações abaixo.
Mas afinal, o que é a Advocacia Privada?
Antes de tudo, é fundamental definirmos com muitos detalhes a Advocacia Privada, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o assunto, e consequentemente, possa se aprofundar no mesmo com maior facilidade e tranquilidade, sem gerar maiores dúvidas ou questionamentos conforme o decorrer deste artigo.
Sendo assim, podemos dizer que a Advocacia Privada se trata de um campo de atuação profissional muito popular no Brasil e em todo o restante do mundo. Na atualidade, de acordo com a própria Ordem de Advogados do Brasil (OAB), podemos observar um número maior que 1,2 milhões de registros de profissionais que atuam diretamente com cargos de advocacia.
Podemos dizer que a Advocacia Privada tende a ir além dos conhecimentos em leis e procedimentos burocráticos. os profissionais que atuam nesta área são aqueles que exercem a advocacia como profissionais liberais, em outras palavras, que abrem os seus próprios escritórios, e consequentemente, atendem os seus clientes ali mesmo, algo que dá uma maior liberdade para o profissional realizar o seu trabalho, mas também entrega ao mesmo maiores obrigações.
Levando em consideração este dado, podemos dizer que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e complicado para se destacar, e caso o seu objetivo seja trabalhar com a Advocacia Privada, é fundamental que você adote algumas medidas e práticas, as quais farão com que você se destaque e conquiste um certo diferencial.
Dentre as principais práticas que citamos mais abaixo, com certeza uma delas é seguir um curso de pós-graduação ou uma especialização que foque na área que você está visando, ou seja, na Advocacia Privada, a qual lhe proporcionará um conhecimento ainda mais amplo, mais segurança e confiabilidade.
Contudo, sabemos que o estudo não é uma opção viável para todos, já que exige tempo, maior esforço, dedicação e recursos, algo que muitas vezes se torna escasso quando assumimos a profissão de advogado. Pensando nisso, recomendamos que você continue se atentando ao máximo em todas as informações abaixo, pois ainda citamos mais algumas dicas fundamentais para você ficar por dentro de tudo que diz respeito à Advocacia Privada.
Saiba como iniciar a sua carreira de advogado com a Advocacia Privada
Com isso, é esperado que você já tenha uma maior noção da definição da Advocacia Privada, e com certeza, já deve imaginar sobre alguns parâmetros e práticas que devem ser seguidas para iniciar a atuar dentro deste campo, certo?
Porém, vamos com calma, mesmo já tendo uma maior noção, é fundamental que você vá dando um passo de cada vez, para assim, não acabar tendo prejuízos ou ter um negócio falho por conta da falta de informações ou cuidados, algo que acontece muito.
Lembre-se que, ao investir no campo Advocacia Privada, é como se você estivesse iniciando seu próprio empreendimento, entretanto, dentro da área de advocacia, portanto, você estará responsável por todo o seu estabelecimento, clientes e processos.
Sendo assim, para dar início a sua atuação dentro da Advocacia Privada, você deverá começar seguindo os seguintes passos:
- Concluir o bacharelado em Direito em uma Instituição de Ensino devidamente reconhecida pelo MEC. Vale dizer que o curso tende a durar aproximadamente 5 anos;
- Ser aprovado no Exame de Ordem (OAB);
- Solicitar a Inscrição de Advogado na Comissão de Exame da Ordem da Seccional em que realizou o Exame de Ordem;
- Estar em dia com o pagamento da taxa de anuidade.
Conheça todas as opções que um advogado possui dentro da Advocacia Privada
Mesmo que aparente ser um ramo mais monótono e que não apresenta muitas alternativas, pode acreditar que a Advocacia Privada abre uma infinidade de portas, e assim, você como um profissional que trabalha por conta própria poderá escolher a opção que mais chama a sua atenção. Dentre as opções que ficam disponíveis logo de cara, podemos citar as seguintes:
- Trabalhar por conta própria;
- Associar-se a um escritório de advocacia;
- Contratação CLT.
Bom, cada uma destas alternativas apresenta as suas próprias características, e consequentemente, os seus pontos fortes e fracos, algo que você deverá analisar por conta própria, para garantir que irá iniciar na Advocacia Privada da melhor maneira possível.
Saiba como se destacar na Advocacia Privada
Para darmos um fim a este artigo, agora falaremos um pouco sobre algumas práticas, dicas e passos que você poderá seguir quando adentrar na Advocacia Privada, para que assim, conquiste destaque dentro do mercado, e consequentemente, tenha um maior sucesso com o seu trabalho e o seu estabelecimento.
Vale dizer que, além das dicas que serão citadas mais abaixo, um advogado que trabalha dentro da Advocacia Privada poderá seguir inúmeras outras práticas, contudo, resolvemos separar aquelas que mais fazem diferença e que mais se destacam, que são:
Valor ao seu trabalho
Como você já deve saber, o marketing é um recurso extremamente escasso e limitado aos advogados, algo determinado pela própria OAB, porém, mesmo nesta situação, o profissional que busca trabalhar na Advocacia Privada deverá encontrar alternativas de agregar valor ao seu trabalho, e dentre as principais opções, com certeza o investimento no marketing em conteúdos nas redes sociais será uma das alternativas mais vantajosas e que apresentarão os melhores resultados.
Área de atuação
Também é imprescindível que o profissional defina logo de cara qual será a sua área de atuação, para que assim, possa se especializar e se aprofundar em tal área, ganhando maiores conhecimentos, e consequentemente, se destacando cada vez mais neste mercado.
É um fato que, quando o profissional foca em somente uma área, os seus resultados tendem a ser melhores, e mesmo que a sua demanda não seja tão grande quanto a de um advogado que lida com distintas áreas e processos, é esperado que, com o passar do tempo, a sua popularidade e relevância no mercado cresçam.
Invista em um software jurídico
Para finalizar este artigo com chave de ouro, e assim, garantir que você realmente estará por dentro de todas as principais informações, as quais são essenciais para que você comece a sua atuação dentro da Advocacia Privada com grande sucesso, sem ter os riscos que grande parte destes profissionais apresentam no ínicio por conta da falta de preparo e informações, resolvemos vir falar um pouco sobre os softwares jurídicos, os quais serão os seus maiores aliados quando iniciar o seu escritório por conta própria.
Muitos profissionais acham que os softwares jurídicos só servem para escritórios grandes e que lidam com maiores demandas, entretanto, este pensamento está completamente errado. Estes softwares conseguem auxiliar todos e quaisquer profissionais ou escritórios que possuem o desejo de potencializar as suas atividades, os seus resultados, e principalmente a sua gestão.
Por conta do grande avanço da tecnologia, na atualidade podemos contar com um número muito grande de softwares jurídicos no mercado, e por isso, se tornou muito complicado encontrarmos o software que mais se destaca entre todos os demais, porém, para garantir que você realmente terá os melhores resultados assim que adentrar na Advocacia Privada, nossa equipe buscou por opiniões e avaliações de outros advogados.
Com isso, conseguimos chegar a conclusão que o próprio software da EasyJur é a melhor alternativa da atualidade, já que seus resultados conseguem superar todas as expectativas dos advogados que contratam tal software, e como se já não bastasse, o mesmo também é considerado como uma verdadeira solução para todos os problemas que costumamos encontrar dentro dos escritórios de advocacia, ou seja, é esperado que o mesmo lhe ajude a lidar com os primeiros problemas do seu escritório.
Agora sim podemos afirmar que você já sabe de tudo que é necessário para conseguir compreender a Advocacia Privada. Ainda vale ressaltar que, caso tenha sobrado alguma dúvida em relação a esta área da advocacia ou sobre qualquer outro assunto jurídico, você pode utilizar dos demais artigos da EasyJur para solucionar tais dúvidas.