Qual a importância do programa de desenvolvimento de líderes no escritório de advocacia?

desenvolvimento de lideres

05/04/2022

Sumário

Muitos escritórios de advocacia preocupam-se com o desenvolvimento de líderes. Por isso, dedicam vários recursos, como tempo, energia e dinheiro, no crescimento dos seus atuais advogados, de modo que conquistem novas competências.

Existem muitos benefícios ligados ao tema, que serão explorados ao longo deste artigo. Por exemplo, ganha-se profissionais preparados para lidar com os desafios diários e conduzir equipes de alta performance, além de suceder os atuais dirigentes do escritório. Assim, há mais qualidade, perenidade e confiança ao longo do expediente de trabalho.

Adiante, explicamos detalhadamente o que são programas de desenvolvimento de líderes, qual sua importância e como dar os primeiros passos. 

Boa leitura!

Afinal, o que são programas de desenvolvimento de líderes?

A ideia central do programa de desenvolvimento de líderes (PDL, daqui em diante) é muito simples: formar, no escritório, líderes para o futuro. Pense nos líderes como profissionais capazes de inspirar e conduzir outras pessoas, em vista de certos objetivos.

Por meio de treinamentos, o PDL constrói ou reforça as competências exigidas aos líderes, por exemplo, comunicação interpessoal, capacidade analítica e habilidade em resolução de conflitos. Assim, subsidia advogados qualificadas aos cargos mais elevados do escritório.

Em geral, PDL não é algo de curto prazo. Pode durar vários meses ou até alguns anos, dado o número de qualificações oferecidas. Muitas empresas tratam o PDL como um programa continuado, tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento contínuo dos líderes.

Portanto, você pode entender o programa de desenvolvimento de líderes como o conjunto de políticas e iniciativas para desenvolver os atuais advogados, de modo que contem com as competências certas à posição de liderança dentro do escritório.

Quais os principais benefícios no desenvolvimento de líderes?

Existem tantos benefícios quanto é possível imaginar, tanto para o escritório quanto para seus colaboradores e equipes de trabalho. Um bom PDL melhora a liderança da empresa, otimiza as relações interpessoais e gera mais qualidade, também ajuda a reter talentos e manter as pessoas entusiasmadas. Confira, adiante, os 6 principais benefícios.

Fornece líderes para o futuro

O primeiro benefício é exatamente o propósito central do PDL: sua capacidade de moldar líderes para o futuro. Todo empreendimento precisa de bons líderes, talentos capazes de lidar com situações adversas e atingir metas com o time, fazendo o que é certo.

Todavia, não é fácil encontrar bons líderes no mercado. Muitos profissionais não possuem alinhamento aos valores do negócio, tornando impossível sua manutenção em cargos de direção. Por conta disso, é preferível desenvolver quem já está dentro do escritório.

Aperfeiçoa a gestão de equipes

Os líderes são os principais responsáveis pela gestão das equipes de trabalho. São eles que orientam o que deve ser feito, analisam os resultados obtidos e fornecem feedbacks para a melhoria contínua. Portanto, sem bons líderes, não há uma boa gestão de equipes.

Na prática, equipes bem gerenciadas promovem diversas outras vantagens. A melhoria dos indicadores de desempenho, o alcance das metas desafiadas, a eliminação de “gargalos” e a criação de um melhor clima organizacional. Logo, há muitos benefícios subsequentes.

Reduz o turnover de talentos

Turnover é uma palavra que vem do inglês e quer dizer rotatividade. Refere-se ao número de talentos que deixam a empresa em certo período, geralmente 1 ano. Quando o turnover é elevado, a firma tem diversos problemas, como custos excedentes e conflitos internos.

Novamente, o PDL ajuda bastante. Os profissionais que participam do programa sentem-se mais valorizados pela organização, também desenvolvem melhores perspectivas para o futuro na empresa. Assim, o nível de retenção torna-se maior e o turnover, é diminuído.

Facilita a sucessão dos atuais dirigentes

Nas organizações, é natural que determinados líderes precisem ser sucedidos. Isso ocorre pelos mais diversos motivos, como aposentadoria, transferência de filial, promoção ou demissão voluntária. Todavia, por vezes, faltam sucessores, o que dificulta o trabalho.

Neste aspecto, o PDL pode fornecer um ótimo banco de talentos ao escritório. Advogados que, além de tecnicamente hábeis, contam com crenças e valores bem alinhados à cultura do empreendimento. Sendo assim, torna-se mais fácil suceder os atuais líderes. 

Aumenta a motivação interna

A motivação é um importante elemento ao trabalho diário. Diz respeito à energia que os profissionais possuem para entregar resultados, perseguir objetivos e resolver problemas. Quanto a motivação está em baixa, há morosidade e desempenho fraco.

Pelos mais diversos motivos, o PDL é um importante incremento à motivação. Isso porque comunica aos advogados que eles são essenciais ao negócio e que podem crescer dentro da “casa”, bem como contar com o escritório para qualificar-se continuamente.

Promove mais conformidade

Dentro de empresas, sobretudo escritórios de advocacia, a conformidade é um item crítico. Os profissionais devem seguir cuidadosamente o código de ética e conduta, assim como os outros instrumentos de normatização. Desse modo, evita-se diversos problemas.

O PDL é um dos mais importantes instrumentos para educar os profissionais, em especial aqueles que ocupam ou ocuparão posições de liderança, de modo que entendam as normas de trabalho, atuem em conformidade com o deliberado e sejam exemplo no dia a dia.

Como dar os primeiros passos no assunto?

Construir um programa de desenvolvimento de líderes pode ser algo complexo, pois exige profundas noções de liderança e gerenciamento, entre outras questões técnicas. O mais comum é que o programa seja construído pelo setor de RH ou consultoria especializada.

Um primeiro passo é diagnosticar as competências técnicas e comportamentais que devem ser desenvolvidas, o que pode variar em função de alguns fatores, como mercado jurídico, cultura do escritório e perfil dos profissionais. Existem muitas competências em potencial, como espírito de equipe, comunicação interpessoal e habilidade em gestão de pessoas.

Outros passos importantes, do planejamento à execução e aprendizado, são:

  • definir o orçamento para o programa;
  • estabelecer prazos e metas inteligentes;
  • definir os treinamentos que serão oferecidos;
  • criar um bom plano de ação, isto é, um mapa para execução;
  • comunicar o PDL aos advogados e equipes;
  • colocar o programa de desenvolvimento em prática;
  • monitorar os resultados obtidos, aprender e melhorar.

Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe o que é um programa de desenvolvimento de líderes, quais seus principais benefícios e como dar os primeiros passos. Lembre-se que o PDL pode beneficiar o escritório, seus advogados e equipes de trabalho, resultando em motivação, qualidade e conformidade, além de mais competitividade ao empreendimento.

E então, está pronto para continuar aprendendo conosco?! Aproveite para descobrir quais os atributos para uma equipe jurídica de alta performance. Vamos lá!

Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
Automatize suas demandas jurídicas para seu escritório lucrar 10x mais
teste de 14 dias
plugins premium WordPress