A tecnologia vem revolucionando todas as áreas do mundo, e o mercado jurídico não escapa dessa, já que diversas inovações e possibilidades já foram desenvolvidas nos últimos anos, visando entregar uma maior praticidade, agilidade e segurança, tanto para os escritórios de advocacia em si, quanto para os profissionais e clientes, e como exemplo de tais possibilidades, é possível citar o processo eletrônico.
Contudo, mesmo que estas inovações possuam uma grande influência sobre todo o mercado e seus estabelecimentos, não podemos ignorar o fato de que ainda existem muitos profissionais (principalmente os que entraram no mercado há pouco tempo) que não conhecem a existência destas novas possibilidades, não sabem como utilizá-las, suas principais finalidades e vantagens, entre outros.
Por conta desta falta de informação, significativa parte do mercado jurídico está apresentando malefícios, como por exemplo, a perda de clientes e de destaque para os concorrentes. Para acabar com este problema de uma vez por todas, e assim, possibilitar que todos os escritórios de advocacia cresçam, e se destaque aquele que realizar os melhores investimentos, nós da EasyJur resolvemos separar e disponibilizar todas as informações referentes ao Processo eletrônico, uma das inovações que mais marcaram este mercado.
Mas afinal, o que é um Processo eletrônico?
Como o próprio nome explica, um processo eletrônico nada mais é do que um processo jurídico que está sendo solucionado e resolvido de forma completamente digital, deixando completamente para trás a necessidade de papéis ou documentos físicos, os quais tendem a atrasar e entregar inúmeros pontos negativos para o processo em si.
Este tipo de processo foi desenvolvido por conta do grande avanço da tecnologia, a qual possibilitou que mesmo fazendo uso da internet e aparelhos eletrônicos, estes processos fossem devidamente validados e acessados com segurança, evitando as fraudes, as quais poderiam se tornar um grande problema caso a segurança fosse uma falha.
Quais as vantagens de utilizar este tipo de processo?
Vale dizer que estes processos estão começando a ser cada vez mais utilizados, já que as suas vantagens e características únicas chamam a atenção de todos, tanto dos profissionais de direito (advogados na maioria dos casos), quanto dos clientes, e para lhe auxiliar a entender ainda melhor a importância de um Processo eletrônico, resolvemos separar tais vantagens e características.
É importante ressaltar que buscamos separar somente as características que mais chamam a atenção do público no geral, as quais consideramos como principais, pois seria impossível comentarmos sobre todas as características deste tipo de processo em somente um artigo.
Agilidade
A agilidade é a primeira característica que deve ser citada, já que um dos principais objetivos que os processos eletrônicos possuem, como já foi citado mais acima, é potencializar a agilidade de um processo, levando a sua finalização o mais breve possível, algo extremamente positivo para os clientes e advogados. Tal agilidade é possível ser observada por conta da falta de necessidade dos documentos e arquivos físicos, os quais costumam tomar grandes períodos de tempo para serem impressos, enviados, assinados, entre outros.
Segurança
A segurança é outro ponto marcante de um Processo eletrônico, já que diferentemente do que muitos pensam, estes processos são realizados com criptografia de ponta e um sistema de segurança bem projetado e desenvolvido, evitando que os arquivos fiquem disponíveis para todos (só é possível acessar com a permissão e senhas), e além disso, tais sistemas também auxiliam a comprovar a autenticidade do processo em si.
Facilidade e praticidade no acesso
Como a internet já dominou todos os cantos do mundo na atualidade, também vale dizer que estes processos tendem a proporcionar uma maior facilidade no acesso, já que a partir de qualquer aparelho eletrônico (computadores, celulares, tablets, notebooks, entre outros), é possível acessar tais processos. Vale relembrar que o seu acesso só será permitido quando as credenciais para descriptografar o processo estiverem em sua posse.
Modernidade
Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar sobre a modernidade e praticidade geral que um Processo eletrônico tende a trazer, tanto para o escritório, quanto para os clientes, já que a tecnologia possui o objetivo de adaptar todo o mundo, e por conta disso, é uma grande tendência que futuramente só existam processos eletrônicos.