Você sabe para que serve o Visual Law ou o Legal Design? Ou então sabe como realizar a sua primeira Petição visual law para obter melhores resultados em meio aos seus processos? Caso sua resposta seja não, recomendamos que preste muita atenção em todo o decorrer deste artigo, já que nós da equipe EasyJur separamos todas as informações que você precisa saber!
Mas afinal, o que é o Visual Law?
Antes de falarmos sobre Petição visual law em si, é fundamental explicarmos o conceito básico que envolve o Visual Law, para que assim, você possa desenvolver uma ampla e sólida base de conhecimentos sobre o assunto, algo que vai ser fundamental para nos aprofundarmos no mesmo com segurança posteriormente, sem gerar ainda mais dúvidas e questionamentos.
Sendo assim, podemos dizer que o Visual Law busca contribuir com toda a modernização dos processos nos escritórios de advocacia, e assim, pode ser relacionado diretamente e indiretamente com o Legal Design, com os softwares jurídicos, com a jurimetria e muitos outros termos que se popularizaram no mercado jurídico na atualidade. Ainda devemos citar que o visual law se tornou o principal responsável por simplificar todos os documentos e contratos no mundo empresarial, e por isso, não é importante somente para os advogados, mas também para os empresários e empreendedores que desejam crescer dentro do mercado.
Algo que pouquíssimas pessoas sabem, é que o visual law tende a combinar diversos elementos visuais e textuais, e assim, busca potencializar toda a compreensão de documentos, deixando-os mais otimizados, interativos e até mesmo mais fáceis para a leitura.
Também é fundamental citarmos que, o Visual Law não se tornou um termo popular dentro de todo mercado à toa. Na grande realidade, ele consegue realizar com grande eficiência o seu papel, e assim, entrega incríveis resultados. Desde o princípio, o Visual Law pensa em reduzir os problemas contratuais, além de claro, oferecer uma melhor experiência ao cliente, e por isso, o mesmo tem apresentado incríveis resultados para a rotina dos profissionais do Direito (advogados).
O Visual Law realmente pode ser utilizado em todas as áreas do direito na atualidade?
Um tópico que gera milhares de dúvidas relacionadas ao Visual Law é sobre as áreas que o mesmo pode ser utilizado dentro do direito na atualidade, e por isso, resolvemos trazê-lo logo no início deste artigo. De maneira geral, e com o objetivo de sermos mais diretos, podemos dizer que o Visual Law pode sim ser aplicado em qualquer área, entretanto, não pode haver previsão legal que diga o contrário.
Para compreender tal ponto ainda melhor, nossa equipe trouxe uma breve separação de alguns exemplos de ferramentas e elementos que podem ser utilizadas na elaboração do Visual Law:
- petições;
- contratos;
- peças jurídicas;
- atas societárias;
- documentos de compliance.
Claro, o Legal Design precisará se adaptar completamente caso existam exigências legais (ou seja, regras, normas ou leis) que se opunham de alguma forma sobre o aquele formato específico do documento. Caso contrário, o mesmo não poderá ser utilizado naquela determinada situação. Felizmente, na grande maioria dos casos, os elementos que compõem o visual law são aplicáveis a qualquer tipo de documento jurídico.
Petição visual law: Veja como criar a sua primeira!
Agora finalmente chegou o momento de como você pode criar a sua primeira Petição visual law, algo que ocasiona inúmeras dúvidas e atrai o interesse de milhares de advogados e empresários. Bom, para aqueles que nunca tiveram um contato direto com o Visual Law, pode aparentar ser impossível realizar uma petição por falta de criatividade ou por falta de tempo.
Felizmente, na atualidade podemos contar com softwares que auxiliam neste processo, eliminando problemas e disponibilizando templates para a criação de suas petições. Um grande exemplo é o próprio Software EasyJur, considerado por muitos como a melhor opção que existe no mercado atualmente.
Sendo assim, se você deseja realmente realizar a sua primeira Petição visual law, recomendamos que utilize o software EasyJur, o qual lhe trará maior facilidade e muitas outras vantagens.
Conheça as limitações do Marketing Jurídico
Na grande realidade, o Visual Law e o Legal Design foram desenvolvidos para contornar uma grande limitação dos advogados: o marketing e divulgação dos seus serviços, algo que é controlado e regrado pela própria OAB. Tendo isso em mente, resolvemos trazer uma breve citação da norma da OAB, para que assim, você possa entender ainda melhor a importância do Visual Law:
“Art. 1º É permitido o marketing jurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e por este Provimento.
Com isso, finalmente podemos afirmar que você já está por dentro de tudo que é necessário para compreender de uma vez por todas o que é e como realizar a sua primeira Petição visual law!